A legislação educacional sobre formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Maria do Carmo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/161
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir e analisar a legislação educacional sobre formação de professores, instituídas na década de 1990. A Lei de Diretrizes e Bases n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, foi considerada a legislação central deste processo e representou uma reorganização da Educação em todos os seus níveis, como prevê a Constituição. Para alcançar o objetivo proposto adotou-se a abordagem qualitativa e utilizou-se a análise documental, tais como Leis, Pareceres, Resoluções, Portarias e Diretrizes de nível federal. No Ensino Superior, no que se refere à formação docente, uma das mudanças foi a instituição de um novo modelo curricular: as diretrizes curriculares. As mudanças pretendidas por este modelo foram a formação generalista, continuada e a flexibilização. É perceptível o papel do Estado na regulação dos processos e a concepção de um currículo como prescrição que atende aos interesses do mercado e não às necessidades formativas do professor.
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spelling 2019-10-28T13:17:05Z2019-10-28T13:17:05Z2012-05-09SIQUEIRA, Maria do Carmo. A legislação educacional sobre formação de professores. Orientador Prof. Dr.: Potiguara Acácio Pereira. 2012. 99f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2012.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/161Este trabalho tem por objetivo discutir e analisar a legislação educacional sobre formação de professores, instituídas na década de 1990. A Lei de Diretrizes e Bases n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, foi considerada a legislação central deste processo e representou uma reorganização da Educação em todos os seus níveis, como prevê a Constituição. Para alcançar o objetivo proposto adotou-se a abordagem qualitativa e utilizou-se a análise documental, tais como Leis, Pareceres, Resoluções, Portarias e Diretrizes de nível federal. No Ensino Superior, no que se refere à formação docente, uma das mudanças foi a instituição de um novo modelo curricular: as diretrizes curriculares. As mudanças pretendidas por este modelo foram a formação generalista, continuada e a flexibilização. É perceptível o papel do Estado na regulação dos processos e a concepção de um currículo como prescrição que atende aos interesses do mercado e não às necessidades formativas do professor.This work has as objective to discuss and analyze the politics of teacher´s education, instituted in the 1990 decade. The Law of Guidelines and Basis n.º 9.394, from December 20th, 1996, was considered the main legislation of this process and represented a reorganization of Education in all levels, as predicted in Constitution. To reach the proposed objective it was adopted a qualitative approach and was used documental analysis, such as laws, resolutions, guidelines in the federal level. In the Graduation, when it refers to teacher´s education, one of the changes was the institution of a new curricular model: the curricular guidelines. The changes intended by this model were general, continuous education and flexibilization. It´s perceptive the State´s role in the regulation of the processes and the conception of a curriculum as a prescription that attends the interests of the market and not the teacher´s education needs.porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Pós-Graduação Mestrado em EducaçãoUNICIDBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOLegislação educacionalEnsino superiorFormação docenteEducational legislationEducation, higherTeacher´s ducationA legislação educacional sobre formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPereira, Potiguara Acáciohttp://lattes.cnpq.br/9883481342993584http://lattes.cnpq.br/2618898488529796Siqueira, Maria do CarmoAGUIAR, Márcia Ângela. “Institutos Superiores de Educação na nova LDB”. In: BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB interpretada: Diversos olhares se entrecruzam. 7.ed. 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description Este trabalho tem por objetivo discutir e analisar a legislação educacional sobre formação de professores, instituídas na década de 1990. A Lei de Diretrizes e Bases n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, foi considerada a legislação central deste processo e representou uma reorganização da Educação em todos os seus níveis, como prevê a Constituição. Para alcançar o objetivo proposto adotou-se a abordagem qualitativa e utilizou-se a análise documental, tais como Leis, Pareceres, Resoluções, Portarias e Diretrizes de nível federal. No Ensino Superior, no que se refere à formação docente, uma das mudanças foi a instituição de um novo modelo curricular: as diretrizes curriculares. As mudanças pretendidas por este modelo foram a formação generalista, continuada e a flexibilização. É perceptível o papel do Estado na regulação dos processos e a concepção de um currículo como prescrição que atende aos interesses do mercado e não às necessidades formativas do professor.
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