Formação de professores de ciências: reflexões sobre a formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vania Fernandes [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bastos, Fernando [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37718
http://hdl.handle.net/11449/134894
Resumo: This article reflects on the continuing education of science teachers and, for that, it was conducted a documental analysis of the Law of Guidelines and Bases of Educations (Law No. 9394/96) and a bibliographical research to make a survey and a study about the authors with recognized contribution in this area, focusing on the following items (i) aspects of legislation and public policies for the continuing education on Basic Education teachers; (ii) teaching knowledge needed in their professional training; and (iii) continuing education of science teachers. It was concluded that teachers’ professional development should happen through institutional continuing education, guided by a work plan, so that they can effectively develop their as mediators between the students' interaction with the information obtained, so that the teaching-learning process can happen and consistent scientific knowledge can be constructed by students.
id UNSP_ca19341683f353cadaaa65ce04c00b4e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134894
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de professores de ciências: reflexões sobre a formação continuadaContinuing education for science teachersEducational legislationTeacher knowledgeFormação continuada de professores de ciênciasLegislação educacionalSaberes docentesThis article reflects on the continuing education of science teachers and, for that, it was conducted a documental analysis of the Law of Guidelines and Bases of Educations (Law No. 9394/96) and a bibliographical research to make a survey and a study about the authors with recognized contribution in this area, focusing on the following items (i) aspects of legislation and public policies for the continuing education on Basic Education teachers; (ii) teaching knowledge needed in their professional training; and (iii) continuing education of science teachers. It was concluded that teachers’ professional development should happen through institutional continuing education, guided by a work plan, so that they can effectively develop their as mediators between the students' interaction with the information obtained, so that the teaching-learning process can happen and consistent scientific knowledge can be constructed by students.Este artigo objetiva refletir sobre a formação continuada de professores de Ciências e, para isso, realizaram-se uma análise documental sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96) e uma pesquisa bibliográfica a fim de fazer um levantamento e um estudo sobre autores cuja contribuição para essa área é reconhecida, abordando os seguintes itens: (i) aspectos da legislação vigente e das políticas públicas voltadas para a formação continuada de docentes da Educação Básica; (ii) saberes docentes necessários a sua formação profissional; e (iii) formação continuada de professores de Ciências. Concluiu-se que o desenvolvimento profissional do professor deve acontecer através da formação continuada institucional, composta por um plano de trabalho, para que ele possa se desenvolver eficazmente em sua tarefa como mediador entre a interação dos alunos com as informações obtidas, de maneira que se efetive o processo ensino-aprendizagem e sejam construídos pelos estudantes conhecimentos científicos consistentes.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Vania Fernandes [UNESP]Bastos, Fernando [UNESP]2016-03-02T12:58:53Z2016-03-02T12:58:53Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article150-188application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37718Alexandria, v. 5, n. 2, p. 150-188, 2012.1982-5153http://hdl.handle.net/11449/134894ISSN1982-5153-2012-05-02-150-188.pdf95814680589219520000-0003-1626-7298Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAlexandriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134894Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T14:40:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de ciências: reflexões sobre a formação continuada
title Formação de professores de ciências: reflexões sobre a formação continuada
spellingShingle Formação de professores de ciências: reflexões sobre a formação continuada
Silva, Vania Fernandes [UNESP]
Continuing education for science teachers
Educational legislation
Teacher knowledge
Formação continuada de professores de ciências
Legislação educacional
Saberes docentes
title_short Formação de professores de ciências: reflexões sobre a formação continuada
title_full Formação de professores de ciências: reflexões sobre a formação continuada
title_fullStr Formação de professores de ciências: reflexões sobre a formação continuada
title_full_unstemmed Formação de professores de ciências: reflexões sobre a formação continuada
title_sort Formação de professores de ciências: reflexões sobre a formação continuada
author Silva, Vania Fernandes [UNESP]
author_facet Silva, Vania Fernandes [UNESP]
Bastos, Fernando [UNESP]
author_role author
author2 Bastos, Fernando [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vania Fernandes [UNESP]
Bastos, Fernando [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Continuing education for science teachers
Educational legislation
Teacher knowledge
Formação continuada de professores de ciências
Legislação educacional
Saberes docentes
topic Continuing education for science teachers
Educational legislation
Teacher knowledge
Formação continuada de professores de ciências
Legislação educacional
Saberes docentes
description This article reflects on the continuing education of science teachers and, for that, it was conducted a documental analysis of the Law of Guidelines and Bases of Educations (Law No. 9394/96) and a bibliographical research to make a survey and a study about the authors with recognized contribution in this area, focusing on the following items (i) aspects of legislation and public policies for the continuing education on Basic Education teachers; (ii) teaching knowledge needed in their professional training; and (iii) continuing education of science teachers. It was concluded that teachers’ professional development should happen through institutional continuing education, guided by a work plan, so that they can effectively develop their as mediators between the students' interaction with the information obtained, so that the teaching-learning process can happen and consistent scientific knowledge can be constructed by students.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-03-02T12:58:53Z
2016-03-02T12:58:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37718
Alexandria, v. 5, n. 2, p. 150-188, 2012.
1982-5153
http://hdl.handle.net/11449/134894
ISSN1982-5153-2012-05-02-150-188.pdf
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37718
http://hdl.handle.net/11449/134894
identifier_str_mv Alexandria, v. 5, n. 2, p. 150-188, 2012.
1982-5153
ISSN1982-5153-2012-05-02-150-188.pdf
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alexandria
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 150-188
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790324954759168