As histórias em quadrinhos como recurso didático para aprendizagem potencialmente significativa das transformações químicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Altair Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4051
Resumo: Várias pesquisas têm mostrado a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQ) como um recurso didático facilitador da aprendizagem significativa dos conteúdos escolares, entre eles, os da Química. Sabendo que para a aprendizagem significativa é importante que o estudante internalize e compartilhe os significados do conteúdo estudado, nessa dissertação tivemos como objetivo verificar como a construção de HQ pelo estudante o auxilia na aprendizagem potencialmente significativa do conteúdo de transformações químicas, ou seja, o auxilia no compartilhamento e na internalização de significados denotativo e conotativo presentes nesse conteúdo. Como procedimento metodológico desenvolvemos um plano de aula com várias etapas e em uma delas os estudantes construíram suas HQ que foram analisadas a partir das categorias: criatividade, autonomia, uso da linguagem científica e o emprego dos significados denotativos e conotativos do conteúdo de transformações químicas. Participaram dessa pesquisa 27 estudantes do 60 ano do Ensino Fundamental Anos Finais da escola estadual México localizada na cidade de São Paulo. Os resultados dessa construção evidenciaram que o uso da HQ como recurso didático, a partir de uma prática embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa, auxiliou os estudantes no compartilhamento e na internalização de significados denotativo e conotativo presentes no conceito de transformações químicas e que a linguagem desse gênero textual estimulou também a criatividade e autonomia dos estudantes ao elaborar sua história dentro do tema. A partir desse resultado concluímos que a construção de HQ pelos estudantes potencializa a criatividade, autonomia, além de facilitar o compartilhamento dos significados, levando assim, de forma dinâmica e participativa, a aprendizagem potencialmente significativa do conteúdo escolar
id UNICSUL-1_c3a7cb3140cdcfc6a2b1490564017fc5
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4051
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2022-10-03T20:58:55Z2021-022022-10-03T20:58:55Z2021-03TAVARES, A. P. As Histórias em quadrinhos como recurso didático para aprendizagem potencialmente significativa das transformações químicas. Orientadora: Carmem Lucia Costa Amaral. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2022.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4051Várias pesquisas têm mostrado a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQ) como um recurso didático facilitador da aprendizagem significativa dos conteúdos escolares, entre eles, os da Química. Sabendo que para a aprendizagem significativa é importante que o estudante internalize e compartilhe os significados do conteúdo estudado, nessa dissertação tivemos como objetivo verificar como a construção de HQ pelo estudante o auxilia na aprendizagem potencialmente significativa do conteúdo de transformações químicas, ou seja, o auxilia no compartilhamento e na internalização de significados denotativo e conotativo presentes nesse conteúdo. Como procedimento metodológico desenvolvemos um plano de aula com várias etapas e em uma delas os estudantes construíram suas HQ que foram analisadas a partir das categorias: criatividade, autonomia, uso da linguagem científica e o emprego dos significados denotativos e conotativos do conteúdo de transformações químicas. Participaram dessa pesquisa 27 estudantes do 60 ano do Ensino Fundamental Anos Finais da escola estadual México localizada na cidade de São Paulo. Os resultados dessa construção evidenciaram que o uso da HQ como recurso didático, a partir de uma prática embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa, auxiliou os estudantes no compartilhamento e na internalização de significados denotativo e conotativo presentes no conceito de transformações químicas e que a linguagem desse gênero textual estimulou também a criatividade e autonomia dos estudantes ao elaborar sua história dentro do tema. A partir desse resultado concluímos que a construção de HQ pelos estudantes potencializa a criatividade, autonomia, além de facilitar o compartilhamento dos significados, levando assim, de forma dinâmica e participativa, a aprendizagem potencialmente significativa do conteúdo escolarSeveral researches have shown the use of Comics as a didactic resource that facilitates the meaningful learning of school contents, among them, those of Chemistry. Knowing that for meaningful learning it is important that the student internalize and share the meanings of the content studied, in this dissertation we aimed to verify how the construction of comic books by the student helps him in potentially meaningful learning of the content of chemical transformations, that is, it helps in sharing and internalizing denotative and connotative meanings present in this content. As a methodological procedure, we developed a lesson plan with several stages and in one of them the students built their comic books that were analyzed from the categories: creativity, autonomy, use of scientific language and the use of denotative and connotative meanings of the content of transformations chemical. Twenty-seven students from the sixth year of Elementary Education at the Final Years of the state school Mexico participated in this research, located in the city of São Paulo. The results of this construction showed that the use of Comic Books as a didactic resource, based on a practice based on the Theory of Meaningful Learning, helped students to share and internalize denotative and connotative meanings present in the concept of chemical transformations and that language of this textual genre also stimulated the students' creativity and autonomy when elaborating their history within the theme. From this result we conclude that the construction of Comics by students enhances creativity, autonomy, in addition to facilitating the sharing of meanings, thus leading, in a dynamic and participatory way, the potentially significant learning of school content.porUniversidade Cruzeiro do SulPrograma de Pós graduação em Ensino de CiênciasCruzeiro do SulBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAprendizagem significativa – HQSignificado denotativoSignificado conotativoTransformações químicasAs histórias em quadrinhos como recurso didático para aprendizagem potencialmente significativa das transformações químicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAmaral, Carmem Lucia Costahttp://lattes.cnpq.br/7715277135138074Amaral, Carmem Lucia Costahttp://lattes.cnpq.br/7715277135138074Schimiguel, Julianohttp://lattes.cnpq.br/0047384210554210Lopes, José Guilherme da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1673436265417982http://lattes.cnpq.br/5895322079764238Tavares, Altair Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALAltair Pereira Tavares.pdfAltair Pereira Tavares.pdfdissertaçãoapplication/pdf3736917https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4051/1/Altair%20Pereira%20Tavares.pdf7b69f07a57faab5895b9f96f1fbdb905MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4051/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/40512022-10-03 18:00:29.504oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4051Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-10-03T21:00:29Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As histórias em quadrinhos como recurso didático para aprendizagem potencialmente significativa das transformações químicas
title As histórias em quadrinhos como recurso didático para aprendizagem potencialmente significativa das transformações químicas
spellingShingle As histórias em quadrinhos como recurso didático para aprendizagem potencialmente significativa das transformações químicas
Tavares, Altair Pereira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Aprendizagem significativa – HQ
Significado denotativo
Significado conotativo
Transformações químicas
title_short As histórias em quadrinhos como recurso didático para aprendizagem potencialmente significativa das transformações químicas
title_full As histórias em quadrinhos como recurso didático para aprendizagem potencialmente significativa das transformações químicas
title_fullStr As histórias em quadrinhos como recurso didático para aprendizagem potencialmente significativa das transformações químicas
title_full_unstemmed As histórias em quadrinhos como recurso didático para aprendizagem potencialmente significativa das transformações químicas
title_sort As histórias em quadrinhos como recurso didático para aprendizagem potencialmente significativa das transformações químicas
author Tavares, Altair Pereira
author_facet Tavares, Altair Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Carmem Lucia Costa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7715277135138074
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Amaral, Carmem Lucia Costa
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7715277135138074
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Schimiguel, Juliano
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0047384210554210
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lopes, José Guilherme da Silva
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1673436265417982
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5895322079764238
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Altair Pereira
contributor_str_mv Amaral, Carmem Lucia Costa
Amaral, Carmem Lucia Costa
Schimiguel, Juliano
Lopes, José Guilherme da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Aprendizagem significativa – HQ
Significado denotativo
Significado conotativo
Transformações químicas
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa – HQ
Significado denotativo
Significado conotativo
Transformações químicas
description Várias pesquisas têm mostrado a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQ) como um recurso didático facilitador da aprendizagem significativa dos conteúdos escolares, entre eles, os da Química. Sabendo que para a aprendizagem significativa é importante que o estudante internalize e compartilhe os significados do conteúdo estudado, nessa dissertação tivemos como objetivo verificar como a construção de HQ pelo estudante o auxilia na aprendizagem potencialmente significativa do conteúdo de transformações químicas, ou seja, o auxilia no compartilhamento e na internalização de significados denotativo e conotativo presentes nesse conteúdo. Como procedimento metodológico desenvolvemos um plano de aula com várias etapas e em uma delas os estudantes construíram suas HQ que foram analisadas a partir das categorias: criatividade, autonomia, uso da linguagem científica e o emprego dos significados denotativos e conotativos do conteúdo de transformações químicas. Participaram dessa pesquisa 27 estudantes do 60 ano do Ensino Fundamental Anos Finais da escola estadual México localizada na cidade de São Paulo. Os resultados dessa construção evidenciaram que o uso da HQ como recurso didático, a partir de uma prática embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa, auxiliou os estudantes no compartilhamento e na internalização de significados denotativo e conotativo presentes no conceito de transformações químicas e que a linguagem desse gênero textual estimulou também a criatividade e autonomia dos estudantes ao elaborar sua história dentro do tema. A partir desse resultado concluímos que a construção de HQ pelos estudantes potencializa a criatividade, autonomia, além de facilitar o compartilhamento dos significados, levando assim, de forma dinâmica e participativa, a aprendizagem potencialmente significativa do conteúdo escolar
publishDate 2021
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02
2022-10-03T20:58:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-03T20:58:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAVARES, A. P. As Histórias em quadrinhos como recurso didático para aprendizagem potencialmente significativa das transformações químicas. Orientadora: Carmem Lucia Costa Amaral. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4051
identifier_str_mv TAVARES, A. P. As Histórias em quadrinhos como recurso didático para aprendizagem potencialmente significativa das transformações químicas. Orientadora: Carmem Lucia Costa Amaral. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cruzeiro do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências
dc.publisher.initials.fl_str_mv Cruzeiro do Sul
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4051/1/Altair%20Pereira%20Tavares.pdf
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4051/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b69f07a57faab5895b9f96f1fbdb905
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771142296371200