Recursos da tecnologia da informação e comunicação no ensino da estatística: o GeoGebra.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ricardo Fernando de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/320
Resumo: O presente estudo demonstra uma análise da utilização dos recursos da tecnologia da informação e comunicação no ensino da estatística para alunos do terceiro ano do ensino médio, de uma instituição de ensino particular, do Estado de São Paulo. Nesse sentido, foi elaborada e analisada uma sequência didática que incluiu o software GeoGebra para a realização de atividades, no ensino e aprendizagem da estatística descritiva. A experiência do pesquisador enquanto docente constatou, que os alunos demonstram dificuldades na interpretação de enunciados e manipulação de equações algébricas para a resolução de problemas matemáticos, além do questionamento sobre a possibilidade de aulas diferenciadas. Como jovens, vivem em um universo inundado pelos recursos das TIC´s, tornando-se necessário compreender as possibilidades pedagógicas destes recursos. O estudo teve como fundamentação a teoria de Ausubel, que sistematizou as condições de organização do ensino para promover uma aprendizagem que seja significativa na educação escolar. A sequência didática organizada sustenta-se na análise crítica dos conteúdos propostos para o ensino médio, pelos documentos que orientam os professores, tais como os PCN´s e pelas reflexões sobre as possíveis contribuições das TIC`s, enquanto ferramentas pedagógicas. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, tendo oito alunos do terceiro ano do ensino médio como participantes. Foi elaborada uma avaliação inicial e final, para verificar a eficiência da sequência didática que aconteceu em seis encontros. Os dados da pesquisa apontaram que os alunos nesta etapa de escolarização apresentam apropriação pouco adequada de conceitos da estatística previstos para os anos finais do ensino fundamental II. A sequência didática envolvendo o GeoGebra demonstrou a ampliação da compreensão de conceitos da estatística descritiva previstos também para o ensino médio. Para alguns conceitos como o de desvio padrão a sequência didática proposta mostrou menor eficiência. O geogebra constitui-se em um software de fácil manipulação, podendo ser utilizado em todos os níveis de ensino.
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A experiência do pesquisador enquanto docente constatou, que os alunos demonstram dificuldades na interpretação de enunciados e manipulação de equações algébricas para a resolução de problemas matemáticos, além do questionamento sobre a possibilidade de aulas diferenciadas. Como jovens, vivem em um universo inundado pelos recursos das TIC´s, tornando-se necessário compreender as possibilidades pedagógicas destes recursos. O estudo teve como fundamentação a teoria de Ausubel, que sistematizou as condições de organização do ensino para promover uma aprendizagem que seja significativa na educação escolar. A sequência didática organizada sustenta-se na análise crítica dos conteúdos propostos para o ensino médio, pelos documentos que orientam os professores, tais como os PCN´s e pelas reflexões sobre as possíveis contribuições das TIC`s, enquanto ferramentas pedagógicas. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, tendo oito alunos do terceiro ano do ensino médio como participantes. Foi elaborada uma avaliação inicial e final, para verificar a eficiência da sequência didática que aconteceu em seis encontros. Os dados da pesquisa apontaram que os alunos nesta etapa de escolarização apresentam apropriação pouco adequada de conceitos da estatística previstos para os anos finais do ensino fundamental II. A sequência didática envolvendo o GeoGebra demonstrou a ampliação da compreensão de conceitos da estatística descritiva previstos também para o ensino médio. Para alguns conceitos como o de desvio padrão a sequência didática proposta mostrou menor eficiência. O geogebra constitui-se em um software de fácil manipulação, podendo ser utilizado em todos os níveis de ensino.This study demonstrates an analysis of the use of information and communication technology resources in the teaching of statistics for third year high school students from a private institution in the state of São Paulo. In this sense, a didactic sequence was elaborated and analyzed that included GeoGebra software to perform activities in the teaching and learning of descriptive statistics. The researcher's experience as a teacher found that students demonstrate difficulties in interpreting statements and manipulating algebraic equations for solving mathematical problems, as well as questioning the possibility of differentiated classes. As young people, they live in a universe flooded by TIC’s resources, making it necessary to understand the pedagogical possibilities of these resources. The study was based on Ausubel's theory, which systematized the conditions of teaching organization to promote meaningful learning in school education. The organized didactic sequence is based on the critical analysis of the contents proposed for high school through the documents that guide the teachers, such as the PCN´s and the reflections on the possible contributions of ICT`s as pedagogical tools. The research is characterized as a case study, with eight students of the third year of high school as participants. An initial and final evaluation was elaborated to verify the efficiency of the didactic sequence that happened in six meetings. The research data showed that students in this stage of schooling present inadequate appropriation of statistical concepts foreseen for the final years of elementary school II. The didactic sequence involving GeoGebra demonstrated the broadening of the understanding of descriptive statistics concepts also provided for high school, an easily manipulated software used at all levels of education.porUniversidade Cruzeiro do SulMestrado em Ensino de Ciências e MatemáticaCruzeiro do SulBrasilCampus LiberdadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOEstatística descritivaGeoGebraAprendizagem significativaTecnologia da Informação e ComunicaçãoTIC´sRecursos da tecnologia da informação e comunicação no ensino da estatística: o GeoGebra.Recursos da tecnologia da informação e comunicação no ensino da estatística: o GeoGebra.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCalejon , Laura Marisa Carnielohttp://lattes.cnpq.br/8421569181332041Calejon, Laura Marisa Carnielohttp://lattes.cnpq.br/8421569181332041Schimiguel, Julianohttp://lattes.cnpq.br/0047384210554210Fernandes, Marcelo Eloyhttp://lattes.cnpq.br/362996160125444821281096806http://lattes.cnpq.br/1119358252784389Souza, Ricardo Fernando deAUSUBEL, D. 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