Produção e consumo conscientes: o caso da obsolescência planejada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2207 |
Resumo: | O presente trabalho teve por escopo analisar a obsolescência programada, para sua melhor compreensão e para o entendimento acerca da efetividade da legislação brasileira no seu combate. Nesse objetivo, discorreu-se sobre temas relevante, como um breve histórico acerca transformação do consumo em consumismo e sobre a própria obsolescência programada, traçando-se, em seguida, uma correlação entre esta e o consumismo, bem como pormenorizando as categorias utilizadas para caracterizá-la. Tendo em mente o desejo de facilitar a percepção de como a prática é levada a efeito, arrazoou-se acerca das técnicas de marketing e sua relação com a obsolescência programada. No mesmo norte apresentou-se como o operations management – ou a gerência de operações – pode se encarregar de incutir elementos que determinem a obsolescência prematura e pré-determinada no momento da fabricação dos produtos, demonstrando a razão pela qual é tão difícil de se comprovar quando as empresas assim o fazem. Partindo-se desse ponto, detalhou-se, então, o conceito de vício segundo o Código de Defesa do Consumidor, para que se demonstrasse como este e a ocorrência da obsolescência programada não se confundem, e como esta não depende da existência de falha no produto para ser levada a efeito. Por esse motivo, argumentou-se pormenorizadamente que as proteções do CDC não são eficazes no combate da prática – sejam aquelas que dispõem acerca dos vícios ou as que disciplinam a oferta e publicidade –, dadas as particularidades e sutilezas inerentes à forma como a obsolescência programada é efetivada. Posto isso, referenciou-se casos de tentativa de sua regulamentação e prevenção, detalhando-se, em seguida, eventuais sugestões ao seu enfrentamento. |
id |
UNICSUL-1_d122b1c55be75157364f133c37793cd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2207 |
network_acronym_str |
UNICSUL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-05-20T19:26:16Z2021-05-212021-05-20T19:26:16Z2018-10-17https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2207O presente trabalho teve por escopo analisar a obsolescência programada, para sua melhor compreensão e para o entendimento acerca da efetividade da legislação brasileira no seu combate. Nesse objetivo, discorreu-se sobre temas relevante, como um breve histórico acerca transformação do consumo em consumismo e sobre a própria obsolescência programada, traçando-se, em seguida, uma correlação entre esta e o consumismo, bem como pormenorizando as categorias utilizadas para caracterizá-la. Tendo em mente o desejo de facilitar a percepção de como a prática é levada a efeito, arrazoou-se acerca das técnicas de marketing e sua relação com a obsolescência programada. No mesmo norte apresentou-se como o operations management – ou a gerência de operações – pode se encarregar de incutir elementos que determinem a obsolescência prematura e pré-determinada no momento da fabricação dos produtos, demonstrando a razão pela qual é tão difícil de se comprovar quando as empresas assim o fazem. Partindo-se desse ponto, detalhou-se, então, o conceito de vício segundo o Código de Defesa do Consumidor, para que se demonstrasse como este e a ocorrência da obsolescência programada não se confundem, e como esta não depende da existência de falha no produto para ser levada a efeito. Por esse motivo, argumentou-se pormenorizadamente que as proteções do CDC não são eficazes no combate da prática – sejam aquelas que dispõem acerca dos vícios ou as que disciplinam a oferta e publicidade –, dadas as particularidades e sutilezas inerentes à forma como a obsolescência programada é efetivada. Posto isso, referenciou-se casos de tentativa de sua regulamentação e prevenção, detalhando-se, em seguida, eventuais sugestões ao seu enfrentamento.The present study had as objective to analyse the planned obsolescence, to a better understanding about the effectiveness of the Brazilian laws to fight it. Pursuing this goal, it has been written discussing relevant topics to the theme, such as a brief about the transformation of consume into consumerism and about the history of planned obsolescence, creating a connection between it and the consumerism, as well as detailing the categories uses do characterize it. Having in mind the desire to facilitate the perception on how this practice is carried on, it has been discussed about howmarketing techniques, and how they can be associated planned obsolescence. On the same north, it was presented how operations management can be capable to insert elements that will cause premature and pre-determined obsolescence during the moment the products are manufactured, demonstrating the reason why it is so hard to prove when companies artificially plan obsolescence. From this point, it was detailed the concepts of product flaw according to the Código de Defesa do Consumidor (Consumer Defense Code), so it was possible to explain why planned obsolescence cannot be confused with it, and why the artificial obsolescence does not depend on the existence of flaw in the product to occur. For this reason, it was argued in detail that the protections from CDC are not capable to fight the practice – both the protections that talk about product flaws or the ones that disciplined the offer and publicity –, due to the particularities and subtleties inherent to the way planned obsolescence is carried on. That said, attempts to regulate and prevent its occurrence were listed and detailed, and, in sequence, eventual suggestions to fight it were presented.porCentro Universitário de João PessoaPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOUNIPÊBrasilPósCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITODefesa do consumidorObsolescência programadaVício ocultoDesenvolvimento sustentável do mercadoProdução e consumo conscientes: o caso da obsolescência planejadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVasconcelos , Fernando Antônio dehttp://lattes.cnpq.br/8223857460283833http://lattes.cnpq.br/4042985042055307Luna , Arthur Augusto BarbosaABDECON. Vício oculto e vida útil dos produtos: não à obsolescência programada. Disponível em: http://abdecon.com.br/index.php/vicio-oculto-e-vidautil-dos-produtos-nao-a-obsolescencia-programada/. 2015. Acesso em: 06 set. 2016. ANDRADE, Ana Paula Fontes de. Consumidor tem direito à reparação de falha ocultaaté o fim da vida útil do produto. Espaço Vital Independente, 19 out. 2012. Disponível em: http://www.espacovital.com.br/publicacao-28565-consumidor-temdireito-a-repar acao-de-falha-oculta-ate-o-fim-da-vida-util-do-produto. Acesso em: 18 fev. 2016. ARMSTRONG, Gary et al. Marketing: An Introduction. Sixth Canadian Edition. Don Mills, Ontario: Pearson, 2017. BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2008. BEST BUY. Returns and Exchanges Policy. Disponível em: https://www.bestbuy.ca/en-CA/help/returns-and-exchangespolicy/hc1075.aspx?icmp=HelpCentre_ValuePro ps_Returns. 2018. Acesso em 08 set. 2018. BRASIL. Lei 8.078/1990. Código de Defesa do Consumidor. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm. Acesso em: 10 abr. 2018. ______. Lei 10.406/2002. Código Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm. Acesso em: 17 jun. 2018. COLLIER, David A.; EVANS, James R. OM 6. 6th Edition. Boston: Cengage Learning, 2017. CORNETTA, William. A obsolescência como artifício usado pelo fornecedor para induzir o consumidor a realizar compras repetitivas de produtos e a fragilidade do cdc para combater esta prática. Tese (Doutoramento em Direito) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). São Paulo. 2016. FRANÇA, LOI n°2015-992 du 17 août 2015. Code de la Consommation Française. Disponível em: https://www.legifrance.gouv.fr/affichCodeArticle.do?cidTexte=LEGITEXT000006069565&idArticle=LEGIARTI000031053376. Acesso em : 25 mai. 2018. G1.COM. Nintendo deixa de vender jogos e videogames no Brasil. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/2015/01/nintendo-deixa-de-venderjogos-e-videogames-no-brasil.html. 2015. Acesso em 08 set. 2017. HANDLEY, Lucy. Why marketing is more than persuading people to buy things they don’t need: IBM chief marketer. Consumer News and Business Channel – CNBC. 28 fev. 2017. Disponível em: https://www.cnbc.com/2017/02/28/why-marketing-ismore- than-persuading-people-to-buy-things.html. Acesso em 18 mai. 2018. HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. 6. ed. Porto Alegre: L&M, 2015. HINDLE, Tim. Planned obsolescence. The Economist, 23 mar. 2009. Disponível em: http://www.economist.com/node/13354332. Acesso em: 15 fev. 2017. HISTORY COOPERATIVE. The Evolution Of Marketing – From Trade to Tech. Disponível em: http://historycooperative.org/the-evolution-of-marketing-from-trade-totech/. 14 set. 2016. Acesso em: 15 jun. 2018. HUDSON’S BAY. Frequently Asked Questions. Disponível em: https://www.thebay.com/webapp/wcs/stores/servlet/en/thebay/content-view/FAQ. 2018. Acesso em 08 set. 2018. ISRAEL, Shel. GM's 57-cent Solution. Forbes, 11 ago. 2014. Disponível em: http://www.forbes.com/sites/shelisrael/2014/08/11/gms-57-centsolution/#1d6bac3018eb. Acesso em: 16 abr. 2017. JUDKIS, Maura. Loud music at restaurants could be leading you to order burgers over salads, study says. The Washington Post. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/news/voraciously/wp/2018/05/29/loud-music-at-restaurants-could-be-leadingyou-to-order-burgers-over-salads-according-to-a-new-study/?noredirect=on&utm_term=.3a91d30dcb9a. 19 mai. 2018. Acesso em 16 jun. 2018. KEEBLE, Daniel. The Culture of Planned Obsolescence in Technology Companies. Theseus [Open Repository of the Universities of Applied Sciences]. Disponível em: http://www.theseus.fi/bitstream/handle/10024/55526/Keeble_Daniel.pdf. Acesso em: 16 fev. 2017. KRAJEWSKI, Markus. The Great Lightbulb Conspiracy. Spectrum [Institute of Electrical and Electronics Engineers], 24 set. 2014. Disponível em: http://spectrum.ieee.org/geek-life/history/the-great-lightbulb-conspiracy. Acesso em 16 jan. 2017. LANGTON, Nancy et al. Organizational Behaviour: concepts, controversies, applications. Seventh Canadian Ed. Toronto: Person, 2016. LARSON, Erik W.; GRAY, Clifford F. Project Management: the managerial process. Seventh Edition. New York: McGraw-Hill, 2018. LONDON, Bernard. Ending the Depression Through Planned Obsolescence. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:London_(1932)_Ending_the_depression_through_planned_obsolescence.pdf. Acesso em: 15 fev. 2016. LONDON DRUGS. Our Guarantee. Disponível em: https://www.londondrugs.com/our-guarantee/OurGuarantee.html. 2018. Acesso em 08 set. 2018. LOPES, Reinaldo José. A Amazônia não é o pulmão do mundo. Super Interessante, 05 abr. 2012. Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/a-amazonia-nao-e-opulmao-do-mundo/. Acesso em: 18 jan. 2017. MAITRE-EKERN, Eleonore; DALHAMMAR, Carl. Regulating Planned Obsolescence: A Review of Legal Approaches to Increase Product Durability and Reparability in Europe. Review of European Comparative & International Environmental Law. Vol. 25, Issue 3, 378-394, Nov. 2016. MARQUES, Claudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: O novo regime das Relações Contratuais. 5. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2005. MAYCROFT, Neil. Consumption, planned obsolescence and waste. Lincoln: University of Lincoln, v. 5, p. 24, 2009. NUNES, Luiz Antônio Rizzato. Comentários ao Código de Defesa do Consumidor. 8ª. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2015. OLIVEIRA DA SILVA, Maria Beatriz. Obsolescência programada e teoria do decrescimento versus direito ao desenvolvimento e ao consumo (sustentáveis). Veredas do Direito, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 181-196, jan.-jun. 2012. RODAS, Sérgio. Substituição forçada: CDC deve proteger consumidor da obsolescência programada, diz ministro. Consultor Jurídico, 25 jun. 2015. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2015-jun-25/cdc-combater-obsolescenciaprogramada-ministro-salomao. Acesso em: 28 set. 2017. SANTOS, Adrianna de Alencar Setubal; VASCONCELOS, Fernando Antônio de. NOVO PARADIGMA DA VULNERABILIDADE: UMA RELEITURA A PARTIR DA DOUTRINA. Revista de Direito do Consumidor, vol. 116/2018, p. 19-49, Mar–Abr. 2018. SCHOFIELD, Tara. What Is Consumer Behavior in Marketing? - Factors, Model & Definition. Disponível em: https://study.com/academy/lesson/what-is-consumerbehavior-in-marketing-factors-model-definition.html. Acesso em: 15 jun. 2018. SOLOMON, Michael R.; WHITE, Katherine; DAHL, Darren W. Consumer Behaviour: Buying, Having, and Being. Sixth Canadian Edition. Don Mills, Ontario: Pearson, 2014. SOLOMON, Michael R.; WHITE, Katherine; DAHL, Darren W. Consumer Behaviour: Buying, Having, and Being. Seventh Canadian Edition. Don Mills, Ontario: Pearson, 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALARTHUR AUGUSTO BARBOSA LUNA.pdfARTHUR AUGUSTO BARBOSA LUNA.pdfapplication/pdf571205http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2207/1/ARTHUR%20AUGUSTO%20BARBOSA%20LUNA.pdfc1c4812920efda065237700ad1a3ec23MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2207/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/22072021-05-20 16:27:34.566oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-05-20T19:27:34Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produção e consumo conscientes: o caso da obsolescência planejada |
title |
Produção e consumo conscientes: o caso da obsolescência planejada |
spellingShingle |
Produção e consumo conscientes: o caso da obsolescência planejada Luna , Arthur Augusto Barbosa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO Defesa do consumidor Obsolescência programada Vício oculto Desenvolvimento sustentável do mercado |
title_short |
Produção e consumo conscientes: o caso da obsolescência planejada |
title_full |
Produção e consumo conscientes: o caso da obsolescência planejada |
title_fullStr |
Produção e consumo conscientes: o caso da obsolescência planejada |
title_full_unstemmed |
Produção e consumo conscientes: o caso da obsolescência planejada |
title_sort |
Produção e consumo conscientes: o caso da obsolescência planejada |
author |
Luna , Arthur Augusto Barbosa |
author_facet |
Luna , Arthur Augusto Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vasconcelos , Fernando Antônio de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8223857460283833 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4042985042055307 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luna , Arthur Augusto Barbosa |
contributor_str_mv |
Vasconcelos , Fernando Antônio de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO Defesa do consumidor Obsolescência programada Vício oculto Desenvolvimento sustentável do mercado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Defesa do consumidor Obsolescência programada Vício oculto Desenvolvimento sustentável do mercado |
description |
O presente trabalho teve por escopo analisar a obsolescência programada, para sua melhor compreensão e para o entendimento acerca da efetividade da legislação brasileira no seu combate. Nesse objetivo, discorreu-se sobre temas relevante, como um breve histórico acerca transformação do consumo em consumismo e sobre a própria obsolescência programada, traçando-se, em seguida, uma correlação entre esta e o consumismo, bem como pormenorizando as categorias utilizadas para caracterizá-la. Tendo em mente o desejo de facilitar a percepção de como a prática é levada a efeito, arrazoou-se acerca das técnicas de marketing e sua relação com a obsolescência programada. No mesmo norte apresentou-se como o operations management – ou a gerência de operações – pode se encarregar de incutir elementos que determinem a obsolescência prematura e pré-determinada no momento da fabricação dos produtos, demonstrando a razão pela qual é tão difícil de se comprovar quando as empresas assim o fazem. Partindo-se desse ponto, detalhou-se, então, o conceito de vício segundo o Código de Defesa do Consumidor, para que se demonstrasse como este e a ocorrência da obsolescência programada não se confundem, e como esta não depende da existência de falha no produto para ser levada a efeito. Por esse motivo, argumentou-se pormenorizadamente que as proteções do CDC não são eficazes no combate da prática – sejam aquelas que dispõem acerca dos vícios ou as que disciplinam a oferta e publicidade –, dadas as particularidades e sutilezas inerentes à forma como a obsolescência programada é efetivada. Posto isso, referenciou-se casos de tentativa de sua regulamentação e prevenção, detalhando-se, em seguida, eventuais sugestões ao seu enfrentamento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-10-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-20T19:26:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-21 2021-05-20T19:26:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2207 |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
ABDECON. Vício oculto e vida útil dos produtos: não à obsolescência programada. Disponível em: http://abdecon.com.br/index.php/vicio-oculto-e-vidautil-dos-produtos-nao-a-obsolescencia-programada/. 2015. Acesso em: 06 set. 2016. ANDRADE, Ana Paula Fontes de. Consumidor tem direito à reparação de falha ocultaaté o fim da vida útil do produto. Espaço Vital Independente, 19 out. 2012. Disponível em: http://www.espacovital.com.br/publicacao-28565-consumidor-temdireito-a-repar acao-de-falha-oculta-ate-o-fim-da-vida-util-do-produto. Acesso em: 18 fev. 2016. ARMSTRONG, Gary et al. Marketing: An Introduction. Sixth Canadian Edition. Don Mills, Ontario: Pearson, 2017. BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2008. BEST BUY. Returns and Exchanges Policy. Disponível em: https://www.bestbuy.ca/en-CA/help/returns-and-exchangespolicy/hc1075.aspx?icmp=HelpCentre_ValuePro ps_Returns. 2018. Acesso em 08 set. 2018. BRASIL. Lei 8.078/1990. Código de Defesa do Consumidor. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm. Acesso em: 10 abr. 2018. ______. Lei 10.406/2002. Código Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm. Acesso em: 17 jun. 2018. COLLIER, David A.; EVANS, James R. OM 6. 6th Edition. Boston: Cengage Learning, 2017. CORNETTA, William. A obsolescência como artifício usado pelo fornecedor para induzir o consumidor a realizar compras repetitivas de produtos e a fragilidade do cdc para combater esta prática. Tese (Doutoramento em Direito) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). São Paulo. 2016. FRANÇA, LOI n°2015-992 du 17 août 2015. Code de la Consommation Française. Disponível em: https://www.legifrance.gouv.fr/affichCodeArticle.do?cidTexte=LEGITEXT000006069565&idArticle=LEGIARTI000031053376. Acesso em : 25 mai. 2018. G1.COM. Nintendo deixa de vender jogos e videogames no Brasil. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/2015/01/nintendo-deixa-de-venderjogos-e-videogames-no-brasil.html. 2015. Acesso em 08 set. 2017. HANDLEY, Lucy. Why marketing is more than persuading people to buy things they don’t need: IBM chief marketer. Consumer News and Business Channel – CNBC. 28 fev. 2017. Disponível em: https://www.cnbc.com/2017/02/28/why-marketing-ismore- than-persuading-people-to-buy-things.html. Acesso em 18 mai. 2018. HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. 6. ed. Porto Alegre: L&M, 2015. HINDLE, Tim. Planned obsolescence. The Economist, 23 mar. 2009. Disponível em: http://www.economist.com/node/13354332. Acesso em: 15 fev. 2017. HISTORY COOPERATIVE. The Evolution Of Marketing – From Trade to Tech. Disponível em: http://historycooperative.org/the-evolution-of-marketing-from-trade-totech/. 14 set. 2016. Acesso em: 15 jun. 2018. HUDSON’S BAY. Frequently Asked Questions. Disponível em: https://www.thebay.com/webapp/wcs/stores/servlet/en/thebay/content-view/FAQ. 2018. Acesso em 08 set. 2018. ISRAEL, Shel. GM's 57-cent Solution. Forbes, 11 ago. 2014. Disponível em: http://www.forbes.com/sites/shelisrael/2014/08/11/gms-57-centsolution/#1d6bac3018eb. Acesso em: 16 abr. 2017. JUDKIS, Maura. Loud music at restaurants could be leading you to order burgers over salads, study says. The Washington Post. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/news/voraciously/wp/2018/05/29/loud-music-at-restaurants-could-be-leadingyou-to-order-burgers-over-salads-according-to-a-new-study/?noredirect=on&utm_term=.3a91d30dcb9a. 19 mai. 2018. Acesso em 16 jun. 2018. KEEBLE, Daniel. The Culture of Planned Obsolescence in Technology Companies. Theseus [Open Repository of the Universities of Applied Sciences]. Disponível em: http://www.theseus.fi/bitstream/handle/10024/55526/Keeble_Daniel.pdf. Acesso em: 16 fev. 2017. KRAJEWSKI, Markus. The Great Lightbulb Conspiracy. Spectrum [Institute of Electrical and Electronics Engineers], 24 set. 2014. Disponível em: http://spectrum.ieee.org/geek-life/history/the-great-lightbulb-conspiracy. Acesso em 16 jan. 2017. LANGTON, Nancy et al. Organizational Behaviour: concepts, controversies, applications. Seventh Canadian Ed. Toronto: Person, 2016. LARSON, Erik W.; GRAY, Clifford F. Project Management: the managerial process. Seventh Edition. New York: McGraw-Hill, 2018. LONDON, Bernard. Ending the Depression Through Planned Obsolescence. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:London_(1932)_Ending_the_depression_through_planned_obsolescence.pdf. Acesso em: 15 fev. 2016. LONDON DRUGS. Our Guarantee. Disponível em: https://www.londondrugs.com/our-guarantee/OurGuarantee.html. 2018. Acesso em 08 set. 2018. LOPES, Reinaldo José. A Amazônia não é o pulmão do mundo. Super Interessante, 05 abr. 2012. Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/a-amazonia-nao-e-opulmao-do-mundo/. Acesso em: 18 jan. 2017. MAITRE-EKERN, Eleonore; DALHAMMAR, Carl. Regulating Planned Obsolescence: A Review of Legal Approaches to Increase Product Durability and Reparability in Europe. Review of European Comparative & International Environmental Law. Vol. 25, Issue 3, 378-394, Nov. 2016. MARQUES, Claudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: O novo regime das Relações Contratuais. 5. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2005. MAYCROFT, Neil. Consumption, planned obsolescence and waste. Lincoln: University of Lincoln, v. 5, p. 24, 2009. NUNES, Luiz Antônio Rizzato. Comentários ao Código de Defesa do Consumidor. 8ª. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2015. OLIVEIRA DA SILVA, Maria Beatriz. Obsolescência programada e teoria do decrescimento versus direito ao desenvolvimento e ao consumo (sustentáveis). Veredas do Direito, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 181-196, jan.-jun. 2012. RODAS, Sérgio. Substituição forçada: CDC deve proteger consumidor da obsolescência programada, diz ministro. Consultor Jurídico, 25 jun. 2015. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2015-jun-25/cdc-combater-obsolescenciaprogramada-ministro-salomao. Acesso em: 28 set. 2017. SANTOS, Adrianna de Alencar Setubal; VASCONCELOS, Fernando Antônio de. NOVO PARADIGMA DA VULNERABILIDADE: UMA RELEITURA A PARTIR DA DOUTRINA. Revista de Direito do Consumidor, vol. 116/2018, p. 19-49, Mar–Abr. 2018. SCHOFIELD, Tara. What Is Consumer Behavior in Marketing? - Factors, Model & Definition. Disponível em: https://study.com/academy/lesson/what-is-consumerbehavior-in-marketing-factors-model-definition.html. Acesso em: 15 jun. 2018. SOLOMON, Michael R.; WHITE, Katherine; DAHL, Darren W. Consumer Behaviour: Buying, Having, and Being. Sixth Canadian Edition. Don Mills, Ontario: Pearson, 2014. SOLOMON, Michael R.; WHITE, Katherine; DAHL, Darren W. Consumer Behaviour: Buying, Having, and Being. Seventh Canadian Edition. Don Mills, Ontario: Pearson, 2016. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de João Pessoa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPÊ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pós |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de João Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) instacron:UNICSUL |
instname_str |
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
instacron_str |
UNICSUL |
institution |
UNICSUL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2207/1/ARTHUR%20AUGUSTO%20BARBOSA%20LUNA.pdf http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2207/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c1c4812920efda065237700ad1a3ec23 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
mary.pela@unicid.edu.br |
_version_ |
1801771144574926848 |