Uma proposta de matriz de Referência em Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) para análise de vídeos de ensino de ciências no canal YouTube.
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/293 |
Resumo: | O uso de tecnologia na educação tem se ampliado e os vídeos do canal YouTube podem ser uma das ferramentas a serem utilizadas pelos professores com a finalidade de apresentar aos estudantes, de forma mais interessante, o conteúdo a ser trabalhado. Face ao exposto, tivemos como objetivo criar uma matriz de referência que possa ser utilizada por professores de Ciências para a análise de vídeos do canal YouTube. Para a construção desta matriz foram considerados relatórios elaborados por dez pesquisadores em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), associados do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em CTS (NIEPCTS), sobre vídeos de Ciências por eles escolhidos e analisados. Os pesquisadores em seus relatórios, explicitaram as razões pelas quais escolheram os vídeos, como acreditam que os mesmos podem ser utilizados em aulas de Ciências, quais conteúdos de Ciências são contemplados no vídeo e quais elementos CTS podem ser explorados a partir do mesmo. Os relatórios foram posteriormente analisados com base nos referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências e de CTS e categorizados a partir de Bardin (2016). As categorias criadas foram alocadas dentro de Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T) sendo elas: Alfabetização Científica, Argumentação e Pensamento Crítico. |
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2020-01-28T17:15:24Z20202020-01-28T17:15:24Z2018-08-14SOUZA, J. B. Uma proposta de matriz de referência em Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) para análise de vídeos de ensino de ciências no Canal YouTube. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2018.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/293O uso de tecnologia na educação tem se ampliado e os vídeos do canal YouTube podem ser uma das ferramentas a serem utilizadas pelos professores com a finalidade de apresentar aos estudantes, de forma mais interessante, o conteúdo a ser trabalhado. Face ao exposto, tivemos como objetivo criar uma matriz de referência que possa ser utilizada por professores de Ciências para a análise de vídeos do canal YouTube. Para a construção desta matriz foram considerados relatórios elaborados por dez pesquisadores em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), associados do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em CTS (NIEPCTS), sobre vídeos de Ciências por eles escolhidos e analisados. Os pesquisadores em seus relatórios, explicitaram as razões pelas quais escolheram os vídeos, como acreditam que os mesmos podem ser utilizados em aulas de Ciências, quais conteúdos de Ciências são contemplados no vídeo e quais elementos CTS podem ser explorados a partir do mesmo. Os relatórios foram posteriormente analisados com base nos referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências e de CTS e categorizados a partir de Bardin (2016). As categorias criadas foram alocadas dentro de Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T) sendo elas: Alfabetização Científica, Argumentação e Pensamento Crítico.The use of technology in education has been expanded and videos of the YouTube channel can be one of the tools to be used by teachers with the purpose of presenting students, in a more interesting way, the content to be worked on. In view of the above, we aimed to create a reference matrix that can be used by science teachers for the analysis of YouTube channel videos. For the construction of this matrix, ten researchers in Science, Technology and Society (CTS), associates of the Interdisciplinary Nucleus of Studies and Research in CTS (NIEPCTS), on science videos chosen by them were analyzed. The researchers in their reports explained the reasons they chose the videos, how they believe they can be used in science lessons, what science content is covered in the video, and what CTS elements can be explored from the video. The reports were later analyzed based on the theoretical references of the area of Science Teaching and CTS and categorized from Bardin (2016). The categories created were allocated within the Nature of Science and Technology (NdC & T) being: Scientific Literacy, Argumentation and Critical Thinking.porUniversidade Cruzeiro do SulMestrado em Ensino de CiênciasCruzeiro do SulBrasilCampus LiberdadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOEnsino de ciênciasAnálise de vídeos CTSCTS no YouTubeUma proposta de matriz de Referência em Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) para análise de vídeos de ensino de ciências no canal YouTube.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMaciel, Maria Delourdes13921061091http://lattes.cnpq.br/9020895389257636Maciel , Maria Delourdes13921061091http://lattes.cnpq.br/9020895389257636Amaral, Carmem Lúcia Costahttp://lattes.cnpq.br/7715277135138074Leite, Rosiane Resendehttp://lattes.cnpq.br/082584752972853138226947898http://lattes.cnpq.br/Souza, Juliana Bezerra deBARDIN, L. Análise do Conteúdo. Edições 70. São Paulo: 2016 BAZZO, V. 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