Financiamento à inovação para MPMES: o emergente crowdfunding

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bronzeri, Marcia de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2011
Resumo: O crowdfunding, uma forma de captar pequenas quantias de recursos financeiros de várias pessoas, pode ser uma alternativa para o financiamento da inovação tecnológica. Diante desse contexto, o objetivo desse estudo foi avaliar a contribuição do crowdfunding para inovação tecnológica de produto, serviço ou processo, para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) no Brasil. Foi realizada pesquisa multimétodos, utilizando estratégia exploratória sequencial, com postura epistemológica objetivista, e corte transversal, com coleta retrospectiva de dados relativos ao período de 2010 a 2016. O nível de análise foi o organizacional e a unidade de análise, as campanhas de crowdfunding para inovação tecnológica, com dados coletados junto aos responsáveis pelas campanhas. Foi realizado estudo de casos múltiplos, na fase qualitativa, com dados primários coletados por meio de entrevistas, que foram transcritas na íntegra, e dados secundários disponíveis nas plataformas. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo qualitativa, utilizando o software Atlasti. Na fase quantitativa foi realizado um survey, com dados coletados por meio de questionário online, auto administrado, que foram analisados por meio do software estatístico SPSS. Os resultados indicam que, no Brasil, há alguns aspectos específicos nos modelos do crowdfunding, e especificidades para projetos de inovação tecnológica. As principais contribuições do crowdfunding para as campanhas da amostra foram: facilidade de captar recursos financeiros sem burocracia, nem exigência de garantia real; captação de recursos financeiros com menos riscos para empreendedores; divulgação do produto, do serviço, do projeto ou da empresa; realização de pré-teste do mercado; obtenção de informações sobre a demanda de um produto/serviço em desenvolvimento ou de produto/serviço inovador; e teste da utilização do crowdfunding para financiamento de produto. O teste de hipóteses indicou que: não há relação entre o valor meta e o grau de sucesso do crowdfunding; não há relação entre o tempo de atividade e o grau de sucesso do crowdfunding; não há diferença estatisticamente significativa da média do grau de sucesso do crowdfunding entre os projetos com finalidade lucrativa e os sem finalidade lucrativa; que campanhas de CF financeiro têm maior média do valor meta e maior média do tempo de atividade das empresas/instituições do que campanhas de CF não financeiro; há relação entre o tempo de atividade e o valor meta; a relação entre o valor meta e o grau de sucesso do crowdfunding não sofre influência da finalidade do projeto, do tipo de CF, do tipo de inovação, do porte da empresa/instituição nem da localização; a relação entre o tempo de atividade e o grau de sucesso do crowdfunding não é influenciada pela finalidade do projeto, pelo tipo de crowdfunding, nem pelo porte da empresa/instituição, mas é influenciada pelo tipo de inovação e pela localização. Análises complementares indicaram que: não há diferença estatisticamente significativa da média do grau de sucesso do crowdfunding entre os tipos de crowdfunding, entre os tipos de inovação, entre os portes das empresas/instituições nem entre as localizações; não há relação entre o valor meta e o percentual de captação; há relação entre o tempo de atividade e o percentual de captação; não há diferença estatisticamente significativa da média do percentual de captação entre as finalidades do projeto, entre os tipos de inovação, entre os portes nem entre as localizações, mas há diferença estatisticamente significativa da média do percentual de captação entre os tipos de crowdfunding. O crowdfunding se mostrou importante para projetos de inovação tecnológica de produto, de serviço e de ix processo, com ou sem finalidade lucrativa, para empresas de micro, pequeno e médio portes, com diferentes tempos de atividade, e também para campanhas não vinculadas a empresas, em várias regiões do Brasil, atendendo à necessidade de volumes distintos de recursos financeiros, por meio do crowdfunding financeiro e do crowdfunding não financeiro, sem diferenças significativas no grau de sucesso do crowdfunding. Entretanto, há dificuldades, que podem ser minimizadas por meio de ações do governo e de associações para o crowdfunding, visando promover o crescimento do crowdfunding no Brasil.
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Foi realizado estudo de casos múltiplos, na fase qualitativa, com dados primários coletados por meio de entrevistas, que foram transcritas na íntegra, e dados secundários disponíveis nas plataformas. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo qualitativa, utilizando o software Atlasti. Na fase quantitativa foi realizado um survey, com dados coletados por meio de questionário online, auto administrado, que foram analisados por meio do software estatístico SPSS. Os resultados indicam que, no Brasil, há alguns aspectos específicos nos modelos do crowdfunding, e especificidades para projetos de inovação tecnológica. As principais contribuições do crowdfunding para as campanhas da amostra foram: facilidade de captar recursos financeiros sem burocracia, nem exigência de garantia real; captação de recursos financeiros com menos riscos para empreendedores; divulgação do produto, do serviço, do projeto ou da empresa; realização de pré-teste do mercado; obtenção de informações sobre a demanda de um produto/serviço em desenvolvimento ou de produto/serviço inovador; e teste da utilização do crowdfunding para financiamento de produto. 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Análises complementares indicaram que: não há diferença estatisticamente significativa da média do grau de sucesso do crowdfunding entre os tipos de crowdfunding, entre os tipos de inovação, entre os portes das empresas/instituições nem entre as localizações; não há relação entre o valor meta e o percentual de captação; há relação entre o tempo de atividade e o percentual de captação; não há diferença estatisticamente significativa da média do percentual de captação entre as finalidades do projeto, entre os tipos de inovação, entre os portes nem entre as localizações, mas há diferença estatisticamente significativa da média do percentual de captação entre os tipos de crowdfunding. O crowdfunding se mostrou importante para projetos de inovação tecnológica de produto, de serviço e de ix processo, com ou sem finalidade lucrativa, para empresas de micro, pequeno e médio portes, com diferentes tempos de atividade, e também para campanhas não vinculadas a empresas, em várias regiões do Brasil, atendendo à necessidade de volumes distintos de recursos financeiros, por meio do crowdfunding financeiro e do crowdfunding não financeiro, sem diferenças significativas no grau de sucesso do crowdfunding. Entretanto, há dificuldades, que podem ser minimizadas por meio de ações do governo e de associações para o crowdfunding, visando promover o crescimento do crowdfunding no Brasil.Crowdfunding, a way for capturing small amounts of multi-person financial resources, can be a complementary option to financing technological innovation. In this context, the objective of this study was to evaluate the crowdfunding contribution to the technological innovation of product, service and process, to micro, small and medium enterprise (MPMEs) in Brazil. It was developed a mixed method approach, with exploratory sequential design, with objectivist epistemological posture, and crosssectional, whose retrospective data collection were from 2010 to 2016 period. The level of analysis was the organization and unit of analysis crowdfunding campaigns for technological innovation, with data collected from those responsible for the campaigns. A multiple case study was developed, in the qualitative phase, with primary data collected through interviews, which were fully transcribed, and secondary data available on the platforms. The data were analyzed through qualitative content analysis using Atlas-ti software. In the quantitative phase, a survey was conducted, whose data were collected through an online, self-administered questionnaire, which were analyzed using SPSS statistical software. The results indicate that, in Brazil, there are some specific aspects in crowdfunding models, and specificities for technological innovation projects. Among the main contributions of crowdfunding to the campaigns analyzed were: easy access to financial resources, no bureaucracy, no guarantee requirement; access to financial resources with less risk; disclosure of the product, service, project or organization; conducting market pre-testing; obtaining information about the demand for a product/service in development or an innovative product/service; and the crowdfunding usage test for product funding. The hypothesis test indicated that: there is no a relation between the time of activity and the degree of crowdfunding success; there is no relation between the target value and the degree of crowdfunding success; there is no difference in crowdfunding's degree of success between for-profit projects and non-profit projects, financial crowdfunding has average target value and average time of activity greater than non financial one; there is relation between the time of activity and the target value; the relation between the targe value and the degree of crowdfunding success is not influenced by purpose of the project, type of crowdfunding, type of innovation, size of company nor localization; the relation between the time of activity and the degree of crowdfunding success is not influenced by purpose of the project, type of crowdfunding nor size of company, but it is influenced by type of innovation and localization. Complementary analyzes indicated that: there is no difference in average crowdfunding's degree of success between the types of crowdfunding, the types of innovation, the sizes of company nor localizations; percentage of fundraising, there is a relation between the time of activity and the percentage of fundraising, there is no difference in the average percentage of fundraising between the types of innovation, the sizes of companies nor the localizations, but there is difference between the types of crowdfunding. Crowdfunding has been proved as important for technological innovation projects, for-profit projects and non-profit projects, for micro, small and médium enterprises, with differents time of activities, and also to campaigns of individuals, in various region of Brazil, for the need for distinct amount of financial resources, through financial crowdfunding and non-financial crowdfunding, without significant diferences in crowdfunding's degree of success. But there are difficulties that can be minimized through government actions and crowdfunding associations, in order to promote the crowdfunding growth in Brazil.porUniversidade PositivoPós-GraduaçãoUPBrasilPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoPequenas e médias empresas - FinançasDifusão de inovaçõesInovações tecnológicasFinanciamento à inovação para MPMES: o emergente crowdfundinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCunha, João Carlos dahttp://lattes.cnpq.br/6500765563409109http://lattes.cnpq.br/6474240566027834Bronzeri, Marcia de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALMARCIA DE SOUZA BRONZERI.pdfMARCIA DE SOUZA BRONZERI.pdfTeseapplication/pdf11811023http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2011/1/MARCIA%20DE%20SOUZA%20BRONZERI.pdf89f47bb0f1f5e14a99c3cea1d0fa98dbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2011/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/20112021-05-21 09:26:17.151oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-05-21T12:26:17Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
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