Política de educação integral no Estado do Pará: aspectos de sua implementação na rede estadual de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/309 |
Resumo: | O trabalho objetivou compreender a implementação da política de Educação Integral no Estado do Pará em uma unidade escolar da rede estadual de ensino, com base nas percepções da direção escolar, da equipe de gestão e dos professores. Para tanto, foi adotado, como referencial teórico, estudos da educação integral a partir de autores como Cavaliere (2002), Moll (2009), Coelho (2009), além de estudos sobre implementação de políticas públicas, como os de Parente (2016) e Lotta (2014). A pesquisa, de caráter qualitativo, se deu por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas junto a técnicos da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), gestores da escola e professores. Foram entrevistados os seguintes atores: coordenadora pedagógica do órgão-sede, gestora da Unidade SEDUC na escola, diretora, coordenadora e 9 professores da escola lócus da pesquisa, perfazendo um total de 13 profissionais. Para analisar os dados foi adotada a técnica “análise de conteúdo” (BARDIN, 1977). Foram definidas categorias prévias elaboradas de acordo com a literatura estudada: a adesão à política de educação integral e os desafios enfrentados; compreensão e percepção da proposta pelos agentes de implementação; capacitação e formação dos sujeitos envolvidos na escola de tempo integral; condições estruturais da política de educação integral; discricionariedade e interação dos agentes de implementação. O estudo concluiu que a adesão ao programa não foi total, havendo resistência por parte de alguns professores, as quais se mostram relacionadas a crenças pré-existentes sobre a forma de organização escolar e de efetivar o ensino na sala de aula. O principal desafio apontado pelos entrevistados remetem à necessidade de capacitação regular por parte do órgão central, bem como de adequação dos espaços físicos para atender à educação integral. Os dados coletados indicam que os agentes de nível micro procuram responder aos desafios da infraestrutura no cotidiano do ambiente escolar, de forma autônoma, incluindo a falta de um apoio mais efetivo da SEDUC, fazendo uso de discricionariedade. Foi possível verificar engajamento e cooperação por parte dos profissionais entrevistados na busca de meios para a superação das dificuldades encontradas. |
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2020-02-03T17:19:48Z2020-02-03T17:19:48Z2019-08-22SILVA, Sandra Suely Lopes Souto da. Política de educação integral no Estado do Pará: aspectos de sua implementação na rede estadual de ensino. Orientador: Prof. Dr. Vandré Gomes de Silva. 2019. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2019.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/309O trabalho objetivou compreender a implementação da política de Educação Integral no Estado do Pará em uma unidade escolar da rede estadual de ensino, com base nas percepções da direção escolar, da equipe de gestão e dos professores. Para tanto, foi adotado, como referencial teórico, estudos da educação integral a partir de autores como Cavaliere (2002), Moll (2009), Coelho (2009), além de estudos sobre implementação de políticas públicas, como os de Parente (2016) e Lotta (2014). A pesquisa, de caráter qualitativo, se deu por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas junto a técnicos da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), gestores da escola e professores. Foram entrevistados os seguintes atores: coordenadora pedagógica do órgão-sede, gestora da Unidade SEDUC na escola, diretora, coordenadora e 9 professores da escola lócus da pesquisa, perfazendo um total de 13 profissionais. Para analisar os dados foi adotada a técnica “análise de conteúdo” (BARDIN, 1977). Foram definidas categorias prévias elaboradas de acordo com a literatura estudada: a adesão à política de educação integral e os desafios enfrentados; compreensão e percepção da proposta pelos agentes de implementação; capacitação e formação dos sujeitos envolvidos na escola de tempo integral; condições estruturais da política de educação integral; discricionariedade e interação dos agentes de implementação. O estudo concluiu que a adesão ao programa não foi total, havendo resistência por parte de alguns professores, as quais se mostram relacionadas a crenças pré-existentes sobre a forma de organização escolar e de efetivar o ensino na sala de aula. O principal desafio apontado pelos entrevistados remetem à necessidade de capacitação regular por parte do órgão central, bem como de adequação dos espaços físicos para atender à educação integral. Os dados coletados indicam que os agentes de nível micro procuram responder aos desafios da infraestrutura no cotidiano do ambiente escolar, de forma autônoma, incluindo a falta de um apoio mais efetivo da SEDUC, fazendo uso de discricionariedade. Foi possível verificar engajamento e cooperação por parte dos profissionais entrevistados na busca de meios para a superação das dificuldades encontradas.This study intended to understand how the Integral Education Politic was implemented in a public school of State of Pará based on perceptions of the school board, management team and teachers. Therefore, studies in integral education from authors such as Cavaliere (2002), Moll (2009), Coelho (2009) in addition to studies on public policy implementation from authors such as Parente (2016) and Lotta (2014)were adopted as theoretical refence. The qualitative research took place through bibliographic research, document analysis and interviews with technicians from Secretaria de Estado da Educação and with school’s management and teachers. The following actors were interviewed: educational coordinator from the SEDUC headquarters, manager of the SEDUC unit at the school, school’s principal, coordinator and 9 teachers, in a total of 13 professionals. To analyze the data it was adopted the “content analysis” technique (BARDIN, 1977). Previous categories were elaborated according to the studied literature: adherence to the integral education policy and its challenges; how the implementation agents understand and perceive the proposal; qualification and training of the people involved in integral time school; structural conditions of the integral education policy; implementation agents’ discretion and interaction. The study concluded that adherence to the program was not total, there was resistance from some teachers related to pre-existing beliefs about school’s organization form and to the most effective teaching way in the classroom. The main challenge pointed out by the interviewees refers to the need of regular training by the central agency, as well as the adequacy of school’s spaces to attend integral education. The collected data indicates that the micro level agents seek to respond autonomously and using discretion to the challenges of infrastructure in the everyday school environment, including the lack of more effective support from SEDUC. It was possible to verify the engagement and cooperation of the interviewed professionals in the search for ways to overcome the hardships.porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Mestrado Profissional em Formação de Gestores EducacionaisUNICIDBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação integralAdministração da educação escolarPolíticas públicas em educaçãoPolítica de educação integral no Estado do Pará: aspectos de sua implementação na rede estadual de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilva, Vandré Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/0452394949023220http://lattes.cnpq.br/4059300156459795Silva, Sandra Suely Lopes Souto daARRETCHE, Marta. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: MOREIRA, M. C.; CARVALHO, M. C. B.,(org.). Tendências e Perspectivas na Avaliação de Políticas e Programas Sociais. São Paulo: IEE/PUCSP, 2001.p.1-12. AZEVEDO, Fernando. A renovação e unificação do sistema educativo. In: ____. 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O trabalho objetivou compreender a implementação da política de Educação Integral no Estado do Pará em uma unidade escolar da rede estadual de ensino, com base nas percepções da direção escolar, da equipe de gestão e dos professores. Para tanto, foi adotado, como referencial teórico, estudos da educação integral a partir de autores como Cavaliere (2002), Moll (2009), Coelho (2009), além de estudos sobre implementação de políticas públicas, como os de Parente (2016) e Lotta (2014). A pesquisa, de caráter qualitativo, se deu por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas junto a técnicos da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), gestores da escola e professores. Foram entrevistados os seguintes atores: coordenadora pedagógica do órgão-sede, gestora da Unidade SEDUC na escola, diretora, coordenadora e 9 professores da escola lócus da pesquisa, perfazendo um total de 13 profissionais. Para analisar os dados foi adotada a técnica “análise de conteúdo” (BARDIN, 1977). Foram definidas categorias prévias elaboradas de acordo com a literatura estudada: a adesão à política de educação integral e os desafios enfrentados; compreensão e percepção da proposta pelos agentes de implementação; capacitação e formação dos sujeitos envolvidos na escola de tempo integral; condições estruturais da política de educação integral; discricionariedade e interação dos agentes de implementação. O estudo concluiu que a adesão ao programa não foi total, havendo resistência por parte de alguns professores, as quais se mostram relacionadas a crenças pré-existentes sobre a forma de organização escolar e de efetivar o ensino na sala de aula. O principal desafio apontado pelos entrevistados remetem à necessidade de capacitação regular por parte do órgão central, bem como de adequação dos espaços físicos para atender à educação integral. Os dados coletados indicam que os agentes de nível micro procuram responder aos desafios da infraestrutura no cotidiano do ambiente escolar, de forma autônoma, incluindo a falta de um apoio mais efetivo da SEDUC, fazendo uso de discricionariedade. Foi possível verificar engajamento e cooperação por parte dos profissionais entrevistados na busca de meios para a superação das dificuldades encontradas. |
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SILVA, Sandra Suely Lopes Souto da. Política de educação integral no Estado do Pará: aspectos de sua implementação na rede estadual de ensino. Orientador: Prof. Dr. Vandré Gomes de Silva. 2019. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2019. |
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