Estilos de aprendizagem no ensino superior: estudo de casos com docentes e discentes de uma instituição de ensino
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/323 |
Resumo: | A presente tese, contextualizada na Sociedade atual, sob a ótica da tecnologia, considera os aspectos educacionais para compreensão dos estilos de aprendizagem no ensino superior. O objetivo da pesquisa foi investigar padrões e frequência de estilos de aprendizagem em alunos e professores de um Centro Universitário do interior paulista, através de questionário eletrônico abrangendo 50 cursos, subdivididos em quatro grandes áreas do conhecimento. A metodologia foi aplicar um questionário à 165 professores e 5.317 alunos baseados nos estudos desenvolvidos por Felder-Soloman (1991) e apresentar gráficos comparativos entre alunos de mesma área do conhecimento, áreas distintas e ainda, comparação entre estilos de aprendizagem de professores e alunos de mesma área. Justifica-se a pesquisa como sendo uma ferramenta de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, pois possibilita ao docente utilizar-se do material apresentado para verificar e adaptar sua metodologia de ensino às turmas específicas, diferenciando seu estilo de aula em áreas diferentes do conhecimento, e por outro lado, os dados da pesquisa podem desenvolver nos alunos melhoria de aprendizagem em relação aos estilos em que possuem mais fragilidade. Conclui-se que o conhecimento dos estilos de aprendizagem de alunos e docentes, possibilita compreender as melhores ferramentas metodológicas de ensino e potencialização dos recursos disponíveis, além de esclarecer problemas de aprendizagem que podem ocorrer em determinada turma ou individualmente por um aluno, podendo ainda fomentar a gestão acadêmica destes e de outros elementos para tomada de decisão. |
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2020-02-07T21:21:30Z20202020-02-07T21:21:30Z2019-06-04CALEGARI, R. P. Estilos de Aprendizagem no Ensino Superior – Estudo de Casos com Docentes e Discentes de uma instituição de Ensino. 2019. 168 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/323A presente tese, contextualizada na Sociedade atual, sob a ótica da tecnologia, considera os aspectos educacionais para compreensão dos estilos de aprendizagem no ensino superior. O objetivo da pesquisa foi investigar padrões e frequência de estilos de aprendizagem em alunos e professores de um Centro Universitário do interior paulista, através de questionário eletrônico abrangendo 50 cursos, subdivididos em quatro grandes áreas do conhecimento. A metodologia foi aplicar um questionário à 165 professores e 5.317 alunos baseados nos estudos desenvolvidos por Felder-Soloman (1991) e apresentar gráficos comparativos entre alunos de mesma área do conhecimento, áreas distintas e ainda, comparação entre estilos de aprendizagem de professores e alunos de mesma área. Justifica-se a pesquisa como sendo uma ferramenta de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, pois possibilita ao docente utilizar-se do material apresentado para verificar e adaptar sua metodologia de ensino às turmas específicas, diferenciando seu estilo de aula em áreas diferentes do conhecimento, e por outro lado, os dados da pesquisa podem desenvolver nos alunos melhoria de aprendizagem em relação aos estilos em que possuem mais fragilidade. Conclui-se que o conhecimento dos estilos de aprendizagem de alunos e docentes, possibilita compreender as melhores ferramentas metodológicas de ensino e potencialização dos recursos disponíveis, além de esclarecer problemas de aprendizagem que podem ocorrer em determinada turma ou individualmente por um aluno, podendo ainda fomentar a gestão acadêmica destes e de outros elementos para tomada de decisão.The present thesis, contextualized in the current Society, from the perspective of technology, considers educational aspects to understand the learning styles in higher education. The objective of the research was to investigate patterns and frequency of learning styles in students and teachers of a University Center in the interior of São Paulo, through an electronic questionnaire covering 50 courses, subdivided into four major areas of knowledge. The methodology was to apply a questionnaire to 165 teachers and 5,317 students based on the studies developed by Felder-Soloman (1991) and to present comparative graphs between students of the same area of knowledge, distinct areas and also, comparison between learning styles of teachers and students of same area.The research is justified as a tool to aid the teaching-learning process, since it enables the teacher to use the presented material to verify and adapt his teaching methodology to specific classes, differentiating his / her classroom style in different areas of the classroom. knowledge, and on the other hand, research data can develop in students improved learning in relation to the styles in which they have more fragility. It is concluded that the knowledge of the learning styles of students and teachers, makes it possible to understand the best methodological tools of teaching and potentialization of the available resources, besides clarifying learning problems that can occur in a certain class or individually by a student, and may foster the academic management of these and other elements for decision making.porUniversidade Cruzeiro do SulDoutorado em Ensino de Ciências e MatemáticaCruzeiro do SulBrasilCampus LiberdadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOEnsinoAprendizagemEstilos de aprendizagemProcesso de ensino-aprendizagemEstilos de aprendizagem no ensino superior: estudo de casos com docentes e discentes de uma instituição de ensinoLearning Styles in Higher Education - Case Studies with Teachers and Students of a Teaching Institutioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAmaral, Luiz Henrique53708288904http://lattes.cnpq.br/9236460697553047Amaral, Luiz Henrique53708288904http://lattes.cnpq.br/9236460697553047Mantovani, Edemir Celsohttp://lattes.cnpq.br/5741846642136463Santos, Marcio Eugen Klingenschmid Lopes doshttp://lattes.cnpq.br/1683865646695621Schimiguel, Julianohttp://lattes.cnpq.br/0047384210554210Cunha, Marcelo Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/234537488668793315058047870http://lattes.cnpq.br/8703472138315213Calegari, Ricardo PereiraALLIPRANDINI, P. 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Disponível em: http://www4.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/Papers/ Secondtier.html>. Acesso em 24/07/2017. FELDER, R.M.; SILVERMAN, L.K. Learning and teaching styles in engineering education. Journal of Engineering Education, v. 78, n. 7, p. 674-681, (prefácio de 2002). Disponível em: <http://www4.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/ public/Papers/LS-1988.pdf>. acesso em: 28/06/2017. FELDER, R. M.; SPURLIN, J. E. Applications, reliability, and validity of the index of learning styles. International Journal of Engineering Education, Washington, v. 21, n. 1, p. 103-112, 2005. Disponível em: <http://www4.ncsu.edu/unity/lockers/users /f/felder/public/ILSdir/ILS_Validation(IJEE).pdf>. Acesso em: 28/06/2017. FILHO, A. C. L. M. Pessoal e intransferível: a relevância dos estilos de aprendizagem nas aulas de línguas estrangeiras. RBLA, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 313-343, 2013. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 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CALEGARI, R. P. Estilos de Aprendizagem no Ensino Superior – Estudo de Casos com Docentes e Discentes de uma instituição de Ensino. 2019. 168 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019. |
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