Mais Leonardos e menos Pinóquios: A Pedagogia de Rubem Alves e a valorização do prazer e da criatividade dos educandos
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Reflexus (Online) |
Texto Completo: | https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/240 |
Resumo: | Resumo: Grande parte da obra de Rubem Alves é dedicada ao campo educacional. Coerente com toda a sua produção em diversas áreas com Teologia, Psicanálise e Literatura infantil, neste campo ele fez uma crítica mordaz ao pensamento conservador, lançando mão do uso de imagens que dão um brilho único a suas reflexões. Ele utilizou as figuras de Pinóquio e Leonardo da Vinci para criticar a pedagogia tradicional: Pinóquio às avessas para mostrar que as escolas transformam seres de carne e osso em “bonecos de pau”; Leonardo da Vinci como exemplo de como uma educação que valorize o prazer e o desejo e a imaginação da criança pode formar adultos criativos e cada vez mais originais e humanos.Palavras-chave: Rubem Alves. Pedagogia. Desejo. Prazer. Imaginação.Abstract: Much of Rubem Alves’ work is dedicated to Education. In this field – in a way that is consistent with all of his production in several other areas such as Theology, Psychoanalysis and Children’s Literature – he made a scathing criticism of conservative thinking by making use of images that are a hallmark of his thought in this area. He used the figures of Pinocchio and Leonardo da Vinci to criticize traditional pedagogy: A Pinocchio in reverse shows that schools transforms beings of flesh and bones into “wooden puppets”; and Leonardo da Vinci serves as an example of how an Education that values pleasure, desire, and children’s imagination could develop creative and increasingly unique and human adults.Keywords: Rubem Alves. Pedagogy. Desire. Pleasure. Imagination. |
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Mais Leonardos e menos Pinóquios: A Pedagogia de Rubem Alves e a valorização do prazer e da criatividade dos educandosResumo: Grande parte da obra de Rubem Alves é dedicada ao campo educacional. Coerente com toda a sua produção em diversas áreas com Teologia, Psicanálise e Literatura infantil, neste campo ele fez uma crítica mordaz ao pensamento conservador, lançando mão do uso de imagens que dão um brilho único a suas reflexões. Ele utilizou as figuras de Pinóquio e Leonardo da Vinci para criticar a pedagogia tradicional: Pinóquio às avessas para mostrar que as escolas transformam seres de carne e osso em “bonecos de pau”; Leonardo da Vinci como exemplo de como uma educação que valorize o prazer e o desejo e a imaginação da criança pode formar adultos criativos e cada vez mais originais e humanos.Palavras-chave: Rubem Alves. Pedagogia. Desejo. Prazer. Imaginação.Abstract: Much of Rubem Alves’ work is dedicated to Education. In this field – in a way that is consistent with all of his production in several other areas such as Theology, Psychoanalysis and Children’s Literature – he made a scathing criticism of conservative thinking by making use of images that are a hallmark of his thought in this area. He used the figures of Pinocchio and Leonardo da Vinci to criticize traditional pedagogy: A Pinocchio in reverse shows that schools transforms beings of flesh and bones into “wooden puppets”; and Leonardo da Vinci serves as an example of how an Education that values pleasure, desire, and children’s imagination could develop creative and increasingly unique and human adults.Keywords: Rubem Alves. Pedagogy. Desire. Pleasure. Imagination.Faculdade Unida de Vitória2015-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/24010.20890/reflexus.v8i12.240REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 8 No. 12 (2014); 199-214REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 8 n. 12 (2014); 199-2142358-487410.20890/reflexus.v8i12reponame:Reflexus (Online)instname:Faculdade Unida (UNIDA)instacron:UNIDAporhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/240/255Copyright (c) 2015 Reuber Gerbassi Scofanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessScofano, Reuber Gerbassi2018-03-07T07:19:52Zoai:revista.fuv.edu.br:article/240Revistahttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexusPRIhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/oai||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br2358-48741982-0828opendoar:2018-03-07T07:19:52Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)false |
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