O Evangelho de Marcos: Uma análise semiótica de um Cristo carnavalizado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Reflexus (Online) |
Texto Completo: | https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/280 |
Resumo: | Este artigo analisaa perícope de Marcos 11,1-11 sob o prisma da Semiótica Greimasiana. Para tanto, a abordagem da pesquisa é qualitativa, por trabalhar com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valorese atitudes. No que se refere ao método, a Semiótica Greimasiana interessa-se pelo texto como um todo, e aceita o fato de o texto não ser a simples soma de frases. Dessa maneira, busca-se integrar, por meio da enunciação, a análise interna do texto, fundamental para que se reconheçam os mecanismos e regras de geração do discurso, com a análise externa do contexto histórico em que o texto está inserido. O artigo baseia-se também na referência do mundo carnavalizado apontado por Bakhtin, levantando figuras que, relacionadas às ancoragens de tempo e espaço, remetem à necessidade de libertação diante da situação de opressão vivida pela comunidade retratada em Marcos.This paper analyzes the pericope of Mark 11,1-11 from the perspective of Greimas’s Semiotics. It is a qualitative research because it deals with the universe of meanings, motives, aspirations, beliefs, values and attitudes. As method, Greimas’s Semiotics is interested in the text as a whole, and accept the fact that it isn’t the simple sum of sentences. In this way, the paper seeks to integrate through enunciation the internal analysis, which is fundamental to recognize the mechanisms and rules of generation of speech, with the external analysis of the historical context in which the text is inserted. The paper is also based on the world reference of carnival pointed out by Bakhtin, raising figures relating to anchorages of time and space, refer to the need to release before the oppressive situation experienced by the community portrayed in Mark. |
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O Evangelho de Marcos: Uma análise semiótica de um Cristo carnavalizadoEste artigo analisaa perícope de Marcos 11,1-11 sob o prisma da Semiótica Greimasiana. Para tanto, a abordagem da pesquisa é qualitativa, por trabalhar com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valorese atitudes. No que se refere ao método, a Semiótica Greimasiana interessa-se pelo texto como um todo, e aceita o fato de o texto não ser a simples soma de frases. Dessa maneira, busca-se integrar, por meio da enunciação, a análise interna do texto, fundamental para que se reconheçam os mecanismos e regras de geração do discurso, com a análise externa do contexto histórico em que o texto está inserido. O artigo baseia-se também na referência do mundo carnavalizado apontado por Bakhtin, levantando figuras que, relacionadas às ancoragens de tempo e espaço, remetem à necessidade de libertação diante da situação de opressão vivida pela comunidade retratada em Marcos.This paper analyzes the pericope of Mark 11,1-11 from the perspective of Greimas’s Semiotics. It is a qualitative research because it deals with the universe of meanings, motives, aspirations, beliefs, values and attitudes. As method, Greimas’s Semiotics is interested in the text as a whole, and accept the fact that it isn’t the simple sum of sentences. In this way, the paper seeks to integrate through enunciation the internal analysis, which is fundamental to recognize the mechanisms and rules of generation of speech, with the external analysis of the historical context in which the text is inserted. The paper is also based on the world reference of carnival pointed out by Bakhtin, raising figures relating to anchorages of time and space, refer to the need to release before the oppressive situation experienced by the community portrayed in Mark.Faculdade Unida de Vitória2015-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/28010.20890/reflexus.v9i13.280REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 9 No. 13 (2015); 53-69REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 9 n. 13 (2015); 53-692358-487410.20890/reflexus.v9i13reponame:Reflexus (Online)instname:Faculdade Unida (UNIDA)instacron:UNIDAporhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/280/261Copyright (c) 2015 Camila Leite Oliver Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Camila Leite Oliver2018-03-07T07:49:13Zoai:revista.fuv.edu.br:article/280Revistahttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexusPRIhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/oai||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br2358-48741982-0828opendoar:2018-03-07T07:49:13Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)false |
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