Currículo, diversidade religiosa e emoção: olhares multiculturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonsalves, Elisa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Salgueiro, Marilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Reflexus (Online)
Texto Completo: https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/833
Resumo: O artigo visa contribuir com a reflexão sobre as emoções e seu papel determinante no currículo. Destaca a importância dos olhares multiculturais para o tratamento dado às religiões nas escolas. É uma pesquisa bibliográfico-qualitativa partindo da ideia que o campo da educação emocional reconfigura a ideia de prática curricular. Para tanto, nesta reflexão, busca-se resgatar as principais contribuições teórico-metodológicas quando se trata do campo do currículo desde as suas origens bem como entender seus impactos para o cotidiano escolar, especificamente acerca dos seus desdobramentos nesse cotidiano. Conclui-se que o campo da educação emocional é fértil e traz elementos inovadores para a compreensão da prática curricular, favorecendo a emergência de novos olhares para a vida escolar.
id UNIDA-1_a207b58982838fe4d4d5c7e4a912ef0e
oai_identifier_str oai:revista.fuv.edu.br:article/833
network_acronym_str UNIDA-1
network_name_str Reflexus (Online)
repository_id_str
spelling Currículo, diversidade religiosa e emoção: olhares multiculturaisO artigo visa contribuir com a reflexão sobre as emoções e seu papel determinante no currículo. Destaca a importância dos olhares multiculturais para o tratamento dado às religiões nas escolas. É uma pesquisa bibliográfico-qualitativa partindo da ideia que o campo da educação emocional reconfigura a ideia de prática curricular. Para tanto, nesta reflexão, busca-se resgatar as principais contribuições teórico-metodológicas quando se trata do campo do currículo desde as suas origens bem como entender seus impactos para o cotidiano escolar, especificamente acerca dos seus desdobramentos nesse cotidiano. Conclui-se que o campo da educação emocional é fértil e traz elementos inovadores para a compreensão da prática curricular, favorecendo a emergência de novos olhares para a vida escolar.Faculdade Unida de Vitória2019-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/83310.20890/reflexus.v13i21.833REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 13 No. 21 (2019); 297-320REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 13 n. 21 (2019); 297-3202358-487410.20890/reflexus.v13i21reponame:Reflexus (Online)instname:Faculdade Unida (UNIDA)instacron:UNIDAporhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/833/975Copyright (c) 2019 marilene salgueiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonsalves, ElisaSalgueiro, Marilene2019-11-22T14:08:29Zoai:revista.fuv.edu.br:article/833Revistahttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexusPRIhttps://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/oai||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br2358-48741982-0828opendoar:2019-11-22T14:08:29Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo, diversidade religiosa e emoção: olhares multiculturais
title Currículo, diversidade religiosa e emoção: olhares multiculturais
spellingShingle Currículo, diversidade religiosa e emoção: olhares multiculturais
Gonsalves, Elisa
title_short Currículo, diversidade religiosa e emoção: olhares multiculturais
title_full Currículo, diversidade religiosa e emoção: olhares multiculturais
title_fullStr Currículo, diversidade religiosa e emoção: olhares multiculturais
title_full_unstemmed Currículo, diversidade religiosa e emoção: olhares multiculturais
title_sort Currículo, diversidade religiosa e emoção: olhares multiculturais
author Gonsalves, Elisa
author_facet Gonsalves, Elisa
Salgueiro, Marilene
author_role author
author2 Salgueiro, Marilene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonsalves, Elisa
Salgueiro, Marilene
description O artigo visa contribuir com a reflexão sobre as emoções e seu papel determinante no currículo. Destaca a importância dos olhares multiculturais para o tratamento dado às religiões nas escolas. É uma pesquisa bibliográfico-qualitativa partindo da ideia que o campo da educação emocional reconfigura a ideia de prática curricular. Para tanto, nesta reflexão, busca-se resgatar as principais contribuições teórico-metodológicas quando se trata do campo do currículo desde as suas origens bem como entender seus impactos para o cotidiano escolar, especificamente acerca dos seus desdobramentos nesse cotidiano. Conclui-se que o campo da educação emocional é fértil e traz elementos inovadores para a compreensão da prática curricular, favorecendo a emergência de novos olhares para a vida escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/833
10.20890/reflexus.v13i21.833
url https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/833
identifier_str_mv 10.20890/reflexus.v13i21.833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fuv.edu.br/index.php/reflexus/article/view/833/975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 marilene salgueiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 marilene salgueiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Unida de Vitória
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Unida de Vitória
dc.source.none.fl_str_mv REFLEXUS - Biannual Journal of Theology and Religious Studies; Vol. 13 No. 21 (2019); 297-320
REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões; v. 13 n. 21 (2019); 297-320
2358-4874
10.20890/reflexus.v13i21
reponame:Reflexus (Online)
instname:Faculdade Unida (UNIDA)
instacron:UNIDA
instname_str Faculdade Unida (UNIDA)
instacron_str UNIDA
institution UNIDA
reponame_str Reflexus (Online)
collection Reflexus (Online)
repository.name.fl_str_mv Reflexus (Online) - Faculdade Unida (UNIDA)
repository.mail.fl_str_mv ||joseadriano@faculdadeunida.com.br|| claudete@faculdadeunida.com.br
_version_ 1798325270758817792