Sobre os próprios pés: danças, feminismos e rebeldias na forma-ação política das mulheres
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7534 |
Resumo: | Performances, memórias e reflexões... O texto é o resultado de uma reção das minhas memórias dos muitos anos de experiência como bailarina profissional, em grupos de dança. Nesses contextos, o estudo de mulheres rebeldes ou revolucionárias configurou uma certa pedagogia da rebeldia, fundamental para influenciar minha formação como artista, pesquisadora e ativista. Inicio relatando o caminho poético para a criação da performance âSobre os próprios pésâ, realizada no II Encontro Literatura, Feminismos e Revolução, na UnB. Trata-se de um ponto de partida para refletir, por meio do meu corpo e de sua história, sobre os efeitos teórico-práticos do estudo de obras e ações polÃticas de autoria feminina. Em seguida, investigo o que seria a rebeldia, a quem estaria destinada e quais os desafios encontrados pelas mulheres â inclusive em contextos revolucionários, tais como a Revolução Francesa e a Revolução Soviética â para se rebelarem e se afirmarem como protagonistas de suas lutas contra as diferentes opressões. Por fim, retomando a história de Pagu, personagem central das minhas memórias reveladas no inÃcio do texto, abordo as dificuldades de ser mulher, também em contextos de militância polÃtica progressista, no Brasil. Eensaio uma conclusão que ressalta como uma pedagogia da rebeldia se mantem atual e necessária, para enfrentar os desafios das diferentes mulheres, em nosso contexto polÃtico e social. |
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Sobre os próprios pés: danças, feminismos e rebeldias na forma-ação política das mulheresFeminismo; Práxis; Autoria feminina; Rebeldia; PolÃtica das mulheres.Performances, memórias e reflexões... O texto é o resultado de uma reção das minhas memórias dos muitos anos de experiência como bailarina profissional, em grupos de dança. Nesses contextos, o estudo de mulheres rebeldes ou revolucionárias configurou uma certa pedagogia da rebeldia, fundamental para influenciar minha formação como artista, pesquisadora e ativista. Inicio relatando o caminho poético para a criação da performance âSobre os próprios pésâ, realizada no II Encontro Literatura, Feminismos e Revolução, na UnB. Trata-se de um ponto de partida para refletir, por meio do meu corpo e de sua história, sobre os efeitos teórico-práticos do estudo de obras e ações polÃticas de autoria feminina. Em seguida, investigo o que seria a rebeldia, a quem estaria destinada e quais os desafios encontrados pelas mulheres â inclusive em contextos revolucionários, tais como a Revolução Francesa e a Revolução Soviética â para se rebelarem e se afirmarem como protagonistas de suas lutas contra as diferentes opressões. Por fim, retomando a história de Pagu, personagem central das minhas memórias reveladas no inÃcio do texto, abordo as dificuldades de ser mulher, também em contextos de militância polÃtica progressista, no Brasil. Eensaio uma conclusão que ressalta como uma pedagogia da rebeldia se mantem atual e necessária, para enfrentar os desafios das diferentes mulheres, em nosso contexto polÃtico e social.Universidade Federal do AmapáMendes, Gigliola2023-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/753410.18468/pracs.2023v16n1.p%pPRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 16, n. 1 (2023): DOSSIÊ EPISTEMOLOGIAS FEMINISTASPRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 16, n. 1 (2023): DOSSIÊ EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS1984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7534/pdfDireitos autorais 2023 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-13T14:36:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7534Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2023-07-13T14:36:44PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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