Sobre os próprios pés: danças, feminismos e rebeldias na forma-ação política das mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Gigliola
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7534
Resumo: Performances, memórias e reflexões... O texto é o resultado de uma reção das minhas memórias dos muitos anos de experiência como bailarina profissional, em grupos de dança. Nesses contextos, o estudo de mulheres rebeldes ou revolucionárias configurou uma certa pedagogia da rebeldia, fundamental para influenciar minha formação como artista, pesquisadora e ativista. Inicio relatando o caminho poético para a criação da performance “Sobre os próprios pés”, realizada no II Encontro Literatura, Feminismos e Revolução, na UnB. Trata-se de um ponto de partida para refletir, por meio do meu corpo e de sua história, sobre os efeitos teórico-práticos do estudo de obras e ações políticas de autoria feminina. Em seguida, investigo o que seria a rebeldia, a quem estaria destinada e quais os desafios encontrados pelas mulheres – inclusive em contextos revolucionários, tais como a Revolução Francesa e a Revolução Soviética – para se rebelarem e se afirmarem como protagonistas de suas lutas contra as diferentes opressões. Por fim, retomando a história de Pagu, personagem central das minhas memórias reveladas no início do texto, abordo as dificuldades de ser mulher, também em contextos de militância política progressista, no Brasil. Eensaio uma conclusão que ressalta como uma pedagogia da rebeldia se mantem atual e necessária, para enfrentar os desafios das diferentes mulheres, em nosso contexto político e social.
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