Pesquisa e cidadania junto a comunidades tradicionais: notas para o debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, David Junior de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6964
Resumo: A questão que norteia este artigo resume-se a uma reflexão sobre elementos da natureza do ethos científico das Ciências Humanas e sobre possibilidades como transformá-lo. Considerando que o ethos científico foi formado na modernidade, portanto, mantém relações internas com o eurocentrismo e colonialismo – logo, avesso ao reconhecimento das cidadanias étnicas, a reflexão aqui apresentada pretende discutir prescrições metodológicas viáveis, não apenas recomendações na forma da execução da pesquisa, para que o trabalho de pesquisa efetivamente contribua para promoção da cidadania das populações com as quais trabalhamos. Propõe-se, portanto, não recomendações ao pesquisador, mas ideias para debate de uma possível reestruturação da metodologia científica de modo a incorporar elementos necessários à feitura de uma pesquisa que contribua de fato, e não apenas no discurso ou nas intenções, com a efetivação da cidadania de comunidades tradicionais e da descolonização. Defende-se que o ethos da/o pesquisador/a deve-se afastar-se e prevenir-se quanto ao ethos do extrativismo epistêmico; o ethos científico deve saber o que é lugar de fala  e protagonismo dos sujeitos sobre cuja história se escreve. 
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