A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Roniel Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Marcos Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6751
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir um caminho investigativo pautado na perspectiva pós-crítica. A pesquisa foi realizada com uma professora de educação básica que discutia em sua atividade docente questões relacionadas à cultura afro-brasileira, diversidade sexual e de gênero. A análise dessas vivências dessa professora ao discutir essas temáticas pode ser considerado como uma situação que destoa, tendo em vista o contexto das publicações em que diversos/as professores/as, mesmo após participarem de processos formativos não se perceberam aptos/as para discutirem diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar. Na reflexão deste caminho metodológico pós-críticos são discutidas algumas premissas compartilhadas, como o envolvimento do/a pesquisador/a com a pesquisa, a importância da linguagem nos processos produtivos, o reconhecimento da contingência do material empírico e as relações estabelecidas de aproximação estabelecidas com os/as participantes da pesquisa. Neste texto também é apresentada a entrevista narrativa como técnica de produção de material empírico e a análise a partir da teoria do discurso foucaultiana. Por fim, destaca-se que a perspectiva pós-crítica não se propõe a estabelecer verdades, compreendendo, no entanto, que existem regimes de verdades que sustentam epistemologicamente os nossos olhares a partir de uma perspectiva incompleta, provisória e cambiante.
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