A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6751 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir um caminho investigativo pautado na perspectiva pós-crítica. A pesquisa foi realizada com uma professora de educação básica que discutia em sua atividade docente questões relacionadas à cultura afro-brasileira, diversidade sexual e de gênero. A análise dessas vivências dessa professora ao discutir essas temáticas pode ser considerado como uma situação que destoa, tendo em vista o contexto das publicações em que diversos/as professores/as, mesmo após participarem de processos formativos não se perceberam aptos/as para discutirem diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar. Na reflexão deste caminho metodológico pós-críticos são discutidas algumas premissas compartilhadas, como o envolvimento do/a pesquisador/a com a pesquisa, a importância da linguagem nos processos produtivos, o reconhecimento da contingência do material empírico e as relações estabelecidas de aproximação estabelecidas com os/as participantes da pesquisa. Neste texto também é apresentada a entrevista narrativa como técnica de produção de material empírico e a análise a partir da teoria do discurso foucaultiana. Por fim, destaca-se que a perspectiva pós-crítica não se propõe a estabelecer verdades, compreendendo, no entanto, que existem regimes de verdades que sustentam epistemologicamente os nossos olhares a partir de uma perspectiva incompleta, provisória e cambiante. |
id |
UNIFAP-1_38259e8cfcb72059888bca22f0f7408e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6751 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticasciências sociais; pesquisas em educação; caminhos investigativos.Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir um caminho investigativo pautado na perspectiva pós-crítica. A pesquisa foi realizada com uma professora de educação básica que discutia em sua atividade docente questões relacionadas à cultura afro-brasileira, diversidade sexual e de gênero. A análise dessas vivências dessa professora ao discutir essas temáticas pode ser considerado como uma situação que destoa, tendo em vista o contexto das publicações em que diversos/as professores/as, mesmo após participarem de processos formativos não se perceberam aptos/as para discutirem diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar. Na reflexão deste caminho metodológico pós-críticos são discutidas algumas premissas compartilhadas, como o envolvimento do/a pesquisador/a com a pesquisa, a importância da linguagem nos processos produtivos, o reconhecimento da contingência do material empírico e as relações estabelecidas de aproximação estabelecidas com os/as participantes da pesquisa. Neste texto também é apresentada a entrevista narrativa como técnica de produção de material empírico e a análise a partir da teoria do discurso foucaultiana. Por fim, destaca-se que a perspectiva pós-crítica não se propõe a estabelecer verdades, compreendendo, no entanto, que existem regimes de verdades que sustentam epistemologicamente os nossos olhares a partir de uma perspectiva incompleta, provisória e cambiante.Universidade Federal do AmapáUniversidade EStadual do Sudoeste da BahiaFigueiredo, Roniel SantosSouza, Marcos Lopes de2022-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6751PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 2 (2021): METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: FUNDAMENTOS EPISTÊMICOS E INOVAÇÕES METODOLÓGICAS; 121-139PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 2 (2021): METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: FUNDAMENTOS EPISTÊMICOS E INOVAÇÕES METODOLÓGICAS; 121-1391984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6751/pdfDireitos autorais 2022 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-27T00:35:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6751Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2022-02-27T00:35:31PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas |
title |
A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas |
spellingShingle |
A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas Figueiredo, Roniel Santos ciências sociais; pesquisas em educação; caminhos investigativos. |
title_short |
A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas |
title_full |
A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas |
title_fullStr |
A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas |
title_full_unstemmed |
A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas |
title_sort |
A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas |
author |
Figueiredo, Roniel Santos |
author_facet |
Figueiredo, Roniel Santos Souza, Marcos Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Marcos Lopes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade EStadual do Sudoeste da Bahia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Roniel Santos Souza, Marcos Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciências sociais; pesquisas em educação; caminhos investigativos. |
topic |
ciências sociais; pesquisas em educação; caminhos investigativos. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir um caminho investigativo pautado na perspectiva pós-crítica. A pesquisa foi realizada com uma professora de educação básica que discutia em sua atividade docente questões relacionadas à cultura afro-brasileira, diversidade sexual e de gênero. A análise dessas vivências dessa professora ao discutir essas temáticas pode ser considerado como uma situação que destoa, tendo em vista o contexto das publicações em que diversos/as professores/as, mesmo após participarem de processos formativos não se perceberam aptos/as para discutirem diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar. Na reflexão deste caminho metodológico pós-críticos são discutidas algumas premissas compartilhadas, como o envolvimento do/a pesquisador/a com a pesquisa, a importância da linguagem nos processos produtivos, o reconhecimento da contingência do material empírico e as relações estabelecidas de aproximação estabelecidas com os/as participantes da pesquisa. Neste texto também é apresentada a entrevista narrativa como técnica de produção de material empírico e a análise a partir da teoria do discurso foucaultiana. Por fim, destaca-se que a perspectiva pós-crítica não se propõe a estabelecer verdades, compreendendo, no entanto, que existem regimes de verdades que sustentam epistemologicamente os nossos olhares a partir de uma perspectiva incompleta, provisória e cambiante. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6751 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6751/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 2 (2021): METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: FUNDAMENTOS EPISTÊMICOS E INOVAÇÕES METODOLÓGICAS; 121-139 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 2 (2021): METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: FUNDAMENTOS EPISTÊMICOS E INOVAÇÕES METODOLÓGICAS; 121-139 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1814256308258340864 |