A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Roniel Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Marcos Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6751
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir um caminho investigativo pautado na perspectiva pós-crítica. A pesquisa foi realizada com uma professora de educação básica que discutia em sua atividade docente questões relacionadas à cultura afro-brasileira, diversidade sexual e de gênero. A análise dessas vivências dessa professora ao discutir essas temáticas pode ser considerado como uma situação que destoa, tendo em vista o contexto das publicações em que diversos/as professores/as, mesmo após participarem de processos formativos não se perceberam aptos/as para discutirem diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar. Na reflexão deste caminho metodológico pós-críticos são discutidas algumas premissas compartilhadas, como o envolvimento do/a pesquisador/a com a pesquisa, a importância da linguagem nos processos produtivos, o reconhecimento da contingência do material empírico e as relações estabelecidas de aproximação estabelecidas com os/as participantes da pesquisa. Neste texto também é apresentada a entrevista narrativa como técnica de produção de material empírico e a análise a partir da teoria do discurso foucaultiana. Por fim, destaca-se que a perspectiva pós-crítica não se propõe a estabelecer verdades, compreendendo, no entanto, que existem regimes de verdades que sustentam epistemologicamente os nossos olhares a partir de uma perspectiva incompleta, provisória e cambiante.
id UNIFAP-1_38259e8cfcb72059888bca22f0f7408e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6751
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticasciências sociais; pesquisas em educação; caminhos investigativos.Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir um caminho investigativo pautado na perspectiva pós-crítica. A pesquisa foi realizada com uma professora de educação básica que discutia em sua atividade docente questões relacionadas à cultura afro-brasileira, diversidade sexual e de gênero. A análise dessas vivências dessa professora ao discutir essas temáticas pode ser considerado como uma situação que destoa, tendo em vista o contexto das publicações em que diversos/as professores/as, mesmo após participarem de processos formativos não se perceberam aptos/as para discutirem diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar. Na reflexão deste caminho metodológico pós-críticos são discutidas algumas premissas compartilhadas, como o envolvimento do/a pesquisador/a com a pesquisa, a importância da linguagem nos processos produtivos, o reconhecimento da contingência do material empírico e as relações estabelecidas de aproximação estabelecidas com os/as participantes da pesquisa. Neste texto também é apresentada a entrevista narrativa como técnica de produção de material empírico e a análise a partir da teoria do discurso foucaultiana. Por fim, destaca-se que a perspectiva pós-crítica não se propõe a estabelecer verdades, compreendendo, no entanto, que existem regimes de verdades que sustentam epistemologicamente os nossos olhares a partir de uma perspectiva incompleta, provisória e cambiante.Universidade Federal do AmapáUniversidade EStadual do Sudoeste da BahiaFigueiredo, Roniel SantosSouza, Marcos Lopes de2022-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6751PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 2 (2021): METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: FUNDAMENTOS EPISTÊMICOS E INOVAÇÕES METODOLÓGICAS; 121-139PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 2 (2021): METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: FUNDAMENTOS EPISTÊMICOS E INOVAÇÕES METODOLÓGICAS; 121-1391984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6751/pdfDireitos autorais 2022 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-27T00:35:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6751Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2022-02-27T00:35:31PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas
title A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas
spellingShingle A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas
Figueiredo, Roniel Santos
ciências sociais; pesquisas em educação; caminhos investigativos.
title_short A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas
title_full A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas
title_fullStr A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas
title_full_unstemmed A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas
title_sort A construção de caminhos metodológicos pautados em epistemologias pós-críticas
author Figueiredo, Roniel Santos
author_facet Figueiredo, Roniel Santos
Souza, Marcos Lopes de
author_role author
author2 Souza, Marcos Lopes de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade EStadual do Sudoeste da Bahia
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Roniel Santos
Souza, Marcos Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv ciências sociais; pesquisas em educação; caminhos investigativos.
topic ciências sociais; pesquisas em educação; caminhos investigativos.
description Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir um caminho investigativo pautado na perspectiva pós-crítica. A pesquisa foi realizada com uma professora de educação básica que discutia em sua atividade docente questões relacionadas à cultura afro-brasileira, diversidade sexual e de gênero. A análise dessas vivências dessa professora ao discutir essas temáticas pode ser considerado como uma situação que destoa, tendo em vista o contexto das publicações em que diversos/as professores/as, mesmo após participarem de processos formativos não se perceberam aptos/as para discutirem diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar. Na reflexão deste caminho metodológico pós-críticos são discutidas algumas premissas compartilhadas, como o envolvimento do/a pesquisador/a com a pesquisa, a importância da linguagem nos processos produtivos, o reconhecimento da contingência do material empírico e as relações estabelecidas de aproximação estabelecidas com os/as participantes da pesquisa. Neste texto também é apresentada a entrevista narrativa como técnica de produção de material empírico e a análise a partir da teoria do discurso foucaultiana. Por fim, destaca-se que a perspectiva pós-crítica não se propõe a estabelecer verdades, compreendendo, no entanto, que existem regimes de verdades que sustentam epistemologicamente os nossos olhares a partir de uma perspectiva incompleta, provisória e cambiante.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6751
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6751/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 2 (2021): METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: FUNDAMENTOS EPISTÊMICOS E INOVAÇÕES METODOLÓGICAS; 121-139
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 2 (2021): METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: FUNDAMENTOS EPISTÊMICOS E INOVAÇÕES METODOLÓGICAS; 121-139
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1814256308258340864