FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Heliadora Georgete Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lomba, Roni Mayer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2791
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar resultados da pesquisa sobre a formação inicial dos docentes das escolas do campo realizada nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo conveniados com o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É uma abordagem qualitativa, cuja metodologia constou de pesquisa documental com a análise de editais, projetos pedagógicos e o memorial dos cursos do Procampo e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas direcionadas aos egressos e docentes, a fim de discutir a materialização e os impactos dessa política na formação dos professores no Estado do Amapá. A análise dos dados revelou, de um lado, que a Licenciatura em Educação do Campo implantada na UNIFAP é um importante desafio para a instituição devido à falta de tradição com este modelo de licenciatura e, de outro, como um avanço para as políticas educativas de formação dos trabalhadores do campo
id UNIFAP-1_44f41f81cd8e4f17ffc5938da0be321d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2791
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAPEste artigo tem por objetivo apresentar resultados da pesquisa sobre a formação inicial dos docentes das escolas do campo realizada nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo conveniados com o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É uma abordagem qualitativa, cuja metodologia constou de pesquisa documental com a análise de editais, projetos pedagógicos e o memorial dos cursos do Procampo e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas direcionadas aos egressos e docentes, a fim de discutir a materialização e os impactos dessa política na formação dos professores no Estado do Amapá. A análise dos dados revelou, de um lado, que a Licenciatura em Educação do Campo implantada na UNIFAP é um importante desafio para a instituição devido à falta de tradição com este modelo de licenciatura e, de outro, como um avanço para as políticas educativas de formação dos trabalhadores do campoUniversidade Federal do AmapáCosta, Heliadora Georgete PereiraLomba, Roni Mayer2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/279110.18468/pracs.2016v9n3.p99-119PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 9, n. 3 (2016): MDR 10 anos; 99-119PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 9, n. 3 (2016): MDR 10 anos; 99-1191984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2791/haliadorav9n3.pdfDireitos autorais 2016 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-06T12:40:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2791Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2017-02-06T12:40:24PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP
title FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP
spellingShingle FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP
Costa, Heliadora Georgete Pereira
title_short FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP
title_full FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP
title_fullStr FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP
title_sort FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP
author Costa, Heliadora Georgete Pereira
author_facet Costa, Heliadora Georgete Pereira
Lomba, Roni Mayer
author_role author
author2 Lomba, Roni Mayer
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Heliadora Georgete Pereira
Lomba, Roni Mayer
description Este artigo tem por objetivo apresentar resultados da pesquisa sobre a formação inicial dos docentes das escolas do campo realizada nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo conveniados com o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É uma abordagem qualitativa, cuja metodologia constou de pesquisa documental com a análise de editais, projetos pedagógicos e o memorial dos cursos do Procampo e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas direcionadas aos egressos e docentes, a fim de discutir a materialização e os impactos dessa política na formação dos professores no Estado do Amapá. A análise dos dados revelou, de um lado, que a Licenciatura em Educação do Campo implantada na UNIFAP é um importante desafio para a instituição devido à falta de tradição com este modelo de licenciatura e, de outro, como um avanço para as políticas educativas de formação dos trabalhadores do campo
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2791
10.18468/pracs.2016v9n3.p99-119
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2791
identifier_str_mv 10.18468/pracs.2016v9n3.p99-119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2791/haliadorav9n3.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 9, n. 3 (2016): MDR 10 anos; 99-119
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 9, n. 3 (2016): MDR 10 anos; 99-119
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1814256307362856960