FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2791 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar resultados da pesquisa sobre a formação inicial dos docentes das escolas do campo realizada nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo conveniados com o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É uma abordagem qualitativa, cuja metodologia constou de pesquisa documental com a análise de editais, projetos pedagógicos e o memorial dos cursos do Procampo e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas direcionadas aos egressos e docentes, a fim de discutir a materialização e os impactos dessa política na formação dos professores no Estado do Amapá. A análise dos dados revelou, de um lado, que a Licenciatura em Educação do Campo implantada na UNIFAP é um importante desafio para a instituição devido à falta de tradição com este modelo de licenciatura e, de outro, como um avanço para as políticas educativas de formação dos trabalhadores do campo |
id |
UNIFAP-1_44f41f81cd8e4f17ffc5938da0be321d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2791 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAPEste artigo tem por objetivo apresentar resultados da pesquisa sobre a formação inicial dos docentes das escolas do campo realizada nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo conveniados com o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É uma abordagem qualitativa, cuja metodologia constou de pesquisa documental com a análise de editais, projetos pedagógicos e o memorial dos cursos do Procampo e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas direcionadas aos egressos e docentes, a fim de discutir a materialização e os impactos dessa política na formação dos professores no Estado do Amapá. A análise dos dados revelou, de um lado, que a Licenciatura em Educação do Campo implantada na UNIFAP é um importante desafio para a instituição devido à falta de tradição com este modelo de licenciatura e, de outro, como um avanço para as políticas educativas de formação dos trabalhadores do campoUniversidade Federal do AmapáCosta, Heliadora Georgete PereiraLomba, Roni Mayer2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/279110.18468/pracs.2016v9n3.p99-119PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 9, n. 3 (2016): MDR 10 anos; 99-119PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 9, n. 3 (2016): MDR 10 anos; 99-1191984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2791/haliadorav9n3.pdfDireitos autorais 2016 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-06T12:40:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2791Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2017-02-06T12:40:24PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP |
title |
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP Costa, Heliadora Georgete Pereira |
title_short |
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP |
title_full |
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP |
title_sort |
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP |
author |
Costa, Heliadora Georgete Pereira |
author_facet |
Costa, Heliadora Georgete Pereira Lomba, Roni Mayer |
author_role |
author |
author2 |
Lomba, Roni Mayer |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Heliadora Georgete Pereira Lomba, Roni Mayer |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar resultados da pesquisa sobre a formação inicial dos docentes das escolas do campo realizada nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo conveniados com o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É uma abordagem qualitativa, cuja metodologia constou de pesquisa documental com a análise de editais, projetos pedagógicos e o memorial dos cursos do Procampo e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas direcionadas aos egressos e docentes, a fim de discutir a materialização e os impactos dessa política na formação dos professores no Estado do Amapá. A análise dos dados revelou, de um lado, que a Licenciatura em Educação do Campo implantada na UNIFAP é um importante desafio para a instituição devido à falta de tradição com este modelo de licenciatura e, de outro, como um avanço para as políticas educativas de formação dos trabalhadores do campo |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2791 10.18468/pracs.2016v9n3.p99-119 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2791 |
identifier_str_mv |
10.18468/pracs.2016v9n3.p99-119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2791/haliadorav9n3.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 9, n. 3 (2016): MDR 10 anos; 99-119 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 9, n. 3 (2016): MDR 10 anos; 99-119 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1814256307362856960 |