A expansão da educação superior no Amapá: um estudo sobre o Procampo na UNIFAP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Georgete Pereira da Costa, Heliadora
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mayer Lomba, Roni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estação Científica (UNIFAP)
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1938
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação inicial dos educadores do campo no Estado do Amapá a partir da implantação do curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Para este estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica para subsidiar a revisão de literatura e a documental com a análise do projeto pedagógico e do memorial dos cursos, a fim de discutir a materialização e os impactos desta política na formação dos professores. Os resultados revelam a importância dos cursos ofertados aos docentes que atuam nas escolas do campo amapaense. A formação destes professores acontece com currículo, avaliação, espaço e tempo específicos, alicerçando-se na metodologia da Alternância Pedagógica, respeitando-se as particularidades da educação do campo. Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo são um avanço para o Estado do Amapá, uma vez que os sujeitos do campo foram historicamente excluídos das políticas públicas de educação no Brasil.Palavras-chave: Educação do Campo. Procampo. Movimentos Sociais. Formação de Educadores.
id UNIFAP-2_7f24ff2d867bfe3e5daef320d1d97f55
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1938
network_acronym_str UNIFAP-2
network_name_str Estação Científica (UNIFAP)
repository_id_str
spelling A expansão da educação superior no Amapá: um estudo sobre o Procampo na UNIFAPThe expansion of higher education in Amapá: a study on Procampo at the Federal University of AmapáEste artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação inicial dos educadores do campo no Estado do Amapá a partir da implantação do curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Para este estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica para subsidiar a revisão de literatura e a documental com a análise do projeto pedagógico e do memorial dos cursos, a fim de discutir a materialização e os impactos desta política na formação dos professores. Os resultados revelam a importância dos cursos ofertados aos docentes que atuam nas escolas do campo amapaense. A formação destes professores acontece com currículo, avaliação, espaço e tempo específicos, alicerçando-se na metodologia da Alternância Pedagógica, respeitando-se as particularidades da educação do campo. Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo são um avanço para o Estado do Amapá, uma vez que os sujeitos do campo foram historicamente excluídos das políticas públicas de educação no Brasil.Palavras-chave: Educação do Campo. Procampo. Movimentos Sociais. Formação de Educadores.This article aims to present reflections on the initial training of rural educators in the  State of Amapá through the implementation of Licenciate degree in Rural Education at the Federal University of Amapá (UNIFAP). For this study, the methodology used was the bibliographic research to subsidize the review of literature and documents with the analysis the pedagogical Project and the memorial of the courses of study in order to discuss the materialization and the impact of this policy on teacher education. The results show the importance of the degrees offered to teachers Who work in the rural schools of the State of Amapá. The education of these teachers happens with curriculum, assessment, specific space and time, basing on the methodology of the pedagogy of Alternation, respecting the particularities of  rural education. The licentiate degrees of Rural Education are a breakthrough for the State of Amapá, since the subjects of the rural education were historically excluded from public education policies in Brazil.Universidade Federal do AmapáGeorgete Pereira da Costa, HeliadoraMayer Lomba, Roni2016-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/193810.18468/estcien.2016v6n2.p91-104Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 91-104Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 91-1042179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1938/geogetev6n2.pdfDireitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-27T20:01:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1938Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-12-27T20:01:41Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv A expansão da educação superior no Amapá: um estudo sobre o Procampo na UNIFAP
The expansion of higher education in Amapá: a study on Procampo at the Federal University of Amapá
title A expansão da educação superior no Amapá: um estudo sobre o Procampo na UNIFAP
spellingShingle A expansão da educação superior no Amapá: um estudo sobre o Procampo na UNIFAP
Georgete Pereira da Costa, Heliadora
title_short A expansão da educação superior no Amapá: um estudo sobre o Procampo na UNIFAP
title_full A expansão da educação superior no Amapá: um estudo sobre o Procampo na UNIFAP
title_fullStr A expansão da educação superior no Amapá: um estudo sobre o Procampo na UNIFAP
title_full_unstemmed A expansão da educação superior no Amapá: um estudo sobre o Procampo na UNIFAP
title_sort A expansão da educação superior no Amapá: um estudo sobre o Procampo na UNIFAP
author Georgete Pereira da Costa, Heliadora
author_facet Georgete Pereira da Costa, Heliadora
Mayer Lomba, Roni
author_role author
author2 Mayer Lomba, Roni
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Georgete Pereira da Costa, Heliadora
Mayer Lomba, Roni
description Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação inicial dos educadores do campo no Estado do Amapá a partir da implantação do curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Para este estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica para subsidiar a revisão de literatura e a documental com a análise do projeto pedagógico e do memorial dos cursos, a fim de discutir a materialização e os impactos desta política na formação dos professores. Os resultados revelam a importância dos cursos ofertados aos docentes que atuam nas escolas do campo amapaense. A formação destes professores acontece com currículo, avaliação, espaço e tempo específicos, alicerçando-se na metodologia da Alternância Pedagógica, respeitando-se as particularidades da educação do campo. Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo são um avanço para o Estado do Amapá, uma vez que os sujeitos do campo foram historicamente excluídos das políticas públicas de educação no Brasil.Palavras-chave: Educação do Campo. Procampo. Movimentos Sociais. Formação de Educadores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1938
10.18468/estcien.2016v6n2.p91-104
url https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1938
identifier_str_mv 10.18468/estcien.2016v6n2.p91-104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1938/geogetev6n2.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 91-104
Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 91-104
2179-1902
reponame:Estação Científica (UNIFAP)
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str Estação Científica (UNIFAP)
collection Estação Científica (UNIFAP)
repository.name.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218201269731329