A expansão da educação superior no Amapá: um estudo sobre o Procampo na UNIFAP
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1938 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação inicial dos educadores do campo no Estado do Amapá a partir da implantação do curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Para este estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica para subsidiar a revisão de literatura e a documental com a análise do projeto pedagógico e do memorial dos cursos, a fim de discutir a materialização e os impactos desta política na formação dos professores. Os resultados revelam a importância dos cursos ofertados aos docentes que atuam nas escolas do campo amapaense. A formação destes professores acontece com currículo, avaliação, espaço e tempo específicos, alicerçando-se na metodologia da Alternância Pedagógica, respeitando-se as particularidades da educação do campo. Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo são um avanço para o Estado do Amapá, uma vez que os sujeitos do campo foram historicamente excluídos das políticas públicas de educação no Brasil.Palavras-chave: Educação do Campo. Procampo. Movimentos Sociais. Formação de Educadores. |
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A expansão da educação superior no Amapá: um estudo sobre o Procampo na UNIFAPThe expansion of higher education in Amapá: a study on Procampo at the Federal University of AmapáEste artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação inicial dos educadores do campo no Estado do Amapá a partir da implantação do curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Para este estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica para subsidiar a revisão de literatura e a documental com a análise do projeto pedagógico e do memorial dos cursos, a fim de discutir a materialização e os impactos desta política na formação dos professores. Os resultados revelam a importância dos cursos ofertados aos docentes que atuam nas escolas do campo amapaense. A formação destes professores acontece com currículo, avaliação, espaço e tempo específicos, alicerçando-se na metodologia da Alternância Pedagógica, respeitando-se as particularidades da educação do campo. Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo são um avanço para o Estado do Amapá, uma vez que os sujeitos do campo foram historicamente excluídos das políticas públicas de educação no Brasil.Palavras-chave: Educação do Campo. Procampo. Movimentos Sociais. Formação de Educadores.This article aims to present reflections on the initial training of rural educators in the State of Amapá through the implementation of Licenciate degree in Rural Education at the Federal University of Amapá (UNIFAP). For this study, the methodology used was the bibliographic research to subsidize the review of literature and documents with the analysis the pedagogical Project and the memorial of the courses of study in order to discuss the materialization and the impact of this policy on teacher education. The results show the importance of the degrees offered to teachers Who work in the rural schools of the State of Amapá. The education of these teachers happens with curriculum, assessment, specific space and time, basing on the methodology of the pedagogy of Alternation, respecting the particularities of rural education. The licentiate degrees of Rural Education are a breakthrough for the State of Amapá, since the subjects of the rural education were historically excluded from public education policies in Brazil.Universidade Federal do AmapáGeorgete Pereira da Costa, HeliadoraMayer Lomba, Roni2016-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/193810.18468/estcien.2016v6n2.p91-104Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 91-104Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 91-1042179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1938/geogetev6n2.pdfDireitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-27T20:01:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1938Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-12-27T20:01:41Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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