A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6988 |
Resumo: | O presente artigo é um recorte da dissertação intitulada: A prática de ensino de sociologia no ensino médio sob a perspectiva do desenvolvimento de projetos escolares: um olhar sobre a sustentabilidade, apresentada ao programa de mestrado – Profsocio/Unesp – Marilia/SP. Neste texto, dissertamos sobre os resultados de uma pesquisa-ação estruturada a partir de uma sequência didática aplicada para a primeirasérie do Ensino Médio, na Escola Estadual Cel. Eduardo de Souza Porto, localizada na cidade de Fernão/SP. O estudo prevê a valorização da Sociologia com base em atividades didáticas que privilegiem a pesquisa como proposta de ensino, a fim de auxiliar os estudantes a conhecerem sua realidade social e superarem o saber de senso comum, de modo a ampliar a capacidade de olhar as temáticas do mundo contemporâneo presentes nas teorias sociológicas e em ações sobre o meio ambiente e sustentabilidade, compartilhadas entre professor e aluno, buscando estranhar e desnaturalizar os processos econômicos, os agentes sociais e políticos intrínsecos à cadeia produtiva da soja no Brasil e do óleo de soja, comumente utilizado para preparar alimentos e descartado demaneira incorreta no meio ambiente local. As atividades propostas culminaram na confecção, pelos alunos, de um produto educomunicativo (fanzines), de modo a contribuir com o ensino de Sociologia, assim como, propôs-se inserir os estudantes no universo da pesquisa, por meio de formação de grupos de estudos de pré-iniciação científica no contexto escolar, com a apresentação de trabalhos em Congressos eSimpósios. O artigo apresenta o referencial teórico, o processo de aplicação da sequência didática e a produção discente. |
id |
UNIFAP-1_581545df1da5a2949fd019da82c95f44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6988 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de SolaPalavras-chave: Sociologia; Sequência didática; Meio ambiente; Óleo de sojaO presente artigo é um recorte da dissertação intitulada: A prática de ensino de sociologia no ensino médio sob a perspectiva do desenvolvimento de projetos escolares: um olhar sobre a sustentabilidade, apresentada ao programa de mestrado – Profsocio/Unesp – Marilia/SP. Neste texto, dissertamos sobre os resultados de uma pesquisa-ação estruturada a partir de uma sequência didática aplicada para a primeirasérie do Ensino Médio, na Escola Estadual Cel. Eduardo de Souza Porto, localizada na cidade de Fernão/SP. O estudo prevê a valorização da Sociologia com base em atividades didáticas que privilegiem a pesquisa como proposta de ensino, a fim de auxiliar os estudantes a conhecerem sua realidade social e superarem o saber de senso comum, de modo a ampliar a capacidade de olhar as temáticas do mundo contemporâneo presentes nas teorias sociológicas e em ações sobre o meio ambiente e sustentabilidade, compartilhadas entre professor e aluno, buscando estranhar e desnaturalizar os processos econômicos, os agentes sociais e políticos intrínsecos à cadeia produtiva da soja no Brasil e do óleo de soja, comumente utilizado para preparar alimentos e descartado demaneira incorreta no meio ambiente local. As atividades propostas culminaram na confecção, pelos alunos, de um produto educomunicativo (fanzines), de modo a contribuir com o ensino de Sociologia, assim como, propôs-se inserir os estudantes no universo da pesquisa, por meio de formação de grupos de estudos de pré-iniciação científica no contexto escolar, com a apresentação de trabalhos em Congressos eSimpósios. O artigo apresenta o referencial teórico, o processo de aplicação da sequência didática e a produção discente.Universidade Federal do AmapáFernandes, Sônia Aparecida de SenaVieira, Rosângela de Lima2023-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/698810.18468/pracs.2022v15n1.p%pPRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOSPRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS1984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6988/pdfDireitos autorais 2023 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-01T19:17:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6988Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2023-07-01T19:17:57PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola |
title |
A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola |
spellingShingle |
A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola Fernandes, Sônia Aparecida de Sena Palavras-chave: Sociologia; Sequência didática; Meio ambiente; Óleo de soja |
title_short |
A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola |
title_full |
A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola |
title_fullStr |
A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola |
title_full_unstemmed |
A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola |
title_sort |
A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola |
author |
Fernandes, Sônia Aparecida de Sena |
author_facet |
Fernandes, Sônia Aparecida de Sena Vieira, Rosângela de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Rosângela de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Sônia Aparecida de Sena Vieira, Rosângela de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Sociologia; Sequência didática; Meio ambiente; Óleo de soja |
topic |
Palavras-chave: Sociologia; Sequência didática; Meio ambiente; Óleo de soja |
description |
O presente artigo é um recorte da dissertação intitulada: A prática de ensino de sociologia no ensino médio sob a perspectiva do desenvolvimento de projetos escolares: um olhar sobre a sustentabilidade, apresentada ao programa de mestrado – Profsocio/Unesp – Marilia/SP. Neste texto, dissertamos sobre os resultados de uma pesquisa-ação estruturada a partir de uma sequência didática aplicada para a primeirasérie do Ensino Médio, na Escola Estadual Cel. Eduardo de Souza Porto, localizada na cidade de Fernão/SP. O estudo prevê a valorização da Sociologia com base em atividades didáticas que privilegiem a pesquisa como proposta de ensino, a fim de auxiliar os estudantes a conhecerem sua realidade social e superarem o saber de senso comum, de modo a ampliar a capacidade de olhar as temáticas do mundo contemporâneo presentes nas teorias sociológicas e em ações sobre o meio ambiente e sustentabilidade, compartilhadas entre professor e aluno, buscando estranhar e desnaturalizar os processos econômicos, os agentes sociais e políticos intrínsecos à cadeia produtiva da soja no Brasil e do óleo de soja, comumente utilizado para preparar alimentos e descartado demaneira incorreta no meio ambiente local. As atividades propostas culminaram na confecção, pelos alunos, de um produto educomunicativo (fanzines), de modo a contribuir com o ensino de Sociologia, assim como, propôs-se inserir os estudantes no universo da pesquisa, por meio de formação de grupos de estudos de pré-iniciação científica no contexto escolar, com a apresentação de trabalhos em Congressos eSimpósios. O artigo apresenta o referencial teórico, o processo de aplicação da sequência didática e a produção discente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6988 10.18468/pracs.2022v15n1.p%p |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6988 |
identifier_str_mv |
10.18468/pracs.2022v15n1.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6988/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1814256308284555264 |