A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sônia Aparecida de Sena
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vieira, Rosângela de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6988
Resumo: O presente artigo é um recorte da dissertação intitulada: A prática de ensino de sociologia no ensino médio sob a perspectiva do desenvolvimento de projetos escolares: um olhar sobre a sustentabilidade, apresentada ao programa de mestrado – Profsocio/Unesp – Marilia/SP. Neste texto, dissertamos sobre os resultados de uma pesquisa-ação estruturada a partir de uma sequência didática aplicada para a primeirasérie do Ensino Médio, na Escola Estadual Cel. Eduardo de Souza Porto, localizada na cidade de Fernão/SP. O estudo prevê a valorização da Sociologia com base em atividades didáticas que privilegiem a pesquisa como proposta de ensino, a fim de auxiliar os estudantes a conhecerem sua realidade social e superarem o saber de senso comum, de modo a ampliar a capacidade de olhar as temáticas do mundo contemporâneo presentes nas teorias sociológicas e em ações sobre o meio ambiente e sustentabilidade, compartilhadas entre professor e aluno, buscando estranhar e desnaturalizar os processos econômicos, os agentes sociais e políticos intrínsecos à cadeia produtiva da soja no Brasil e do óleo de soja, comumente utilizado para preparar alimentos e descartado demaneira incorreta no meio ambiente local. As atividades propostas culminaram na confecção, pelos alunos, de um produto educomunicativo (fanzines), de modo a contribuir com o ensino de Sociologia, assim como, propôs-se inserir os estudantes no universo da pesquisa, por meio de formação de grupos de estudos de pré-iniciação científica no contexto escolar, com a apresentação de trabalhos em Congressos eSimpósios. O artigo apresenta o referencial teórico, o processo de aplicação da sequência didática e a produção discente.
id UNIFAP-1_581545df1da5a2949fd019da82c95f44
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6988
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de SolaPalavras-chave: Sociologia; Sequência didática; Meio ambiente; Óleo de sojaO presente artigo é um recorte da dissertação intitulada: A prática de ensino de sociologia no ensino médio sob a perspectiva do desenvolvimento de projetos escolares: um olhar sobre a sustentabilidade, apresentada ao programa de mestrado – Profsocio/Unesp – Marilia/SP. Neste texto, dissertamos sobre os resultados de uma pesquisa-ação estruturada a partir de uma sequência didática aplicada para a primeirasérie do Ensino Médio, na Escola Estadual Cel. Eduardo de Souza Porto, localizada na cidade de Fernão/SP. O estudo prevê a valorização da Sociologia com base em atividades didáticas que privilegiem a pesquisa como proposta de ensino, a fim de auxiliar os estudantes a conhecerem sua realidade social e superarem o saber de senso comum, de modo a ampliar a capacidade de olhar as temáticas do mundo contemporâneo presentes nas teorias sociológicas e em ações sobre o meio ambiente e sustentabilidade, compartilhadas entre professor e aluno, buscando estranhar e desnaturalizar os processos econômicos, os agentes sociais e políticos intrínsecos à cadeia produtiva da soja no Brasil e do óleo de soja, comumente utilizado para preparar alimentos e descartado demaneira incorreta no meio ambiente local. As atividades propostas culminaram na confecção, pelos alunos, de um produto educomunicativo (fanzines), de modo a contribuir com o ensino de Sociologia, assim como, propôs-se inserir os estudantes no universo da pesquisa, por meio de formação de grupos de estudos de pré-iniciação científica no contexto escolar, com a apresentação de trabalhos em Congressos eSimpósios. O artigo apresenta o referencial teórico, o processo de aplicação da sequência didática e a produção discente.Universidade Federal do AmapáFernandes, Sônia Aparecida de SenaVieira, Rosângela de Lima2023-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/698810.18468/pracs.2022v15n1.p%pPRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOSPRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS1984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6988/pdfDireitos autorais 2023 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-01T19:17:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6988Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2023-07-01T19:17:57PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola
title A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola
spellingShingle A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola
Fernandes, Sônia Aparecida de Sena
Palavras-chave: Sociologia; Sequência didática; Meio ambiente; Óleo de soja
title_short A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola
title_full A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola
title_fullStr A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola
title_full_unstemmed A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola
title_sort A Sociologia Estruturada em Sequência Didática sobre Questões Ambientais: Estranhando e Desnaturalizando o uso e reuso do Óleo de Sola
author Fernandes, Sônia Aparecida de Sena
author_facet Fernandes, Sônia Aparecida de Sena
Vieira, Rosângela de Lima
author_role author
author2 Vieira, Rosângela de Lima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sônia Aparecida de Sena
Vieira, Rosângela de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Sociologia; Sequência didática; Meio ambiente; Óleo de soja
topic Palavras-chave: Sociologia; Sequência didática; Meio ambiente; Óleo de soja
description O presente artigo é um recorte da dissertação intitulada: A prática de ensino de sociologia no ensino médio sob a perspectiva do desenvolvimento de projetos escolares: um olhar sobre a sustentabilidade, apresentada ao programa de mestrado – Profsocio/Unesp – Marilia/SP. Neste texto, dissertamos sobre os resultados de uma pesquisa-ação estruturada a partir de uma sequência didática aplicada para a primeirasérie do Ensino Médio, na Escola Estadual Cel. Eduardo de Souza Porto, localizada na cidade de Fernão/SP. O estudo prevê a valorização da Sociologia com base em atividades didáticas que privilegiem a pesquisa como proposta de ensino, a fim de auxiliar os estudantes a conhecerem sua realidade social e superarem o saber de senso comum, de modo a ampliar a capacidade de olhar as temáticas do mundo contemporâneo presentes nas teorias sociológicas e em ações sobre o meio ambiente e sustentabilidade, compartilhadas entre professor e aluno, buscando estranhar e desnaturalizar os processos econômicos, os agentes sociais e políticos intrínsecos à cadeia produtiva da soja no Brasil e do óleo de soja, comumente utilizado para preparar alimentos e descartado demaneira incorreta no meio ambiente local. As atividades propostas culminaram na confecção, pelos alunos, de um produto educomunicativo (fanzines), de modo a contribuir com o ensino de Sociologia, assim como, propôs-se inserir os estudantes no universo da pesquisa, por meio de formação de grupos de estudos de pré-iniciação científica no contexto escolar, com a apresentação de trabalhos em Congressos eSimpósios. O artigo apresenta o referencial teórico, o processo de aplicação da sequência didática e a produção discente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6988
10.18468/pracs.2022v15n1.p%p
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6988
identifier_str_mv 10.18468/pracs.2022v15n1.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6988/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1814256308284555264