Entre o Kula e a Dádiva: confluências e de divergências entre duas categorias de pensamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5713 |
Resumo: | O trabalho, constituído de forma ensaística, se estrutura a partir da análise bibliográfica, de base hermêutica, de dois dos conceitos mais famosos e recorrentes nos estudos clássicos de teoria antropológica: a instituição do Kula, estudada por Bronislaw Malinowski, na Escola Britânica e os estudos sobre a Dádiva efetuados por Marcel Mauss na Escola Francesa, apontando as diferenças e semelhanças entre as duas abordagens. Propõe que há uma interpelação de base econômica em que ambos atuam no movimento das dinâmicas sociais do grupo, com a ressalva que todo e qualquer sistema de troca tem valor comercial, mas que não são absolutos e nem deve reduzir o fenômeno ao mercantilismo; e, posteriormente, no estabelecimento simbólico, dos valores de troca; e se distanciam na percepção da ideia de posse sobre o bem e de como este bem conduz o prestígio e as regras sociais que regulam as trocas. |
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Entre o Kula e a Dádiva: confluências e de divergências entre duas categorias de pensamentoTeoria Antropológica; Bronislaw Malinowski; Marcel Mauss; Categorias de Pensamento.O trabalho, constituído de forma ensaística, se estrutura a partir da análise bibliográfica, de base hermêutica, de dois dos conceitos mais famosos e recorrentes nos estudos clássicos de teoria antropológica: a instituição do Kula, estudada por Bronislaw Malinowski, na Escola Britânica e os estudos sobre a Dádiva efetuados por Marcel Mauss na Escola Francesa, apontando as diferenças e semelhanças entre as duas abordagens. Propõe que há uma interpelação de base econômica em que ambos atuam no movimento das dinâmicas sociais do grupo, com a ressalva que todo e qualquer sistema de troca tem valor comercial, mas que não são absolutos e nem deve reduzir o fenômeno ao mercantilismo; e, posteriormente, no estabelecimento simbólico, dos valores de troca; e se distanciam na percepção da ideia de posse sobre o bem e de como este bem conduz o prestígio e as regras sociais que regulam as trocas.Universidade Federal do AmapáBraga JR, Amaro Xavier2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5713PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 4 (2020): Ensino de Ciências Jurídicas: transversalidades epistêmicas e convergências contextuais; 307-315PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 4 (2020): Ensino de Ciências Jurídicas: transversalidades epistêmicas e convergências contextuais; 307-3151984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5713/amarov13n4.pdfDireitos autorais 2021 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-17T19:23:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5713Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2021-04-17T19:23:18PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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