O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7110 |
Resumo: | A presente pesquisa do tipo Estado da Arte apresentou as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard, por meio da análise dos artigos disponÃveis no Portal de Periódicos da CAPES. Diante do predomÃnio dos conceitos bachelardianos em diversas áreas do conhecimento, investigamos a prevalência dos estudos publicados que citam Bachelard como pressuposto epistemológico. Como objetivo, analisamos as pesquisas que abordam Bachelard e ensino, a nÃvel nacional, verificando se essas produções relacionam-se ao ensino de ciências. Assim, foram empregados os seguintes descritores conforme colocado por Megid Neto: Ano de Publicação, representando uma alta relativa nas pesquisas nessa área na última década; Ãrea de Pesquisa, indicando que mais da metade dos trabalhos contemplam o Ensino de Ciências; Foco Temático, que atribuiu destaque ao foco filosofia da ciência e, por fim elencou-se um descritor emergente que a partir dos dados extraÃdos para composição do corpus, contempla a frequência dos conceitos bachelardianos presentes nas publicações analisadas, sendo, EpistemologÃa Histórica, Obstáculos Epistemológicos e Perfil Epistemológico, como fundamentação ao referencial teórico das obras. |
id |
UNIFAP-1_653a8ee8f852cccc20dcbc040000beab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7110 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de CiênciasGaston Bachelard. Ensino de Ciências. Epistemologia Histórica. Obstáculos Epistemológicos. Perfil Epistemológico.A presente pesquisa do tipo Estado da Arte apresentou as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard, por meio da análise dos artigos disponÃveis no Portal de Periódicos da CAPES. Diante do predomÃnio dos conceitos bachelardianos em diversas áreas do conhecimento, investigamos a prevalência dos estudos publicados que citam Bachelard como pressuposto epistemológico. Como objetivo, analisamos as pesquisas que abordam Bachelard e ensino, a nÃvel nacional, verificando se essas produções relacionam-se ao ensino de ciências. Assim, foram empregados os seguintes descritores conforme colocado por Megid Neto: Ano de Publicação, representando uma alta relativa nas pesquisas nessa área na última década; Ãrea de Pesquisa, indicando que mais da metade dos trabalhos contemplam o Ensino de Ciências; Foco Temático, que atribuiu destaque ao foco filosofia da ciência e, por fim elencou-se um descritor emergente que a partir dos dados extraÃdos para composição do corpus, contempla a frequência dos conceitos bachelardianos presentes nas publicações analisadas, sendo, EpistemologÃa Histórica, Obstáculos Epistemológicos e Perfil Epistemológico, como fundamentação ao referencial teórico das obras.Universidade Federal do AmapáMorschheiser, Luana MarcieleAlonço, MayraSoares, Paola Andreza ÃvilaCarvalho, Marco Antonio BatistaDella Justina, Lourdes AparecidaLeite, Rosana Franzen2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7110PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 21-33PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 21-331984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7110/pdfDireitos autorais 2022 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-11T05:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7110Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2022-05-11T05:54:56PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências |
title |
O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências |
spellingShingle |
O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências Morschheiser, Luana Marciele Gaston Bachelard. Ensino de Ciências. Epistemologia Histórica. Obstáculos Epistemológicos. Perfil Epistemológico. |
title_short |
O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências |
title_full |
O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências |
title_fullStr |
O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências |
title_sort |
O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências |
author |
Morschheiser, Luana Marciele |
author_facet |
Morschheiser, Luana Marciele Alonço, Mayra Soares, Paola Andreza Ãvila Carvalho, Marco Antonio Batista Della Justina, Lourdes Aparecida Leite, Rosana Franzen |
author_role |
author |
author2 |
Alonço, Mayra Soares, Paola Andreza Ãvila Carvalho, Marco Antonio Batista Della Justina, Lourdes Aparecida Leite, Rosana Franzen |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morschheiser, Luana Marciele Alonço, Mayra Soares, Paola Andreza Ãvila Carvalho, Marco Antonio Batista Della Justina, Lourdes Aparecida Leite, Rosana Franzen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gaston Bachelard. Ensino de Ciências. Epistemologia Histórica. Obstáculos Epistemológicos. Perfil Epistemológico. |
topic |
Gaston Bachelard. Ensino de Ciências. Epistemologia Histórica. Obstáculos Epistemológicos. Perfil Epistemológico. |
description |
A presente pesquisa do tipo Estado da Arte apresentou as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard, por meio da análise dos artigos disponÃveis no Portal de Periódicos da CAPES. Diante do predomÃnio dos conceitos bachelardianos em diversas áreas do conhecimento, investigamos a prevalência dos estudos publicados que citam Bachelard como pressuposto epistemológico. Como objetivo, analisamos as pesquisas que abordam Bachelard e ensino, a nÃvel nacional, verificando se essas produções relacionam-se ao ensino de ciências. Assim, foram empregados os seguintes descritores conforme colocado por Megid Neto: Ano de Publicação, representando uma alta relativa nas pesquisas nessa área na última década; Ãrea de Pesquisa, indicando que mais da metade dos trabalhos contemplam o Ensino de Ciências; Foco Temático, que atribuiu destaque ao foco filosofia da ciência e, por fim elencou-se um descritor emergente que a partir dos dados extraÃdos para composição do corpus, contempla a frequência dos conceitos bachelardianos presentes nas publicações analisadas, sendo, EpistemologÃa Histórica, Obstáculos Epistemológicos e Perfil Epistemológico, como fundamentação ao referencial teórico das obras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7110 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7110/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 21-33 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 21-33 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1814256307307282432 |