O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morschheiser, Luana Marciele
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alonço, Mayra, Soares, Paola Andreza Ávila, Carvalho, Marco Antonio Batista, Della Justina, Lourdes Aparecida, Leite, Rosana Franzen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7110
Resumo: A presente pesquisa do tipo Estado da Arte apresentou as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard, por meio da análise dos artigos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. Diante do predomínio dos conceitos bachelardianos em diversas áreas do conhecimento, investigamos a prevalência dos estudos publicados que citam Bachelard como pressuposto epistemológico. Como objetivo, analisamos as pesquisas que abordam Bachelard e ensino, a nível nacional, verificando se essas produções relacionam-se ao ensino de ciências. Assim, foram empregados os seguintes descritores conforme colocado por Megid Neto: Ano de Publicação, representando uma alta relativa nas pesquisas nessa área na última década; Área de Pesquisa, indicando que mais da metade dos trabalhos contemplam o Ensino de Ciências;  Foco Temático, que atribuiu destaque ao foco filosofia da ciência e, por fim  elencou-se um descritor emergente que a partir dos dados extraídos para composição do corpus, contempla a frequência dos conceitos bachelardianos presentes nas publicações analisadas, sendo, Epistemología Histórica, Obstáculos Epistemológicos e Perfil Epistemológico, como fundamentação ao referencial teórico das obras.
id UNIFAP-1_653a8ee8f852cccc20dcbc040000beab
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7110
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de CiênciasGaston Bachelard. Ensino de Ciências. Epistemologia Histórica. Obstáculos Epistemológicos. Perfil Epistemológico.A presente pesquisa do tipo Estado da Arte apresentou as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard, por meio da análise dos artigos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. Diante do predomínio dos conceitos bachelardianos em diversas áreas do conhecimento, investigamos a prevalência dos estudos publicados que citam Bachelard como pressuposto epistemológico. Como objetivo, analisamos as pesquisas que abordam Bachelard e ensino, a nível nacional, verificando se essas produções relacionam-se ao ensino de ciências. Assim, foram empregados os seguintes descritores conforme colocado por Megid Neto: Ano de Publicação, representando uma alta relativa nas pesquisas nessa área na última década; Área de Pesquisa, indicando que mais da metade dos trabalhos contemplam o Ensino de Ciências;  Foco Temático, que atribuiu destaque ao foco filosofia da ciência e, por fim  elencou-se um descritor emergente que a partir dos dados extraídos para composição do corpus, contempla a frequência dos conceitos bachelardianos presentes nas publicações analisadas, sendo, Epistemología Histórica, Obstáculos Epistemológicos e Perfil Epistemológico, como fundamentação ao referencial teórico das obras.Universidade Federal do AmapáMorschheiser, Luana MarcieleAlonço, MayraSoares, Paola Andreza ÁvilaCarvalho, Marco Antonio BatistaDella Justina, Lourdes AparecidaLeite, Rosana Franzen2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7110PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 21-33PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 21-331984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7110/pdfDireitos autorais 2022 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-11T05:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7110Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2022-05-11T05:54:56PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências
title O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências
spellingShingle O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências
Morschheiser, Luana Marciele
Gaston Bachelard. Ensino de Ciências. Epistemologia Histórica. Obstáculos Epistemológicos. Perfil Epistemológico.
title_short O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências
title_full O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências
title_fullStr O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências
title_full_unstemmed O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências
title_sort O Estado da Arte sobre as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências
author Morschheiser, Luana Marciele
author_facet Morschheiser, Luana Marciele
Alonço, Mayra
Soares, Paola Andreza Ávila
Carvalho, Marco Antonio Batista
Della Justina, Lourdes Aparecida
Leite, Rosana Franzen
author_role author
author2 Alonço, Mayra
Soares, Paola Andreza Ávila
Carvalho, Marco Antonio Batista
Della Justina, Lourdes Aparecida
Leite, Rosana Franzen
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Morschheiser, Luana Marciele
Alonço, Mayra
Soares, Paola Andreza Ávila
Carvalho, Marco Antonio Batista
Della Justina, Lourdes Aparecida
Leite, Rosana Franzen
dc.subject.por.fl_str_mv Gaston Bachelard. Ensino de Ciências. Epistemologia Histórica. Obstáculos Epistemológicos. Perfil Epistemológico.
topic Gaston Bachelard. Ensino de Ciências. Epistemologia Histórica. Obstáculos Epistemológicos. Perfil Epistemológico.
description A presente pesquisa do tipo Estado da Arte apresentou as contribuições epistemológicas de Gaston Bachelard, por meio da análise dos artigos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. Diante do predomínio dos conceitos bachelardianos em diversas áreas do conhecimento, investigamos a prevalência dos estudos publicados que citam Bachelard como pressuposto epistemológico. Como objetivo, analisamos as pesquisas que abordam Bachelard e ensino, a nível nacional, verificando se essas produções relacionam-se ao ensino de ciências. Assim, foram empregados os seguintes descritores conforme colocado por Megid Neto: Ano de Publicação, representando uma alta relativa nas pesquisas nessa área na última década; Área de Pesquisa, indicando que mais da metade dos trabalhos contemplam o Ensino de Ciências;  Foco Temático, que atribuiu destaque ao foco filosofia da ciência e, por fim  elencou-se um descritor emergente que a partir dos dados extraídos para composição do corpus, contempla a frequência dos conceitos bachelardianos presentes nas publicações analisadas, sendo, Epistemología Histórica, Obstáculos Epistemológicos e Perfil Epistemológico, como fundamentação ao referencial teórico das obras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7110
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7110/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 21-33
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 21-33
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1814256307307282432