O estado da arte da pesquisa em educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências da Natureza na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Manuella Mattos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fenner, Roniere dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7358
Resumo: O presente artigo analisou os trabalhos produzidos sobre a temática Étnico-Racial no Ensino de Ciências da Natureza, desde 2003 até o atual período (2020). As bases de dados utilizadas foram o Portal da Capes, Scielo, Scopus, Redalyc e Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores: “étnico-racial(is)”, “ensino”, “ciências” e suas variações. Foram encontrados doze trabalhos específicos na área pesquisada. Em sua maioria, são trabalhos recentes (2015-2019), categorizados pelo foco investigativo em: “Ações afirmativas”, “Diálogos teóricos”, “Ensino e Aprendizagem” e “Formação de Professores”. Os trabalhos expressam discussões críticas e diversas acerca da identidade negra, através das representações nos livros didáticos e dos conhecimentos de matriz africana e afro-brasileira. Os artigos relatam experiências em diferentes áreas do conhecimento como Astronomia, Química e Evolução, em uma perspectiva multicultural crítica, que reconhece e valoriza a cultura negra.
id UNIFAP-1_abbf4469e3bd0ac8f89a8279c9b85137
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7358
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling O estado da arte da pesquisa em educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências da Natureza na educação básicaÉtnico-racial; Ensino de Ciências; Multicultural.O presente artigo analisou os trabalhos produzidos sobre a temática Étnico-Racial no Ensino de Ciências da Natureza, desde 2003 até o atual período (2020). As bases de dados utilizadas foram o Portal da Capes, Scielo, Scopus, Redalyc e Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores: “étnico-racial(is)”, “ensino”, “ciências” e suas variações. Foram encontrados doze trabalhos específicos na área pesquisada. Em sua maioria, são trabalhos recentes (2015-2019), categorizados pelo foco investigativo em: “Ações afirmativas”, “Diálogos teóricos”, “Ensino e Aprendizagem” e “Formação de Professores”. Os trabalhos expressam discussões críticas e diversas acerca da identidade negra, através das representações nos livros didáticos e dos conhecimentos de matriz africana e afro-brasileira. Os artigos relatam experiências em diferentes áreas do conhecimento como Astronomia, Química e Evolução, em uma perspectiva multicultural crítica, que reconhece e valoriza a cultura negra. Universidade Federal do AmapáCAPESdos Santos, Manuella MattosFenner, Roniere dos Santos2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7358PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 09-20PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 09-201984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7358/pdfDireitos autorais 2022 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-11T05:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7358Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2022-05-11T05:54:56PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estado da arte da pesquisa em educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências da Natureza na educação básica
title O estado da arte da pesquisa em educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências da Natureza na educação básica
spellingShingle O estado da arte da pesquisa em educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências da Natureza na educação básica
dos Santos, Manuella Mattos
Étnico-racial; Ensino de Ciências; Multicultural.
title_short O estado da arte da pesquisa em educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências da Natureza na educação básica
title_full O estado da arte da pesquisa em educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências da Natureza na educação básica
title_fullStr O estado da arte da pesquisa em educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências da Natureza na educação básica
title_full_unstemmed O estado da arte da pesquisa em educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências da Natureza na educação básica
title_sort O estado da arte da pesquisa em educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências da Natureza na educação básica
author dos Santos, Manuella Mattos
author_facet dos Santos, Manuella Mattos
Fenner, Roniere dos Santos
author_role author
author2 Fenner, Roniere dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Manuella Mattos
Fenner, Roniere dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Étnico-racial; Ensino de Ciências; Multicultural.
topic Étnico-racial; Ensino de Ciências; Multicultural.
description O presente artigo analisou os trabalhos produzidos sobre a temática Étnico-Racial no Ensino de Ciências da Natureza, desde 2003 até o atual período (2020). As bases de dados utilizadas foram o Portal da Capes, Scielo, Scopus, Redalyc e Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores: “étnico-racial(is)”, “ensino”, “ciências” e suas variações. Foram encontrados doze trabalhos específicos na área pesquisada. Em sua maioria, são trabalhos recentes (2015-2019), categorizados pelo foco investigativo em: “Ações afirmativas”, “Diálogos teóricos”, “Ensino e Aprendizagem” e “Formação de Professores”. Os trabalhos expressam discussões críticas e diversas acerca da identidade negra, através das representações nos livros didáticos e dos conhecimentos de matriz africana e afro-brasileira. Os artigos relatam experiências em diferentes áreas do conhecimento como Astronomia, Química e Evolução, em uma perspectiva multicultural crítica, que reconhece e valoriza a cultura negra.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7358
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7358/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 09-20
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 09-20
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1814256306000756736