Biopolí­tica, cultura escolar e Ditadura Civil-Militar no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, John Lennon Lima e
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Freitas, Felipe Sampaio, Lemos, Flávia Cristina Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7227
Resumo: A ditadura civil-militar perpetuou intensas modificações no âmbito educacional e cultural. Essas transformações são resultantes de mudanças institucionais que objetivaram a legitimação de um regime contraditório e arbitrário no qual utilizou a segurança nacional como justificativa para perpetuar o seu projeto civilizatório. O objetivo deste artigo é o de identificar as modificações no modelo de ensino propagado pela ditadura militar na cultura escolar, utilizando o modelo da biopolítica de Michel Foucault como referência, analisando seus efeitos na construção de uma cultura escolar onde predomina a disciplina e a obediência como mecanismo de docilização e seus possíveis efeitos na subjetividade de estudantes. O Recorte temporal utilizado foi entre os anos de 1968 e 1980, período que elucida as modificações na legislação escolar que deram suporte para as reformas educacionais objetivadas pelo regime militar. Buscaremos com isso levantar questões importantes sobre a cultura escolar e suas compreensões contemporâneas através dos elementos que compõe o ensino: currículos, estruturas, disciplinas, professores, alunos e legislações. Assim, compreender composição da Escola (enquanto instituição) nos ajudará a estabelecer reflexões importantes acerca disciplinarização estudantil e suas transformações ao longo do período que se perpetuou o autoritarismo recente no país e as consequências disso para posteridade. Concluímos com esse estudo é que a Escola durante o período que se estendeu a Ditadura Civil-Militar no Brasil faz parte de um corpo institucionalizado que manifestou mecanismos de controle e que historicamente serviu de suporte para a constituição de uma sociedade obediente, docilizada e que prezam valores morais de acordo com o seu projeto político de poder.
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