Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5367 |
Resumo: | Este artigo busca refletir sobre os espaços pensados e organizados para as crianças ao longo da história nas instituições escolares, marcados por mecanismos de disciplinamento e controle. Problematiza os espaços institucionalizados que, por vezes, se constituem como paisagens comuns nas formas de ser, estar e movimentar-se. Propõe a possibilidade de pensar e potencializar outras movimentações nos espaços, a partir do conceito de linhas em Deleuze e também da obra Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino. É um artigo de abordagem teórica, que propõe reflexões a cerca das temáticas acima já descritas, por isso, foi realizada uma revisão de bibliografia e não uma aplicação prática. |
id |
UNIFAP-1_7c4eb4218e1f93983a0b8a12af25b862 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5367 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis: Crianças. Escola. Organização dos espaços.Este artigo busca refletir sobre os espaços pensados e organizados para as crianças ao longo da história nas instituições escolares, marcados por mecanismos de disciplinamento e controle. Problematiza os espaços institucionalizados que, por vezes, se constituem como paisagens comuns nas formas de ser, estar e movimentar-se. Propõe a possibilidade de pensar e potencializar outras movimentações nos espaços, a partir do conceito de linhas em Deleuze e também da obra Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino. É um artigo de abordagem teórica, que propõe reflexões a cerca das temáticas acima já descritas, por isso, foi realizada uma revisão de bibliografia e não uma aplicação prática.Universidade Federal do AmapáRodrigues, AlineHorn, Cláudia Inês2020-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/536710.18468/pracs.2020v13n1.p141-148PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 1 (2020); 141-148PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 1 (2020); 141-1481984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5367/alinev13n1.pdfDireitos autorais 2020 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T17:21:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5367Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2021-02-16T17:21:10PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis |
title |
Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis |
spellingShingle |
Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis Rodrigues, Aline : Crianças. Escola. Organização dos espaços. |
title_short |
Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis |
title_full |
Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis |
title_fullStr |
Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis |
title_full_unstemmed |
Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis |
title_sort |
Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis |
author |
Rodrigues, Aline |
author_facet |
Rodrigues, Aline Horn, Cláudia Inês |
author_role |
author |
author2 |
Horn, Cláudia Inês |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Aline Horn, Cláudia Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
: Crianças. Escola. Organização dos espaços. |
topic |
: Crianças. Escola. Organização dos espaços. |
description |
Este artigo busca refletir sobre os espaços pensados e organizados para as crianças ao longo da história nas instituições escolares, marcados por mecanismos de disciplinamento e controle. Problematiza os espaços institucionalizados que, por vezes, se constituem como paisagens comuns nas formas de ser, estar e movimentar-se. Propõe a possibilidade de pensar e potencializar outras movimentações nos espaços, a partir do conceito de linhas em Deleuze e também da obra Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino. É um artigo de abordagem teórica, que propõe reflexões a cerca das temáticas acima já descritas, por isso, foi realizada uma revisão de bibliografia e não uma aplicação prática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5367 10.18468/pracs.2020v13n1.p141-148 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5367 |
identifier_str_mv |
10.18468/pracs.2020v13n1.p141-148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5367/alinev13n1.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 1 (2020); 141-148 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 1 (2020); 141-148 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1814256310436233216 |