Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Aline
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Horn, Cláudia Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5367
Resumo: Este artigo busca refletir sobre os espaços pensados e organizados para as crianças ao longo da história nas instituições escolares, marcados por mecanismos de disciplinamento e controle. Problematiza os espaços institucionalizados que, por vezes, se constituem como paisagens comuns nas formas de ser, estar e movimentar-se. Propõe a possibilidade de pensar e potencializar outras movimentações nos espaços, a partir do conceito de linhas em Deleuze e também da obra Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino. É um artigo de abordagem teórica, que propõe reflexões a cerca das temáticas acima já descritas, por isso, foi realizada uma revisão de bibliografia e não uma aplicação prática.
id UNIFAP-1_7c4eb4218e1f93983a0b8a12af25b862
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5367
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis: Crianças. Escola. Organização dos espaços.Este artigo busca refletir sobre os espaços pensados e organizados para as crianças ao longo da história nas instituições escolares, marcados por mecanismos de disciplinamento e controle. Problematiza os espaços institucionalizados que, por vezes, se constituem como paisagens comuns nas formas de ser, estar e movimentar-se. Propõe a possibilidade de pensar e potencializar outras movimentações nos espaços, a partir do conceito de linhas em Deleuze e também da obra Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino. É um artigo de abordagem teórica, que propõe reflexões a cerca das temáticas acima já descritas, por isso, foi realizada uma revisão de bibliografia e não uma aplicação prática.Universidade Federal do AmapáRodrigues, AlineHorn, Cláudia Inês2020-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/536710.18468/pracs.2020v13n1.p141-148PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 1 (2020); 141-148PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 1 (2020); 141-1481984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5367/alinev13n1.pdfDireitos autorais 2020 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T17:21:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5367Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2021-02-16T17:21:10PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis
title Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis
spellingShingle Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis
Rodrigues, Aline
: Crianças. Escola. Organização dos espaços.
title_short Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis
title_full Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis
title_fullStr Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis
title_full_unstemmed Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis
title_sort Os espaços nas instituições escolares: rastros de cidades invisíveis
author Rodrigues, Aline
author_facet Rodrigues, Aline
Horn, Cláudia Inês
author_role author
author2 Horn, Cláudia Inês
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Aline
Horn, Cláudia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv : Crianças. Escola. Organização dos espaços.
topic : Crianças. Escola. Organização dos espaços.
description Este artigo busca refletir sobre os espaços pensados e organizados para as crianças ao longo da história nas instituições escolares, marcados por mecanismos de disciplinamento e controle. Problematiza os espaços institucionalizados que, por vezes, se constituem como paisagens comuns nas formas de ser, estar e movimentar-se. Propõe a possibilidade de pensar e potencializar outras movimentações nos espaços, a partir do conceito de linhas em Deleuze e também da obra Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino. É um artigo de abordagem teórica, que propõe reflexões a cerca das temáticas acima já descritas, por isso, foi realizada uma revisão de bibliografia e não uma aplicação prática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5367
10.18468/pracs.2020v13n1.p141-148
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5367
identifier_str_mv 10.18468/pracs.2020v13n1.p141-148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5367/alinev13n1.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 1 (2020); 141-148
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 1 (2020); 141-148
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1814256310436233216