Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Isabel Bessa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2297
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da professora Clara Craveiro, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Após um conhecimento das instituições bem como dos grupos-alvo dos estágios nas duas valências: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tentou-se adaptar toda a prática pedagógica às características dos mesmos, tendo em vista a temática de investigação: a participação da criança na organização do espaço-sala. Desta forma, o presente trabalho contém uma análise, de acordo com a temática escolhida, dos dois estágios realizados, quer em Educação Pré-Escola como em 1º Ciclo do Ensino Básico. Contudo, ainda antes da apresentação desta análise dos dois estágios, são apresentadas várias teorias e perspetivas relativas à organização do espaço e à participação da criança, assim como são reveladas as técnicas e os instrumentos usados para a recolha dos dados. A apresentação e a discussão dos dados recolhidos da prática pedagógica permitiu analisar e refletir sobre as possibilidades e constrangimentos à participação da criança na organização do espaço-sala nas duas valências de estágio.
id RCAP_4f7ba3bd5cb582e35d26205cfd064eeb
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoOrganização do espaçoParticipação da criançaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da professora Clara Craveiro, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Após um conhecimento das instituições bem como dos grupos-alvo dos estágios nas duas valências: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tentou-se adaptar toda a prática pedagógica às características dos mesmos, tendo em vista a temática de investigação: a participação da criança na organização do espaço-sala. Desta forma, o presente trabalho contém uma análise, de acordo com a temática escolhida, dos dois estágios realizados, quer em Educação Pré-Escola como em 1º Ciclo do Ensino Básico. Contudo, ainda antes da apresentação desta análise dos dois estágios, são apresentadas várias teorias e perspetivas relativas à organização do espaço e à participação da criança, assim como são reveladas as técnicas e os instrumentos usados para a recolha dos dados. A apresentação e a discussão dos dados recolhidos da prática pedagógica permitiu analisar e refletir sobre as possibilidades e constrangimentos à participação da criança na organização do espaço-sala nas duas valências de estágio.2016-04-08T10:17:31Z2016-04-07T00:00:00Z2016-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2297TID:201114089porAlves, Ana Isabel Bessainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:59Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:08.882016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Alves, Ana Isabel Bessa
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Organização do espaço
Participação da criança
title_short Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Participação das crianças na organização do espaço-sala em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
author Alves, Ana Isabel Bessa
author_facet Alves, Ana Isabel Bessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Isabel Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Organização do espaço
Participação da criança
topic Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Organização do espaço
Participação da criança
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da professora Clara Craveiro, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Após um conhecimento das instituições bem como dos grupos-alvo dos estágios nas duas valências: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tentou-se adaptar toda a prática pedagógica às características dos mesmos, tendo em vista a temática de investigação: a participação da criança na organização do espaço-sala. Desta forma, o presente trabalho contém uma análise, de acordo com a temática escolhida, dos dois estágios realizados, quer em Educação Pré-Escola como em 1º Ciclo do Ensino Básico. Contudo, ainda antes da apresentação desta análise dos dois estágios, são apresentadas várias teorias e perspetivas relativas à organização do espaço e à participação da criança, assim como são reveladas as técnicas e os instrumentos usados para a recolha dos dados. A apresentação e a discussão dos dados recolhidos da prática pedagógica permitiu analisar e refletir sobre as possibilidades e constrangimentos à participação da criança na organização do espaço-sala nas duas valências de estágio.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-08T10:17:31Z
2016-04-07T00:00:00Z
2016-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2297
TID:201114089
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2297
identifier_str_mv TID:201114089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131625259270144