La Tradición de Investigación en Educación en Brasil y los Estudios Comparativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piovani, Juan Ignacio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Krawczyk, Nora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7025
Resumo: A partir da análise do desenvolvimento histórico da investigação emeducação no Brasil, neste artigo demonstra-se como esta remete-se a um conjunto de situações, processos e políticas resultantes de uma prática social e, portanto, está intimamente associada a relações sociais historicamente determinadas. Por outra parte, assinala-se que este tipo de investigação requer diferentes abordagens disciplinares, teóricas e metodológicas, colocando-se ênfase nos estudos comparativos. A partir de uma consideração geral sobre a comparação, sua estrutura lógica e seu papel na ciência se sustenta que, ainda quando se rechace o significado restritivo da comparação como método, existe certo consenso em torno da especificidade dos estudos comparativos nas Ciências Sociais. E, em relação com eles, aborda-se dois tipos específicos de estudos comparativos que tiveram relevância para a investigação educativa no Brasil e América Latina: os estudos cross-national e os estudos sócio-históricos.
id UNIFAP-1_872a2e768255997f862d7166c19e6e4d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7025
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling La Tradición de Investigación en Educación en Brasil y los Estudios Comparativosciências sociais, educação, Brasil, investigação comparativaA partir da análise do desenvolvimento histórico da investigação emeducação no Brasil, neste artigo demonstra-se como esta remete-se a um conjunto de situações, processos e políticas resultantes de uma prática social e, portanto, está intimamente associada a relações sociais historicamente determinadas. Por outra parte, assinala-se que este tipo de investigação requer diferentes abordagens disciplinares, teóricas e metodológicas, colocando-se ênfase nos estudos comparativos. A partir de uma consideração geral sobre a comparação, sua estrutura lógica e seu papel na ciência se sustenta que, ainda quando se rechace o significado restritivo da comparação como método, existe certo consenso em torno da especificidade dos estudos comparativos nas Ciências Sociais. E, em relação com eles, aborda-se dois tipos específicos de estudos comparativos que tiveram relevância para a investigação educativa no Brasil e América Latina: os estudos cross-national e os estudos sócio-históricos.Universidade Federal do AmapáPiovani, Juan IgnacioKrawczyk, Nora2023-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/702510.18468/pracs.2022v15n1.p%pPRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOSPRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS1984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7025/pdfDireitos autorais 2023 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-01T19:17:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7025Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2023-07-01T19:17:57PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv La Tradición de Investigación en Educación en Brasil y los Estudios Comparativos
title La Tradición de Investigación en Educación en Brasil y los Estudios Comparativos
spellingShingle La Tradición de Investigación en Educación en Brasil y los Estudios Comparativos
Piovani, Juan Ignacio
ciências sociais, educação, Brasil, investigação comparativa
title_short La Tradición de Investigación en Educación en Brasil y los Estudios Comparativos
title_full La Tradición de Investigación en Educación en Brasil y los Estudios Comparativos
title_fullStr La Tradición de Investigación en Educación en Brasil y los Estudios Comparativos
title_full_unstemmed La Tradición de Investigación en Educación en Brasil y los Estudios Comparativos
title_sort La Tradición de Investigación en Educación en Brasil y los Estudios Comparativos
author Piovani, Juan Ignacio
author_facet Piovani, Juan Ignacio
Krawczyk, Nora
author_role author
author2 Krawczyk, Nora
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Piovani, Juan Ignacio
Krawczyk, Nora
dc.subject.por.fl_str_mv ciências sociais, educação, Brasil, investigação comparativa
topic ciências sociais, educação, Brasil, investigação comparativa
description A partir da análise do desenvolvimento histórico da investigação emeducação no Brasil, neste artigo demonstra-se como esta remete-se a um conjunto de situações, processos e políticas resultantes de uma prática social e, portanto, está intimamente associada a relações sociais historicamente determinadas. Por outra parte, assinala-se que este tipo de investigação requer diferentes abordagens disciplinares, teóricas e metodológicas, colocando-se ênfase nos estudos comparativos. A partir de uma consideração geral sobre a comparação, sua estrutura lógica e seu papel na ciência se sustenta que, ainda quando se rechace o significado restritivo da comparação como método, existe certo consenso em torno da especificidade dos estudos comparativos nas Ciências Sociais. E, em relação com eles, aborda-se dois tipos específicos de estudos comparativos que tiveram relevância para a investigação educativa no Brasil e América Latina: os estudos cross-national e os estudos sócio-históricos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7025
10.18468/pracs.2022v15n1.p%p
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7025
identifier_str_mv 10.18468/pracs.2022v15n1.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7025/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218327801397248