Otros caminos decoloniales para la investigación en educación comparada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denise Bianca Maduro Silva Passades
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Luisa Fernanda Mejía Toro, Maria José Batista Pinto Flores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.25054/01240307.2165
http://hdl.handle.net/1843/53402
https://orcid.org/0000-0002-4909-1850
https://orcid.org/0000-0002-8029-6694
https://orcid.org/0000-0002-5268-645X
Resumo: A educação comparada é um campo de estudo que propõe analisar a formulação e implementação de políticas, programas e sistemas educacionais. Na produção científica em educação comparada na América Latina, duas narrativas diferentes podem ser identificadas: uma que é guiada pela transnacionalização e promove uma estrutura comum para influenciar políticas públicas dos sistemas nacionais de educação, com grande influência de organizações internacionais, e, por outro lado, umanarrativa crítica a esse modelo e que é proposta descolonial. A colonialidade baseia-se na imposição histórica de classificação de povos com base na visão eurocêntrica, que passou a classificar e definir cada uma das dimensões da existência individual e social. Com a naturalização desse processo de dominação e a hegemonia dos discursos, são estabelecidas as formas de colonialidade do poder, do ser e do conhecimento, as quais, atualmente, buscam manter as estruturas de poder a partir do estabelecimento de um padrão único de conhecimento, de ver o mundo e a nós mesmos. Este texto tem como objetivo explicar as diferenças entre as duas tendências no campo dos estudos em educação comparada, em oposição a uma perspectiva hegemônica das organizações internacionais, a uma perspectiva que em sua proposta e trabalho traz outras possibilidades de produção de conhecimento na América Latina. , com influência para as políticas educacionais da região. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão da literatura sobre o campo da educação comparada, focada na discussão epistemológica, em contraste com a abordagem dada pelos estudos promovidos por organizações internacionais a uma abordagem baseada em estudos culturais e pensamento descolonial. , presente em programas de pós-graduação em educação na região. Conclui-se que uma perspectiva descolonial da pesquisa em educação comparada significa mais "O que podemos aprender uns com os outros" e menos "O que os outros podem nos ensinar?"
id UFMG_67ba01c6481fafdd6f5c31af128ab52c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/53402
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Otros caminos decoloniales para la investigación en educación comparadaOutros caminhos decoloniais para a pesquisa em educação comparadaOther decolonial paths for research in comparative educationAmérica LatinaEducación comparadaInvestigaciónPosgradoEducaciónEducação - América LatinaEducação comparadaEducação - Pós-graduaçãoDescolonizaçãoA educação comparada é um campo de estudo que propõe analisar a formulação e implementação de políticas, programas e sistemas educacionais. Na produção científica em educação comparada na América Latina, duas narrativas diferentes podem ser identificadas: uma que é guiada pela transnacionalização e promove uma estrutura comum para influenciar políticas públicas dos sistemas nacionais de educação, com grande influência de organizações internacionais, e, por outro lado, umanarrativa crítica a esse modelo e que é proposta descolonial. A colonialidade baseia-se na imposição histórica de classificação de povos com base na visão eurocêntrica, que passou a classificar e definir cada uma das dimensões da existência individual e social. Com a naturalização desse processo de dominação e a hegemonia dos discursos, são estabelecidas as formas de colonialidade do poder, do ser e do conhecimento, as quais, atualmente, buscam manter as estruturas de poder a partir do estabelecimento de um padrão único de conhecimento, de ver o mundo e a nós mesmos. Este texto tem como objetivo explicar as diferenças entre as duas tendências no campo dos estudos em educação comparada, em oposição a uma perspectiva hegemônica das organizações internacionais, a uma perspectiva que em sua proposta e trabalho traz outras possibilidades de produção de conhecimento na América Latina. , com influência para as políticas educacionais da região. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão da literatura sobre o campo da educação comparada, focada na discussão epistemológica, em contraste com a abordagem dada pelos estudos promovidos por organizações internacionais a uma abordagem baseada em estudos culturais e pensamento descolonial. , presente em programas de pós-graduação em educação na região. Conclui-se que uma perspectiva descolonial da pesquisa em educação comparada significa mais "O que podemos aprender uns com os outros" e menos "O que os outros podem nos ensinar?"La educación comparada es un campo de estudio que propone analizar la formulación e implementación de políticas, programas y sistemas educativos. En la producción científica en educación comparada en América Latina, puede identificarse dos narrativas distintas: Una que es pautada por la transnacionalización y promueve un marco común para influenciar las políticas públicas de los sistemas nacionales de educación, con una gran influencia de los organismos internacionales, y, por otro lado, una narrativa crítica a ese modelo y que se propone decolonial. La colonialidad se fundamenta en la imposición histórica de clasificación de los pueblos a partir de la visión eurocéntrica, que pasóa clasificar y definir cada una de las dimensiones de la existencia individual y social. Con la naturalización de ese proceso de dominación y de la hegemonía de los discursos, se establecen las formas de colonialidad del poder, del ser y del saber, que, en la actualidad, se orienta por la permanenciade las estructuras de poder a partir del establecimiento de un patrón únicode conocimiento, de ver al mundo y a nosotros mismos. El presente texto tiene como objetivo explicar las diferencias entre las dos tendencias del campo de estudios en educación comparada, en contraposición a unaperspectiva hegemónica de los organismos internacionales a una perspectiva que en su propuesta y quehacer trae otras posibilidades de producción de conocimiento en América Latina, con influencia para las políticas educativas de la región. Para conseguir el objetivo propuesto, se realizó una revisión bibliográfica del campo de la educación comparada, enfocada en la discusión epistemológica, en contraposición al abordaje dado por los estudios promovidos por los organismos internacionales a un abordaje fundamentado en los estudios culturales y en el pensamiento decolonial, presente en programas de posgrado en educación en la región. Se concluye que una perspectiva decolonial para las investigaciones en educación comparada significa más “Lo que podemos aprenderunos con los otros” y menos “¿Qué pueden enseñarnos los otros?”.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOPROEX - PRO-REITORIA DE EXTENSAOUFMG2023-05-15T21:01:09Z2023-05-15T21:01:09Z2019-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.25054/01240307.21652538-9572http://hdl.handle.net/1843/53402https://orcid.org/0000-0002-4909-1850https://orcid.org/0000-0002-8029-6694https://orcid.org/0000-0002-5268-645XspaRevista Paideia SurcolombianaDenise Bianca Maduro Silva PassadesLuisa Fernanda Mejía ToroMaria José Batista Pinto Floresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-05-15T21:01:09Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/53402Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-05-15T21:01:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Otros caminos decoloniales para la investigación en educación comparada
Outros caminhos decoloniais para a pesquisa em educação comparada
Other decolonial paths for research in comparative education
title Otros caminos decoloniales para la investigación en educación comparada
spellingShingle Otros caminos decoloniales para la investigación en educación comparada
Denise Bianca Maduro Silva Passades
América Latina
Educación comparada
Investigación
Posgrado
Educación
Educação - América Latina
Educação comparada
Educação - Pós-graduação
Descolonização
title_short Otros caminos decoloniales para la investigación en educación comparada
title_full Otros caminos decoloniales para la investigación en educación comparada
title_fullStr Otros caminos decoloniales para la investigación en educación comparada
title_full_unstemmed Otros caminos decoloniales para la investigación en educación comparada
title_sort Otros caminos decoloniales para la investigación en educación comparada
author Denise Bianca Maduro Silva Passades
author_facet Denise Bianca Maduro Silva Passades
Luisa Fernanda Mejía Toro
Maria José Batista Pinto Flores
author_role author
author2 Luisa Fernanda Mejía Toro
Maria José Batista Pinto Flores
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Denise Bianca Maduro Silva Passades
Luisa Fernanda Mejía Toro
Maria José Batista Pinto Flores
dc.subject.por.fl_str_mv América Latina
Educación comparada
Investigación
Posgrado
Educación
Educação - América Latina
Educação comparada
Educação - Pós-graduação
Descolonização
topic América Latina
Educación comparada
Investigación
Posgrado
Educación
Educação - América Latina
Educação comparada
Educação - Pós-graduação
Descolonização
description A educação comparada é um campo de estudo que propõe analisar a formulação e implementação de políticas, programas e sistemas educacionais. Na produção científica em educação comparada na América Latina, duas narrativas diferentes podem ser identificadas: uma que é guiada pela transnacionalização e promove uma estrutura comum para influenciar políticas públicas dos sistemas nacionais de educação, com grande influência de organizações internacionais, e, por outro lado, umanarrativa crítica a esse modelo e que é proposta descolonial. A colonialidade baseia-se na imposição histórica de classificação de povos com base na visão eurocêntrica, que passou a classificar e definir cada uma das dimensões da existência individual e social. Com a naturalização desse processo de dominação e a hegemonia dos discursos, são estabelecidas as formas de colonialidade do poder, do ser e do conhecimento, as quais, atualmente, buscam manter as estruturas de poder a partir do estabelecimento de um padrão único de conhecimento, de ver o mundo e a nós mesmos. Este texto tem como objetivo explicar as diferenças entre as duas tendências no campo dos estudos em educação comparada, em oposição a uma perspectiva hegemônica das organizações internacionais, a uma perspectiva que em sua proposta e trabalho traz outras possibilidades de produção de conhecimento na América Latina. , com influência para as políticas educacionais da região. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão da literatura sobre o campo da educação comparada, focada na discussão epistemológica, em contraste com a abordagem dada pelos estudos promovidos por organizações internacionais a uma abordagem baseada em estudos culturais e pensamento descolonial. , presente em programas de pós-graduação em educação na região. Conclui-se que uma perspectiva descolonial da pesquisa em educação comparada significa mais "O que podemos aprender uns com os outros" e menos "O que os outros podem nos ensinar?"
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
2023-05-15T21:01:09Z
2023-05-15T21:01:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25054/01240307.2165
2538-9572
http://hdl.handle.net/1843/53402
https://orcid.org/0000-0002-4909-1850
https://orcid.org/0000-0002-8029-6694
https://orcid.org/0000-0002-5268-645X
url https://doi.org/10.25054/01240307.2165
http://hdl.handle.net/1843/53402
https://orcid.org/0000-0002-4909-1850
https://orcid.org/0000-0002-8029-6694
https://orcid.org/0000-0002-5268-645X
identifier_str_mv 2538-9572
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Paideia Surcolombiana
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
PROEX - PRO-REITORIA DE EXTENSAO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
PROEX - PRO-REITORIA DE EXTENSAO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829566777294848