Educação jurídica e experiências populares: a ressignificação de como ensinar e compreender o Direito a partir dos sujeitos coletivos
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6510 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a análise de como experiências pedagógicas contra-hegemônicas, construídas com os sujeitos coletivos de direito, podem contribuir para se (re)pensar o ensino jurídico. Para tanto, se adotará, metodologicamente, estudo bibliográfico sobre a temática do ensino jurídico, com o referencial teórico de O Direito Achado na Rua, conjuntamente com a descrição de experiências emancipatórios. Traçará, portanto, um panorama sobre o modelo de educação jurídica, tradicionalmente estabelecido, a partir da descrição de suas principais características: a unidisciplinaridade, o dogmatismo, a descontextualização, o mercantilismo e o tecnicismo. Avançando neste debate, apresentará experiências contra-hegemônicas, tais como a Especialização em Direitos Sociais do Campo (PRONERA) e os Estágios Interdisciplinares de Vivência (EIVs). Sendo assim, se pretende articular experiências pedagógicas aliadas aos sujeitos coletivos de direito e como é possível construir um estudo jurídico com pilares emancipatórios. |
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Educação jurídica e experiências populares: a ressignificação de como ensinar e compreender o Direito a partir dos sujeitos coletivosDireito Achado na Rua; Educação Jurídica; Especialização em Direitos Sociais do Campo; Estágios Interdisicplinares de Vivência (EIVs); Sujeitos Coletivos de direito.Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a análise de como experiências pedagógicas contra-hegemônicas, construídas com os sujeitos coletivos de direito, podem contribuir para se (re)pensar o ensino jurídico. Para tanto, se adotará, metodologicamente, estudo bibliográfico sobre a temática do ensino jurídico, com o referencial teórico de O Direito Achado na Rua, conjuntamente com a descrição de experiências emancipatórios. Traçará, portanto, um panorama sobre o modelo de educação jurídica, tradicionalmente estabelecido, a partir da descrição de suas principais características: a unidisciplinaridade, o dogmatismo, a descontextualização, o mercantilismo e o tecnicismo. Avançando neste debate, apresentará experiências contra-hegemônicas, tais como a Especialização em Direitos Sociais do Campo (PRONERA) e os Estágios Interdisciplinares de Vivência (EIVs). Sendo assim, se pretende articular experiências pedagógicas aliadas aos sujeitos coletivos de direito e como é possível construir um estudo jurídico com pilares emancipatórios.Universidade Federal do AmapáPinto Neto, Geraldo MirandaLima, MarÃlia Freitas2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6510PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 4 (2020): Ensino de Ciências Jurídicas: transversalidades epistêmicas e convergências contextuais; 103-116PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 4 (2020): Ensino de Ciências Jurídicas: transversalidades epistêmicas e convergências contextuais; 103-1161984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6510/geraldov13n4.pdfDireitos autorais 2021 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-17T19:23:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6510Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2021-04-17T19:23:18PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 4 (2020): Ensino de Ciências Jurídicas: transversalidades epistêmicas e convergências contextuais; 103-116 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 4 (2020): Ensino de Ciências Jurídicas: transversalidades epistêmicas e convergências contextuais; 103-116 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
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