Da cidade de Oiapoque à Vila Brasil/Camopi: aula de campo percorrendo o curso médio do rio Oiapoque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helfenstein, Adriano Michel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rauber, Alexandre Luiz, Palhares, José Mauro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6957
Resumo: Neste artigo apresentamos o relato de uma aula de campo realizada no ano de 2016, na qual foi organizada uma expedição à Vila Brasil, distrito localizado a montante da cidade de Oiapoque, às margens do rio homônimo. Os conhecimentos que fundamentaram a organização da aula foram trabalhados de forma teórica nas disciplinas de Geologia, Hidrografia, Geografia da População e Cartografia e posteriormente comparados e compilados aos dados coletados em campo; essas análises resultaram na elaboração de relatórios que serviram como parte avaliativa das referidas disciplinas. A escolha do local de realização da aula de campo se justifica pelo fato de ser possível trabalhar os aspectos elencados nas referidas disciplinas (tanto os aspectos comumente designados como pertencentes ao que na Geografia se denomina de área física, como os aspectos populacionais e econômicos designados como pertencentes ao campo humano da Geografia). Já adiantamos que essas definições dicotômicas que limitam e engessam o saber, não fazem parte do entendimento de nenhum dos professores responsáveis pela organização da aula; pelo contrário, o intuito foi o de relacionar os aspectos que envolvem todos os fenômenos observados. O objetivo principal da aula de campo foi o de despertar a capacidade analítica dos acadêmicos através da observação dos fenômenos analisados durante as situações refletivas no trajeto e na própria localidade (Vila Brasil), subsidiados pelos dados e informações trabalhadas nas disciplinas que fundamentaram a teoria aplicada. A metodologia pautou-se na observação direta nos locais selecionados, nos quais os alunos eram estimulados a aplicar e relacionar os conhecimentos geográficos relativos às diferentes áreas com a supervisão e questionamento dos professores envolvidos. De forma geral, a percepção foi de que a aula de campo interdisciplinar contribuiu para demonstrar de forma prática esta importante etapa do processo de ensino da geografia. Nos relatórios produzidos pelos alunos, constamos análises críticas do contexto apresentado, bem como o domínio das ferramentas técnicas imprescindíveis a um trabalho geográfico que possui a premissa de discutir a localização dos fenômenos.
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