Da cidade de Oiapoque à Vila Brasil/Camopi: aula de campo percorrendo o curso médio do rio Oiapoque
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6957 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos o relato de uma aula de campo realizada no ano de 2016, na qual foi organizada uma expedição à Vila Brasil, distrito localizado a montante da cidade de Oiapoque, à s margens do rio homônimo. Os conhecimentos que fundamentaram a organização da aula foram trabalhados de forma teórica nas disciplinas de Geologia, Hidrografia, Geografia da População e Cartografia e posteriormente comparados e compilados aos dados coletados em campo; essas análises resultaram na elaboração de relatórios que serviram como parte avaliativa das referidas disciplinas. A escolha do local de realização da aula de campo se justifica pelo fato de ser possÃvel trabalhar os aspectos elencados nas referidas disciplinas (tanto os aspectos comumente designados como pertencentes ao que na Geografia se denomina de área fÃsica, como os aspectos populacionais e econômicos designados como pertencentes ao campo humano da Geografia). Já adiantamos que essas definições dicotômicas que limitam e engessam o saber, não fazem parte do entendimento de nenhum dos professores responsáveis pela organização da aula; pelo contrário, o intuito foi o de relacionar os aspectos que envolvem todos os fenômenos observados. O objetivo principal da aula de campo foi o de despertar a capacidade analÃtica dos acadêmicos através da observação dos fenômenos analisados durante as situações refletivas no trajeto e na própria localidade (Vila Brasil), subsidiados pelos dados e informações trabalhadas nas disciplinas que fundamentaram a teoria aplicada. A metodologia pautou-se na observação direta nos locais selecionados, nos quais os alunos eram estimulados a aplicar e relacionar os conhecimentos geográficos relativos à s diferentes áreas com a supervisão e questionamento dos professores envolvidos. De forma geral, a percepção foi de que a aula de campo interdisciplinar contribuiu para demonstrar de forma prática esta importante etapa do processo de ensino da geografia. Nos relatórios produzidos pelos alunos, constamos análises crÃticas do contexto apresentado, bem como o domÃnio das ferramentas técnicas imprescindÃveis a um trabalho geográfico que possui a premissa de discutir a localização dos fenômenos. |
id |
UNIFAP-1_ce3bc0b19aaaf4f710924ae55c3fb0a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6957 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Da cidade de Oiapoque à Vila Brasil/Camopi: aula de campo percorrendo o curso médio do rio OiapoqueAula de campo; professores de Geografia; Vila BrasilNeste artigo apresentamos o relato de uma aula de campo realizada no ano de 2016, na qual foi organizada uma expedição à Vila Brasil, distrito localizado a montante da cidade de Oiapoque, à s margens do rio homônimo. Os conhecimentos que fundamentaram a organização da aula foram trabalhados de forma teórica nas disciplinas de Geologia, Hidrografia, Geografia da População e Cartografia e posteriormente comparados e compilados aos dados coletados em campo; essas análises resultaram na elaboração de relatórios que serviram como parte avaliativa das referidas disciplinas. A escolha do local de realização da aula de campo se justifica pelo fato de ser possÃvel trabalhar os aspectos elencados nas referidas disciplinas (tanto os aspectos comumente designados como pertencentes ao que na Geografia se denomina de área fÃsica, como os aspectos populacionais e econômicos designados como pertencentes ao campo humano da Geografia). Já adiantamos que essas definições dicotômicas que limitam e engessam o saber, não fazem parte do entendimento de nenhum dos professores responsáveis pela organização da aula; pelo contrário, o intuito foi o de relacionar os aspectos que envolvem todos os fenômenos observados. O objetivo principal da aula de campo foi o de despertar a capacidade analÃtica dos acadêmicos através da observação dos fenômenos analisados durante as situações refletivas no trajeto e na própria localidade (Vila Brasil), subsidiados pelos dados e informações trabalhadas nas disciplinas que fundamentaram a teoria aplicada. A metodologia pautou-se na observação direta nos locais selecionados, nos quais os alunos eram estimulados a aplicar e relacionar os conhecimentos geográficos relativos à s diferentes áreas com a supervisão e questionamento dos professores envolvidos. De forma geral, a percepção foi de que a aula de campo interdisciplinar contribuiu para demonstrar de forma prática esta importante etapa do processo de ensino da geografia. Nos relatórios produzidos pelos alunos, constamos análises crÃticas do contexto apresentado, bem como o domÃnio das ferramentas técnicas imprescindÃveis a um trabalho geográfico que possui a premissa de discutir a localização dos fenômenos.Universidade Federal do AmapáHelfenstein, Adriano MichelRauber, Alexandre LuizPalhares, José Mauro2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6957PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 51-68PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 51-681984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6957/pdfDireitos autorais 2022 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-11T05:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6957Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2022-05-11T05:54:56PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da cidade de Oiapoque à Vila Brasil/Camopi: aula de campo percorrendo o curso médio do rio Oiapoque |
title |
Da cidade de Oiapoque à Vila Brasil/Camopi: aula de campo percorrendo o curso médio do rio Oiapoque |
spellingShingle |
Da cidade de Oiapoque à Vila Brasil/Camopi: aula de campo percorrendo o curso médio do rio Oiapoque Helfenstein, Adriano Michel Aula de campo; professores de Geografia; Vila Brasil |
title_short |
Da cidade de Oiapoque à Vila Brasil/Camopi: aula de campo percorrendo o curso médio do rio Oiapoque |
title_full |
Da cidade de Oiapoque à Vila Brasil/Camopi: aula de campo percorrendo o curso médio do rio Oiapoque |
title_fullStr |
Da cidade de Oiapoque à Vila Brasil/Camopi: aula de campo percorrendo o curso médio do rio Oiapoque |
title_full_unstemmed |
Da cidade de Oiapoque à Vila Brasil/Camopi: aula de campo percorrendo o curso médio do rio Oiapoque |
title_sort |
Da cidade de Oiapoque à Vila Brasil/Camopi: aula de campo percorrendo o curso médio do rio Oiapoque |
author |
Helfenstein, Adriano Michel |
author_facet |
Helfenstein, Adriano Michel Rauber, Alexandre Luiz Palhares, José Mauro |
author_role |
author |
author2 |
Rauber, Alexandre Luiz Palhares, José Mauro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Helfenstein, Adriano Michel Rauber, Alexandre Luiz Palhares, José Mauro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aula de campo; professores de Geografia; Vila Brasil |
topic |
Aula de campo; professores de Geografia; Vila Brasil |
description |
Neste artigo apresentamos o relato de uma aula de campo realizada no ano de 2016, na qual foi organizada uma expedição à Vila Brasil, distrito localizado a montante da cidade de Oiapoque, à s margens do rio homônimo. Os conhecimentos que fundamentaram a organização da aula foram trabalhados de forma teórica nas disciplinas de Geologia, Hidrografia, Geografia da População e Cartografia e posteriormente comparados e compilados aos dados coletados em campo; essas análises resultaram na elaboração de relatórios que serviram como parte avaliativa das referidas disciplinas. A escolha do local de realização da aula de campo se justifica pelo fato de ser possÃvel trabalhar os aspectos elencados nas referidas disciplinas (tanto os aspectos comumente designados como pertencentes ao que na Geografia se denomina de área fÃsica, como os aspectos populacionais e econômicos designados como pertencentes ao campo humano da Geografia). Já adiantamos que essas definições dicotômicas que limitam e engessam o saber, não fazem parte do entendimento de nenhum dos professores responsáveis pela organização da aula; pelo contrário, o intuito foi o de relacionar os aspectos que envolvem todos os fenômenos observados. O objetivo principal da aula de campo foi o de despertar a capacidade analÃtica dos acadêmicos através da observação dos fenômenos analisados durante as situações refletivas no trajeto e na própria localidade (Vila Brasil), subsidiados pelos dados e informações trabalhadas nas disciplinas que fundamentaram a teoria aplicada. A metodologia pautou-se na observação direta nos locais selecionados, nos quais os alunos eram estimulados a aplicar e relacionar os conhecimentos geográficos relativos à s diferentes áreas com a supervisão e questionamento dos professores envolvidos. De forma geral, a percepção foi de que a aula de campo interdisciplinar contribuiu para demonstrar de forma prática esta importante etapa do processo de ensino da geografia. Nos relatórios produzidos pelos alunos, constamos análises crÃticas do contexto apresentado, bem como o domÃnio das ferramentas técnicas imprescindÃveis a um trabalho geográfico que possui a premissa de discutir a localização dos fenômenos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6957 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6957/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 51-68 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 51-68 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218328234459136 |