Alfabetização e letramento no contexto amazonense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6874 |
Resumo: | O processo de alfabetização e letramento, por ser um momento de descoberta, de leitura do mundo, deve ser prazeroso e dinâmico, dando à criança a oportunidade de expressar seu contexto de vivência e fantasias. Nesse sentido é que a literatura infantil assume papel fundante no processo de aquisição da leitura e das escritas de crianças. Esta pesquisa objetiva investigar a prática docente no processo de alfabetização e letramento de crianças com a mediação da literatura infantil. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e foi realizada em uma escola pública de Parintins, Amazonas, Brasil, cujos participantes são estudantes em processo de alfabetização e letramento (1º e 2º anos) do ensino fundamental I e sua respectiva professora. A produção de dados foi realizada por meio da observação participante, entrevista informal e oficinas realizadas com as crianças. Os dados revelam que a prática de alfabetização e letramento da professora está assentada somente no processo de alfabetização, faceta linguÃstica, ler e escrever. Embora utilize a literatura infantil nos momentos de leituras para as crianças, não lhe é atribuÃdo sentido pedagógico. à fundamental que a literatura infantil se faça visÃvel na escola e na vida dos alunos, pois somente por meio dela é possÃvel que a criança se reconheça como ser humano detentor da capacidade de aprender e repassar conhecimento, seja capaz de compreender o mundo com uma visão generalista e também adquira as habilidades de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento. |
id |
UNIFAP-1_cf0c20f3f54cbda67412c3c6a5de37d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6874 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização e letramento no contexto amazonenseAlfabetização e letramento; Literatura infantil; Prática docenteO processo de alfabetização e letramento, por ser um momento de descoberta, de leitura do mundo, deve ser prazeroso e dinâmico, dando à criança a oportunidade de expressar seu contexto de vivência e fantasias. Nesse sentido é que a literatura infantil assume papel fundante no processo de aquisição da leitura e das escritas de crianças. Esta pesquisa objetiva investigar a prática docente no processo de alfabetização e letramento de crianças com a mediação da literatura infantil. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e foi realizada em uma escola pública de Parintins, Amazonas, Brasil, cujos participantes são estudantes em processo de alfabetização e letramento (1º e 2º anos) do ensino fundamental I e sua respectiva professora. A produção de dados foi realizada por meio da observação participante, entrevista informal e oficinas realizadas com as crianças. Os dados revelam que a prática de alfabetização e letramento da professora está assentada somente no processo de alfabetização, faceta linguÃstica, ler e escrever. Embora utilize a literatura infantil nos momentos de leituras para as crianças, não lhe é atribuÃdo sentido pedagógico. à fundamental que a literatura infantil se faça visÃvel na escola e na vida dos alunos, pois somente por meio dela é possÃvel que a criança se reconheça como ser humano detentor da capacidade de aprender e repassar conhecimento, seja capaz de compreender o mundo com uma visão generalista e também adquira as habilidades de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento.Universidade Federal do AmapáUniversidade Federal do AmazonasCoelho, Dilceanne da SilvaVasconcelos, Corina Fátima CostaJusti, Jadson2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6874PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 69-85PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 69-851984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6874/pdfDireitos autorais 2022 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-11T05:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6874Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2022-05-11T05:54:56PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento no contexto amazonense |
title |
Alfabetização e letramento no contexto amazonense |
spellingShingle |
Alfabetização e letramento no contexto amazonense Coelho, Dilceanne da Silva Alfabetização e letramento; Literatura infantil; Prática docente |
title_short |
Alfabetização e letramento no contexto amazonense |
title_full |
Alfabetização e letramento no contexto amazonense |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento no contexto amazonense |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento no contexto amazonense |
title_sort |
Alfabetização e letramento no contexto amazonense |
author |
Coelho, Dilceanne da Silva |
author_facet |
Coelho, Dilceanne da Silva Vasconcelos, Corina Fátima Costa Justi, Jadson |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Corina Fátima Costa Justi, Jadson |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Dilceanne da Silva Vasconcelos, Corina Fátima Costa Justi, Jadson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento; Literatura infantil; Prática docente |
topic |
Alfabetização e letramento; Literatura infantil; Prática docente |
description |
O processo de alfabetização e letramento, por ser um momento de descoberta, de leitura do mundo, deve ser prazeroso e dinâmico, dando à criança a oportunidade de expressar seu contexto de vivência e fantasias. Nesse sentido é que a literatura infantil assume papel fundante no processo de aquisição da leitura e das escritas de crianças. Esta pesquisa objetiva investigar a prática docente no processo de alfabetização e letramento de crianças com a mediação da literatura infantil. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e foi realizada em uma escola pública de Parintins, Amazonas, Brasil, cujos participantes são estudantes em processo de alfabetização e letramento (1º e 2º anos) do ensino fundamental I e sua respectiva professora. A produção de dados foi realizada por meio da observação participante, entrevista informal e oficinas realizadas com as crianças. Os dados revelam que a prática de alfabetização e letramento da professora está assentada somente no processo de alfabetização, faceta linguÃstica, ler e escrever. Embora utilize a literatura infantil nos momentos de leituras para as crianças, não lhe é atribuÃdo sentido pedagógico. à fundamental que a literatura infantil se faça visÃvel na escola e na vida dos alunos, pois somente por meio dela é possÃvel que a criança se reconheça como ser humano detentor da capacidade de aprender e repassar conhecimento, seja capaz de compreender o mundo com uma visão generalista e também adquira as habilidades de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6874 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6874/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 69-85 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 69-85 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1814256310973104128 |