Alfabetização e letramento no contexto amazonense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Dilceanne da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vasconcelos, Corina Fátima Costa, Justi, Jadson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6874
Resumo: O processo de alfabetização e letramento, por ser um momento de descoberta, de leitura do mundo, deve ser prazeroso e dinâmico, dando à criança a oportunidade de expressar seu contexto de vivência e fantasias. Nesse sentido é que a literatura infantil assume papel fundante no processo de aquisição da leitura e das escritas de crianças. Esta pesquisa objetiva investigar a prática docente no processo de alfabetização e letramento de crianças com a mediação da literatura infantil. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e foi realizada em uma escola pública de Parintins, Amazonas, Brasil, cujos participantes são estudantes em processo de alfabetização e letramento (1º e 2º anos) do ensino fundamental I e sua respectiva professora. A produção de dados foi realizada por meio da observação participante, entrevista informal e oficinas realizadas com as crianças. Os dados revelam que a prática de alfabetização e letramento da professora está assentada somente no processo de alfabetização, faceta linguística, ler e escrever. Embora utilize a literatura infantil nos momentos de leituras para as crianças, não lhe é atribuído sentido pedagógico. É fundamental que a literatura infantil se faça visível na escola e na vida dos alunos, pois somente por meio dela é possível que a criança se reconheça como ser humano detentor da capacidade de aprender e repassar conhecimento, seja capaz de compreender o mundo com uma visão generalista e também adquira as habilidades de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento.
id UNIFAP-1_cf0c20f3f54cbda67412c3c6a5de37d3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6874
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling Alfabetização e letramento no contexto amazonenseAlfabetização e letramento; Literatura infantil; Prática docenteO processo de alfabetização e letramento, por ser um momento de descoberta, de leitura do mundo, deve ser prazeroso e dinâmico, dando à criança a oportunidade de expressar seu contexto de vivência e fantasias. Nesse sentido é que a literatura infantil assume papel fundante no processo de aquisição da leitura e das escritas de crianças. Esta pesquisa objetiva investigar a prática docente no processo de alfabetização e letramento de crianças com a mediação da literatura infantil. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e foi realizada em uma escola pública de Parintins, Amazonas, Brasil, cujos participantes são estudantes em processo de alfabetização e letramento (1º e 2º anos) do ensino fundamental I e sua respectiva professora. A produção de dados foi realizada por meio da observação participante, entrevista informal e oficinas realizadas com as crianças. Os dados revelam que a prática de alfabetização e letramento da professora está assentada somente no processo de alfabetização, faceta linguística, ler e escrever. Embora utilize a literatura infantil nos momentos de leituras para as crianças, não lhe é atribuído sentido pedagógico. É fundamental que a literatura infantil se faça visível na escola e na vida dos alunos, pois somente por meio dela é possível que a criança se reconheça como ser humano detentor da capacidade de aprender e repassar conhecimento, seja capaz de compreender o mundo com uma visão generalista e também adquira as habilidades de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento.Universidade Federal do AmapáUniversidade Federal do AmazonasCoelho, Dilceanne da SilvaVasconcelos, Corina Fátima CostaJusti, Jadson2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6874PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 69-85PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 69-851984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6874/pdfDireitos autorais 2022 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-11T05:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6874Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2022-05-11T05:54:56PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento no contexto amazonense
title Alfabetização e letramento no contexto amazonense
spellingShingle Alfabetização e letramento no contexto amazonense
Coelho, Dilceanne da Silva
Alfabetização e letramento; Literatura infantil; Prática docente
title_short Alfabetização e letramento no contexto amazonense
title_full Alfabetização e letramento no contexto amazonense
title_fullStr Alfabetização e letramento no contexto amazonense
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento no contexto amazonense
title_sort Alfabetização e letramento no contexto amazonense
author Coelho, Dilceanne da Silva
author_facet Coelho, Dilceanne da Silva
Vasconcelos, Corina Fátima Costa
Justi, Jadson
author_role author
author2 Vasconcelos, Corina Fátima Costa
Justi, Jadson
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Dilceanne da Silva
Vasconcelos, Corina Fátima Costa
Justi, Jadson
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização e letramento; Literatura infantil; Prática docente
topic Alfabetização e letramento; Literatura infantil; Prática docente
description O processo de alfabetização e letramento, por ser um momento de descoberta, de leitura do mundo, deve ser prazeroso e dinâmico, dando à criança a oportunidade de expressar seu contexto de vivência e fantasias. Nesse sentido é que a literatura infantil assume papel fundante no processo de aquisição da leitura e das escritas de crianças. Esta pesquisa objetiva investigar a prática docente no processo de alfabetização e letramento de crianças com a mediação da literatura infantil. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e foi realizada em uma escola pública de Parintins, Amazonas, Brasil, cujos participantes são estudantes em processo de alfabetização e letramento (1º e 2º anos) do ensino fundamental I e sua respectiva professora. A produção de dados foi realizada por meio da observação participante, entrevista informal e oficinas realizadas com as crianças. Os dados revelam que a prática de alfabetização e letramento da professora está assentada somente no processo de alfabetização, faceta linguística, ler e escrever. Embora utilize a literatura infantil nos momentos de leituras para as crianças, não lhe é atribuído sentido pedagógico. É fundamental que a literatura infantil se faça visível na escola e na vida dos alunos, pois somente por meio dela é possível que a criança se reconheça como ser humano detentor da capacidade de aprender e repassar conhecimento, seja capaz de compreender o mundo com uma visão generalista e também adquira as habilidades de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6874
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6874/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 69-85
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 69-85
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218328861507584