A reprodução social na educação: um estudo sobre currículo, pedagogia e avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hagino, Cora Hisae
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6513
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a educação como fenômeno de reprodução social e cultural. Nesse sentido, a educação é uma relação de poder e controle social. O objeto desta pesquisa é interdisciplinar, envolvendo sociologia e educação. O objetivo principal é analisar a educação com foco nos códigos educacionais: currículo, pedagogia e avaliação. Este estudo analisa a teoria dos currículos, enfatizando a teoria crítica e pós-crítica, a fim de compreender como o currículo é produzido em diferentes contextos, gerando diferentes formas de organização do conhecimento. A pedagogia será estudada através de suas práticas organizacionais e comunicativas e a partir daí analisarei como se constitui a transmissão da ação pedagógica e como ocorre a produção de uma aquisição seletiva. A avaliação, seja centralizada no processo de ensino ou nos resultados, sendo um importante objeto de estudo para a análise da transmissão do conhecimento. Nesta investigação, observou-se que mais do que ensinar conhecimentos, a educação é uma forma de dominação pedagógica que ajuda a manter a ordem e o status quo dominante na sociedade. 
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