Escolarização em Sapiranga/RS nas primeiras décadas do século XX: a presença dos grupos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5714 |
Resumo: | O objetivo do estudo procurou construir a partir de fotografias e documentos, aspectos sobre os primeiros tempos de implantação do Grupo Escolar de Sapiranga, posteriormente identificado como “Coronel Genuíno Sampaio”. Os procedimentos teóricos e metodológicos estão fundamentados na perspectiva da história cultural e da análise documental. O estudo vale-se da consulta a arquivos e acervos públicos. Importa para a pesquisa analisar o processo de institucionalização dos Grupos Escolares no Rio Grande do Sul, considerando que esta forma de organização escolar, prioritariamente, fora instituída no espaço urbano a partir de 1930. Considera-se até o momento que a escolarização pública desenvolvida no Estado nas primeiras décadas do século XX contou com a presença desse tipo de instituição escolar em algumas localidades, como é o caso de Sapiranga. |
id |
UNIFAP-1_e591efe6fa6ae15a0e5ad46ad5932726 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5714 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolarização em Sapiranga/RS nas primeiras décadas do século XX: a presença dos grupos escolaresInstituições escolares. Grupo Escolar. Práticas de escolarizaçãoO objetivo do estudo procurou construir a partir de fotografias e documentos, aspectos sobre os primeiros tempos de implantação do Grupo Escolar de Sapiranga, posteriormente identificado como “Coronel Genuíno Sampaio”. Os procedimentos teóricos e metodológicos estão fundamentados na perspectiva da história cultural e da análise documental. O estudo vale-se da consulta a arquivos e acervos públicos. Importa para a pesquisa analisar o processo de institucionalização dos Grupos Escolares no Rio Grande do Sul, considerando que esta forma de organização escolar, prioritariamente, fora instituída no espaço urbano a partir de 1930. Considera-se até o momento que a escolarização pública desenvolvida no Estado nas primeiras décadas do século XX contou com a presença desse tipo de instituição escolar em algumas localidades, como é o caso de Sapiranga.Universidade Federal do AmapáCNPq/FAPERGSSouza, José Edimar deCosta, Valesca Brasil2020-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/571410.18468/pracs.2020v13n2.p489-503PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 2 (2020): Pan-Amazônia entre Neodesenvolvimentismos e Neoliberalismos: Ecologia Política como Alternativa; 489-503PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 2 (2020): Pan-Amazônia entre Neodesenvolvimentismos e Neoliberalismos: Ecologia Política como Alternativa; 489-5031984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5714/josev13n2.pdfDireitos autorais 2020 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T17:44:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5714Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2021-02-16T17:44:50PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolarização em Sapiranga/RS nas primeiras décadas do século XX: a presença dos grupos escolares |
title |
Escolarização em Sapiranga/RS nas primeiras décadas do século XX: a presença dos grupos escolares |
spellingShingle |
Escolarização em Sapiranga/RS nas primeiras décadas do século XX: a presença dos grupos escolares Souza, José Edimar de Instituições escolares. Grupo Escolar. Práticas de escolarização |
title_short |
Escolarização em Sapiranga/RS nas primeiras décadas do século XX: a presença dos grupos escolares |
title_full |
Escolarização em Sapiranga/RS nas primeiras décadas do século XX: a presença dos grupos escolares |
title_fullStr |
Escolarização em Sapiranga/RS nas primeiras décadas do século XX: a presença dos grupos escolares |
title_full_unstemmed |
Escolarização em Sapiranga/RS nas primeiras décadas do século XX: a presença dos grupos escolares |
title_sort |
Escolarização em Sapiranga/RS nas primeiras décadas do século XX: a presença dos grupos escolares |
author |
Souza, José Edimar de |
author_facet |
Souza, José Edimar de Costa, Valesca Brasil |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Valesca Brasil |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq/FAPERGS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, José Edimar de Costa, Valesca Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituições escolares. Grupo Escolar. Práticas de escolarização |
topic |
Instituições escolares. Grupo Escolar. Práticas de escolarização |
description |
O objetivo do estudo procurou construir a partir de fotografias e documentos, aspectos sobre os primeiros tempos de implantação do Grupo Escolar de Sapiranga, posteriormente identificado como “Coronel Genuíno Sampaio”. Os procedimentos teóricos e metodológicos estão fundamentados na perspectiva da história cultural e da análise documental. O estudo vale-se da consulta a arquivos e acervos públicos. Importa para a pesquisa analisar o processo de institucionalização dos Grupos Escolares no Rio Grande do Sul, considerando que esta forma de organização escolar, prioritariamente, fora instituída no espaço urbano a partir de 1930. Considera-se até o momento que a escolarização pública desenvolvida no Estado nas primeiras décadas do século XX contou com a presença desse tipo de instituição escolar em algumas localidades, como é o caso de Sapiranga. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5714 10.18468/pracs.2020v13n2.p489-503 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5714 |
identifier_str_mv |
10.18468/pracs.2020v13n2.p489-503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5714/josev13n2.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 2 (2020): Pan-Amazônia entre Neodesenvolvimentismos e Neoliberalismos: Ecologia Política como Alternativa; 489-503 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 2 (2020): Pan-Amazônia entre Neodesenvolvimentismos e Neoliberalismos: Ecologia Política como Alternativa; 489-503 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218327208951808 |