Escolarização em Sapiranga/RS nas primeiras décadas do século XX: a presença dos grupos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Edimar de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Valesca Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/5714
Resumo: O objetivo do estudo procurou construir a partir de fotografias e documentos, aspectos sobre os primeiros tempos de implantação do Grupo Escolar de Sapiranga, posteriormente identificado como “Coronel Genuíno Sampaio”. Os procedimentos teóricos e metodológicos estão fundamentados na perspectiva da história cultural e da análise documental. O estudo vale-se da consulta a arquivos e acervos públicos. Importa para a pesquisa analisar o processo de institucionalização dos Grupos Escolares no Rio Grande do Sul, considerando que esta forma de organização escolar, prioritariamente, fora instituída no espaço urbano a partir de 1930. Considera-se até o momento que a escolarização pública desenvolvida no Estado nas primeiras décadas do século XX contou com a presença desse tipo de instituição escolar em algumas localidades, como é o caso de Sapiranga.
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