LETRAMENTO DIGITAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO PARA O CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA ATRAVÉS DO CURSO UNIFAPDIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobato Nunes, Elizabeth
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Jesus Fernandes Dias, Jacirema, Lima, Rafael Pontes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1875
Resumo: Este artigo resume um estudo do processo de letramento digital, que se refere à aquisição de práticas de leitura/escrita/uso, possibilitadas pelo computador, que ocorre no curso de extensão e inclusão, denominado UNIFAPDIGITAL da Universidade Federal do Amapá. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa consistem em questionários aplicados no início e no final do curso para as turmas do primeiro semestre de 2013. O objetivo foi avaliar e investigar os saberes iniciais e finais dos participantes no que diz respeito ao conhecimento de informática. Os resultados permitiram inferir àquele aluno iniciante que possui pouca ou nenhuma habilidade com as tecnologias computacionais a partir do momento que passa a interagir com elas no curso, apresenta um avanço significativo no conhecimento e no manuseio do computador, permitidas por meio da prática em sala de aula e no uso destas tecnologias no cotidiano. Conclui-se assim que o curso UNIFAPDIGITAL possibilita para os participantes o desenvolvimento de habilidades e capacidades de uso, de leitura e de escrita, com o uso do computador, permitindo desta forma que ocorra o processo de letramento digital.
id UNIFAP-1_ecf9d5745c1f454ef7ea46be8bebf832
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1875
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling LETRAMENTO DIGITAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO PARA O CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA ATRAVÉS DO CURSO UNIFAPDIGITALEste artigo resume um estudo do processo de letramento digital, que se refere à aquisição de práticas de leitura/escrita/uso, possibilitadas pelo computador, que ocorre no curso de extensão e inclusão, denominado UNIFAPDIGITAL da Universidade Federal do Amapá. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa consistem em questionários aplicados no início e no final do curso para as turmas do primeiro semestre de 2013. O objetivo foi avaliar e investigar os saberes iniciais e finais dos participantes no que diz respeito ao conhecimento de informática. Os resultados permitiram inferir àquele aluno iniciante que possui pouca ou nenhuma habilidade com as tecnologias computacionais a partir do momento que passa a interagir com elas no curso, apresenta um avanço significativo no conhecimento e no manuseio do computador, permitidas por meio da prática em sala de aula e no uso destas tecnologias no cotidiano. Conclui-se assim que o curso UNIFAPDIGITAL possibilita para os participantes o desenvolvimento de habilidades e capacidades de uso, de leitura e de escrita, com o uso do computador, permitindo desta forma que ocorra o processo de letramento digital.Universidade Federal do AmapáLobato Nunes, Elizabethde Jesus Fernandes Dias, JaciremaLima, Rafael Pontes2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1875PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 8, n. 2 (2015): Formas, modelos, dilemas e contrastes para o desenvolvimento nas Humanidades; 119-136PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 8, n. 2 (2015): Formas, modelos, dilemas e contrastes para o desenvolvimento nas Humanidades; 119-1361984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1875/rafaelv8n2.pdfDireitos autorais 2016 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-21T17:51:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1875Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2016-07-21T17:51:18PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO DIGITAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO PARA O CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA ATRAVÉS DO CURSO UNIFAPDIGITAL
title LETRAMENTO DIGITAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO PARA O CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA ATRAVÉS DO CURSO UNIFAPDIGITAL
spellingShingle LETRAMENTO DIGITAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO PARA O CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA ATRAVÉS DO CURSO UNIFAPDIGITAL
Lobato Nunes, Elizabeth
title_short LETRAMENTO DIGITAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO PARA O CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA ATRAVÉS DO CURSO UNIFAPDIGITAL
title_full LETRAMENTO DIGITAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO PARA O CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA ATRAVÉS DO CURSO UNIFAPDIGITAL
title_fullStr LETRAMENTO DIGITAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO PARA O CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA ATRAVÉS DO CURSO UNIFAPDIGITAL
title_full_unstemmed LETRAMENTO DIGITAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO PARA O CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA ATRAVÉS DO CURSO UNIFAPDIGITAL
title_sort LETRAMENTO DIGITAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO PARA O CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA ATRAVÉS DO CURSO UNIFAPDIGITAL
author Lobato Nunes, Elizabeth
author_facet Lobato Nunes, Elizabeth
de Jesus Fernandes Dias, Jacirema
Lima, Rafael Pontes
author_role author
author2 de Jesus Fernandes Dias, Jacirema
Lima, Rafael Pontes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobato Nunes, Elizabeth
de Jesus Fernandes Dias, Jacirema
Lima, Rafael Pontes
description Este artigo resume um estudo do processo de letramento digital, que se refere à aquisição de práticas de leitura/escrita/uso, possibilitadas pelo computador, que ocorre no curso de extensão e inclusão, denominado UNIFAPDIGITAL da Universidade Federal do Amapá. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa consistem em questionários aplicados no início e no final do curso para as turmas do primeiro semestre de 2013. O objetivo foi avaliar e investigar os saberes iniciais e finais dos participantes no que diz respeito ao conhecimento de informática. Os resultados permitiram inferir àquele aluno iniciante que possui pouca ou nenhuma habilidade com as tecnologias computacionais a partir do momento que passa a interagir com elas no curso, apresenta um avanço significativo no conhecimento e no manuseio do computador, permitidas por meio da prática em sala de aula e no uso destas tecnologias no cotidiano. Conclui-se assim que o curso UNIFAPDIGITAL possibilita para os participantes o desenvolvimento de habilidades e capacidades de uso, de leitura e de escrita, com o uso do computador, permitindo desta forma que ocorra o processo de letramento digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1875
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1875/rafaelv8n2.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 8, n. 2 (2015): Formas, modelos, dilemas e contrastes para o desenvolvimento nas Humanidades; 119-136
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 8, n. 2 (2015): Formas, modelos, dilemas e contrastes para o desenvolvimento nas Humanidades; 119-136
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218328635015168