Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6744 |
Resumo: | Este artigo visa trazer um ensaio temático a respeito do currículo de formação em Psicologia sob o crivo da generalização do Ensino à Distância (EAD), especialmente, em uma perspectiva neoliberal de gestão das condutas. Afirma-se que o capitalismo neoliberal cria uma pressão permanente no campo do Ensino, no caso, analisa-se esta tensão no Ensino Superior brasileiro. Busca-se com este texto interrogar as práticas sociais, econômicas, políticas, subjetivas, históricas e subjetivas acionadas pelo mercado utilitarista para empresariar a educação e a Psicologia se torna parte deste programa de empreendedorismo da formação. Por fim, coloca-se em xeque a naturalização das encomendas mercantilistas do ensino e a suposta solução de oferta exponencialmente realizada da Educação à Distância. |
id |
UNIFAP-1_f0071fb948a52d3259ed73a3c94087e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6744 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de PsicologiaFormação em Psicologia; Currículo; Educação à Distância; Neoliberalismo; Ensino SuperiorEste artigo visa trazer um ensaio temático a respeito do currículo de formação em Psicologia sob o crivo da generalização do Ensino à Distância (EAD), especialmente, em uma perspectiva neoliberal de gestão das condutas. Afirma-se que o capitalismo neoliberal cria uma pressão permanente no campo do Ensino, no caso, analisa-se esta tensão no Ensino Superior brasileiro. Busca-se com este texto interrogar as práticas sociais, econômicas, políticas, subjetivas, históricas e subjetivas acionadas pelo mercado utilitarista para empresariar a educação e a Psicologia se torna parte deste programa de empreendedorismo da formação. Por fim, coloca-se em xeque a naturalização das encomendas mercantilistas do ensino e a suposta solução de oferta exponencialmente realizada da Educação à Distância.Universidade Federal do AmapáCAPESSantos, Arthur Elias SilvaOliveira, Cristina Simone ReisSilveira Lemos, Flávia CristinaSilva, Jéssica Modinne de Souza eSampaio, Válber Luiz Farias2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6744PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 35-50PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 35-501984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6744/pdfDireitos autorais 2022 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-11T05:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6744Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2022-05-11T05:54:56PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia |
title |
Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia |
spellingShingle |
Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia Santos, Arthur Elias Silva Formação em Psicologia; Currículo; Educação à Distância; Neoliberalismo; Ensino Superior |
title_short |
Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia |
title_full |
Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia |
title_fullStr |
Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia |
title_full_unstemmed |
Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia |
title_sort |
Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia |
author |
Santos, Arthur Elias Silva |
author_facet |
Santos, Arthur Elias Silva Oliveira, Cristina Simone Reis Silveira Lemos, Flávia Cristina Silva, Jéssica Modinne de Souza e Sampaio, Válber Luiz Farias |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Cristina Simone Reis Silveira Lemos, Flávia Cristina Silva, Jéssica Modinne de Souza e Sampaio, Válber Luiz Farias |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Arthur Elias Silva Oliveira, Cristina Simone Reis Silveira Lemos, Flávia Cristina Silva, Jéssica Modinne de Souza e Sampaio, Válber Luiz Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação em Psicologia; Currículo; Educação à Distância; Neoliberalismo; Ensino Superior |
topic |
Formação em Psicologia; Currículo; Educação à Distância; Neoliberalismo; Ensino Superior |
description |
Este artigo visa trazer um ensaio temático a respeito do currículo de formação em Psicologia sob o crivo da generalização do Ensino à Distância (EAD), especialmente, em uma perspectiva neoliberal de gestão das condutas. Afirma-se que o capitalismo neoliberal cria uma pressão permanente no campo do Ensino, no caso, analisa-se esta tensão no Ensino Superior brasileiro. Busca-se com este texto interrogar as práticas sociais, econômicas, políticas, subjetivas, históricas e subjetivas acionadas pelo mercado utilitarista para empresariar a educação e a Psicologia se torna parte deste programa de empreendedorismo da formação. Por fim, coloca-se em xeque a naturalização das encomendas mercantilistas do ensino e a suposta solução de oferta exponencialmente realizada da Educação à Distância. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6744 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6744/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 35-50 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 35-50 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1814256308353761280 |