Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Arthur Elias Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Cristina Simone Reis, Silveira Lemos, Flávia Cristina, Silva, Jéssica Modinne de Souza e, Sampaio, Válber Luiz Farias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6744
Resumo: Este artigo visa trazer um ensaio temático a respeito do currículo de formação em Psicologia sob o crivo da generalização do Ensino à Distância (EAD), especialmente, em uma perspectiva neoliberal de gestão das condutas. Afirma-se que o capitalismo neoliberal cria uma pressão permanente no campo do Ensino, no caso, analisa-se esta tensão no Ensino Superior brasileiro. Busca-se com este texto interrogar as práticas sociais, econômicas, políticas, subjetivas, históricas e subjetivas acionadas pelo mercado utilitarista para empresariar a educação e a Psicologia se torna parte deste programa de empreendedorismo da formação. Por fim, coloca-se em xeque a naturalização das encomendas mercantilistas do ensino e a suposta solução de oferta exponencialmente realizada da Educação à Distância.
id UNIFAP-1_f0071fb948a52d3259ed73a3c94087e9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6744
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de PsicologiaFormação em Psicologia; Currículo; Educação à Distância; Neoliberalismo; Ensino SuperiorEste artigo visa trazer um ensaio temático a respeito do currículo de formação em Psicologia sob o crivo da generalização do Ensino à Distância (EAD), especialmente, em uma perspectiva neoliberal de gestão das condutas. Afirma-se que o capitalismo neoliberal cria uma pressão permanente no campo do Ensino, no caso, analisa-se esta tensão no Ensino Superior brasileiro. Busca-se com este texto interrogar as práticas sociais, econômicas, políticas, subjetivas, históricas e subjetivas acionadas pelo mercado utilitarista para empresariar a educação e a Psicologia se torna parte deste programa de empreendedorismo da formação. Por fim, coloca-se em xeque a naturalização das encomendas mercantilistas do ensino e a suposta solução de oferta exponencialmente realizada da Educação à Distância.Universidade Federal do AmapáCAPESSantos, Arthur Elias SilvaOliveira, Cristina Simone ReisSilveira Lemos, Flávia CristinaSilva, Jéssica Modinne de Souza eSampaio, Válber Luiz Farias2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6744PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 35-50PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 35-501984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6744/pdfDireitos autorais 2022 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-11T05:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6744Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2022-05-11T05:54:56PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia
title Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia
spellingShingle Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia
Santos, Arthur Elias Silva
Formação em Psicologia; Currículo; Educação à Distância; Neoliberalismo; Ensino Superior
title_short Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia
title_full Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia
title_fullStr Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia
title_full_unstemmed Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia
title_sort Educação como projeto neoliberal e o ensino à distância: efeitos no currículo de Psicologia
author Santos, Arthur Elias Silva
author_facet Santos, Arthur Elias Silva
Oliveira, Cristina Simone Reis
Silveira Lemos, Flávia Cristina
Silva, Jéssica Modinne de Souza e
Sampaio, Válber Luiz Farias
author_role author
author2 Oliveira, Cristina Simone Reis
Silveira Lemos, Flávia Cristina
Silva, Jéssica Modinne de Souza e
Sampaio, Válber Luiz Farias
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Arthur Elias Silva
Oliveira, Cristina Simone Reis
Silveira Lemos, Flávia Cristina
Silva, Jéssica Modinne de Souza e
Sampaio, Válber Luiz Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Formação em Psicologia; Currículo; Educação à Distância; Neoliberalismo; Ensino Superior
topic Formação em Psicologia; Currículo; Educação à Distância; Neoliberalismo; Ensino Superior
description Este artigo visa trazer um ensaio temático a respeito do currículo de formação em Psicologia sob o crivo da generalização do Ensino à Distância (EAD), especialmente, em uma perspectiva neoliberal de gestão das condutas. Afirma-se que o capitalismo neoliberal cria uma pressão permanente no campo do Ensino, no caso, analisa-se esta tensão no Ensino Superior brasileiro. Busca-se com este texto interrogar as práticas sociais, econômicas, políticas, subjetivas, históricas e subjetivas acionadas pelo mercado utilitarista para empresariar a educação e a Psicologia se torna parte deste programa de empreendedorismo da formação. Por fim, coloca-se em xeque a naturalização das encomendas mercantilistas do ensino e a suposta solução de oferta exponencialmente realizada da Educação à Distância.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6744
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6744/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 35-50
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 4 (2021): Ensino de Ciências: Epistemologia e Práticas Pedagógicas; 35-50
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1814256308353761280