Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Bruno Rafael Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estação Científica (UNIFAP)
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2098
Resumo: Este artigo caracteriza-se como de revisão bibliográfica, no qual foram utilizados, principalmente, livros e dissertações de autores que pesquisam sobre o livro didático e a didática da história. O objetivo é descrever quais os critérios que os educadores da disciplina de história, nos anos finais do ensino fundamental, podem utilizar para subsidiar suas escolhas do livro didático mais apropriado, pois no cotidiano escolar cabe aos professores essa tarefa. Com este material foram feitas análises comparativas dos critérios propostos pelos autores para escolha do melhor livro de história. Utilizou-se, principalmente, como referencial teórico Bittencourt (2008; 2009) e Rüsen (2011), autores que foram essenciais para alcançar os objetivos. Verificaram-se entre os autores, critérios comuns que devem nortear a prática de escolha. 
id UNIFAP-2_025708d4009d83e7c13dcdd058442f80
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2098
network_acronym_str UNIFAP-2
network_name_str Estação Científica (UNIFAP)
repository_id_str
spelling Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de históriaFor an objective and reasoned assessment: the choice of history textbookEste artigo caracteriza-se como de revisão bibliográfica, no qual foram utilizados, principalmente, livros e dissertações de autores que pesquisam sobre o livro didático e a didática da história. O objetivo é descrever quais os critérios que os educadores da disciplina de história, nos anos finais do ensino fundamental, podem utilizar para subsidiar suas escolhas do livro didático mais apropriado, pois no cotidiano escolar cabe aos professores essa tarefa. Com este material foram feitas análises comparativas dos critérios propostos pelos autores para escolha do melhor livro de história. Utilizou-se, principalmente, como referencial teórico Bittencourt (2008; 2009) e Rüsen (2011), autores que foram essenciais para alcançar os objetivos. Verificaram-se entre os autores, critérios comuns que devem nortear a prática de escolha. This article is characterized as a bibliographic review in which were used mainly books and dissertations authors researching on the textbook and the teaching of history. The aim is to describe the criteria that educators of the discipline of history, in the final years of elementary school, can use to support their choice of the most appropriate textbook, because it is in the daily school teachers this task. With this material were made comparative analysis of the criteria proposed by the authors to choose the best history book. It was used mainly as a theoretical Bittencourt (2008; 2009) and Rüsen (2011) authors that were essential to achieve the objectives. They are found among the common criteria that authors should guide the practice of choice.Universidade Federal do AmapáNascimento, Bruno Rafael Machado2016-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/209810.18468/estcien.2016v6n2.p79-89Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 79-89Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 79-892179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2098/brunov6n2.pdfDireitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-27T20:01:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2098Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-12-27T20:01:19Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história
For an objective and reasoned assessment: the choice of history textbook
title Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história
spellingShingle Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história
Nascimento, Bruno Rafael Machado
title_short Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história
title_full Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história
title_fullStr Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história
title_full_unstemmed Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história
title_sort Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história
author Nascimento, Bruno Rafael Machado
author_facet Nascimento, Bruno Rafael Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Bruno Rafael Machado
description Este artigo caracteriza-se como de revisão bibliográfica, no qual foram utilizados, principalmente, livros e dissertações de autores que pesquisam sobre o livro didático e a didática da história. O objetivo é descrever quais os critérios que os educadores da disciplina de história, nos anos finais do ensino fundamental, podem utilizar para subsidiar suas escolhas do livro didático mais apropriado, pois no cotidiano escolar cabe aos professores essa tarefa. Com este material foram feitas análises comparativas dos critérios propostos pelos autores para escolha do melhor livro de história. Utilizou-se, principalmente, como referencial teórico Bittencourt (2008; 2009) e Rüsen (2011), autores que foram essenciais para alcançar os objetivos. Verificaram-se entre os autores, critérios comuns que devem nortear a prática de escolha. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2098
10.18468/estcien.2016v6n2.p79-89
url https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2098
identifier_str_mv 10.18468/estcien.2016v6n2.p79-89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2098/brunov6n2.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 79-89
Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 79-89
2179-1902
reponame:Estação Científica (UNIFAP)
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str Estação Científica (UNIFAP)
collection Estação Científica (UNIFAP)
repository.name.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218201224642560