Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2098 |
Resumo: | Este artigo caracteriza-se como de revisão bibliográfica, no qual foram utilizados, principalmente, livros e dissertações de autores que pesquisam sobre o livro didático e a didática da história. O objetivo é descrever quais os critérios que os educadores da disciplina de história, nos anos finais do ensino fundamental, podem utilizar para subsidiar suas escolhas do livro didático mais apropriado, pois no cotidiano escolar cabe aos professores essa tarefa. Com este material foram feitas análises comparativas dos critérios propostos pelos autores para escolha do melhor livro de história. Utilizou-se, principalmente, como referencial teórico Bittencourt (2008; 2009) e Rüsen (2011), autores que foram essenciais para alcançar os objetivos. Verificaram-se entre os autores, critérios comuns que devem nortear a prática de escolha. |
id |
UNIFAP-2_025708d4009d83e7c13dcdd058442f80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2098 |
network_acronym_str |
UNIFAP-2 |
network_name_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de históriaFor an objective and reasoned assessment: the choice of history textbookEste artigo caracteriza-se como de revisão bibliográfica, no qual foram utilizados, principalmente, livros e dissertações de autores que pesquisam sobre o livro didático e a didática da história. O objetivo é descrever quais os critérios que os educadores da disciplina de história, nos anos finais do ensino fundamental, podem utilizar para subsidiar suas escolhas do livro didático mais apropriado, pois no cotidiano escolar cabe aos professores essa tarefa. Com este material foram feitas análises comparativas dos critérios propostos pelos autores para escolha do melhor livro de história. Utilizou-se, principalmente, como referencial teórico Bittencourt (2008; 2009) e Rüsen (2011), autores que foram essenciais para alcançar os objetivos. Verificaram-se entre os autores, critérios comuns que devem nortear a prática de escolha. This article is characterized as a bibliographic review in which were used mainly books and dissertations authors researching on the textbook and the teaching of history. The aim is to describe the criteria that educators of the discipline of history, in the final years of elementary school, can use to support their choice of the most appropriate textbook, because it is in the daily school teachers this task. With this material were made comparative analysis of the criteria proposed by the authors to choose the best history book. It was used mainly as a theoretical Bittencourt (2008; 2009) and Rüsen (2011) authors that were essential to achieve the objectives. They are found among the common criteria that authors should guide the practice of choice.Universidade Federal do AmapáNascimento, Bruno Rafael Machado2016-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/209810.18468/estcien.2016v6n2.p79-89Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 79-89Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 79-892179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2098/brunov6n2.pdfDireitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-27T20:01:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2098Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-12-27T20:01:19Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história For an objective and reasoned assessment: the choice of history textbook |
title |
Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história |
spellingShingle |
Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história Nascimento, Bruno Rafael Machado |
title_short |
Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história |
title_full |
Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história |
title_fullStr |
Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história |
title_full_unstemmed |
Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história |
title_sort |
Por uma avaliação objetiva e fundamentada: a escolha do livro didático de história |
author |
Nascimento, Bruno Rafael Machado |
author_facet |
Nascimento, Bruno Rafael Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Bruno Rafael Machado |
description |
Este artigo caracteriza-se como de revisão bibliográfica, no qual foram utilizados, principalmente, livros e dissertações de autores que pesquisam sobre o livro didático e a didática da história. O objetivo é descrever quais os critérios que os educadores da disciplina de história, nos anos finais do ensino fundamental, podem utilizar para subsidiar suas escolhas do livro didático mais apropriado, pois no cotidiano escolar cabe aos professores essa tarefa. Com este material foram feitas análises comparativas dos critérios propostos pelos autores para escolha do melhor livro de história. Utilizou-se, principalmente, como referencial teórico Bittencourt (2008; 2009) e Rüsen (2011), autores que foram essenciais para alcançar os objetivos. Verificaram-se entre os autores, critérios comuns que devem nortear a prática de escolha. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2098 10.18468/estcien.2016v6n2.p79-89 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2098 |
identifier_str_mv |
10.18468/estcien.2016v6n2.p79-89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2098/brunov6n2.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 79-89 Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 79-89 2179-1902 reponame:Estação Científica (UNIFAP) instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
collection |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository.name.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218201224642560 |