As políticas do PNLD e as escolhas dos livros didáticos pelos professores de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/463 |
Resumo: | O artigo analisa o uso do livro didático pelos professores de História, considerando seu uso recorrente em sala de aula. A pesquisa fundamenta-se no histórico de funcionamento das políticas do livro didático no Brasil, bem como os critérios adotados para a avaliação desses materiais. Realizou-se uma pesquisa de campo em duas escolas públicas, além de entrevistas com quatro docentes que atuam nessas instituições com a disciplina de História. Verificou-se que a relação que professores estabelece com o livro didático é dúbia, pois, apesar de amplamente utilizados, os docentes apontam falhas e deficiências nas obras e destacam com mais ênfase os aspectos visuais do que os pedagógicos. Dessa forma, compreender as motivações que levam a esses olhares múltiplos sobre os livros didáticos é de extrema relevância para a reflexão sobre o fazer docente e a aprendizagem em História. |
id |
ANPUH-2_5699d6d2a7e63fbb293e137f60c491d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/463 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
As políticas do PNLD e as escolhas dos livros didáticos pelos professores de históriaHistória; Ensino de HistóriaO artigo analisa o uso do livro didático pelos professores de História, considerando seu uso recorrente em sala de aula. A pesquisa fundamenta-se no histórico de funcionamento das políticas do livro didático no Brasil, bem como os critérios adotados para a avaliação desses materiais. Realizou-se uma pesquisa de campo em duas escolas públicas, além de entrevistas com quatro docentes que atuam nessas instituições com a disciplina de História. Verificou-se que a relação que professores estabelece com o livro didático é dúbia, pois, apesar de amplamente utilizados, os docentes apontam falhas e deficiências nas obras e destacam com mais ênfase os aspectos visuais do que os pedagógicos. Dessa forma, compreender as motivações que levam a esses olhares múltiplos sobre os livros didáticos é de extrema relevância para a reflexão sobre o fazer docente e a aprendizagem em História.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilStröher, Carlos EduardoMonteiro, Franciele de Souza2018-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/46310.20949/rhhj.v7i14.463Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 218-2381806-399310.20949/rhhj.v7i14reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/463/287https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/463/16710.20949/rhhj.v7i14.463.s167Direitos autorais 2019 Carlos Eduardo Ströher, Franciele de Souza Monteirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T18:39:08Zoai:rhhj.anpuh.org:article/463Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2019-08-29T18:39:08Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As políticas do PNLD e as escolhas dos livros didáticos pelos professores de história |
title |
As políticas do PNLD e as escolhas dos livros didáticos pelos professores de história |
spellingShingle |
As políticas do PNLD e as escolhas dos livros didáticos pelos professores de história Ströher, Carlos Eduardo História; Ensino de História |
title_short |
As políticas do PNLD e as escolhas dos livros didáticos pelos professores de história |
title_full |
As políticas do PNLD e as escolhas dos livros didáticos pelos professores de história |
title_fullStr |
As políticas do PNLD e as escolhas dos livros didáticos pelos professores de história |
title_full_unstemmed |
As políticas do PNLD e as escolhas dos livros didáticos pelos professores de história |
title_sort |
As políticas do PNLD e as escolhas dos livros didáticos pelos professores de história |
author |
Ströher, Carlos Eduardo |
author_facet |
Ströher, Carlos Eduardo Monteiro, Franciele de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Franciele de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ströher, Carlos Eduardo Monteiro, Franciele de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Ensino de História |
topic |
História; Ensino de História |
description |
O artigo analisa o uso do livro didático pelos professores de História, considerando seu uso recorrente em sala de aula. A pesquisa fundamenta-se no histórico de funcionamento das políticas do livro didático no Brasil, bem como os critérios adotados para a avaliação desses materiais. Realizou-se uma pesquisa de campo em duas escolas públicas, além de entrevistas com quatro docentes que atuam nessas instituições com a disciplina de História. Verificou-se que a relação que professores estabelece com o livro didático é dúbia, pois, apesar de amplamente utilizados, os docentes apontam falhas e deficiências nas obras e destacam com mais ênfase os aspectos visuais do que os pedagógicos. Dessa forma, compreender as motivações que levam a esses olhares múltiplos sobre os livros didáticos é de extrema relevância para a reflexão sobre o fazer docente e a aprendizagem em História. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/463 10.20949/rhhj.v7i14.463 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/463 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v7i14.463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/463/287 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/463/167 10.20949/rhhj.v7i14.463.s167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Carlos Eduardo Ströher, Franciele de Souza Monteiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Carlos Eduardo Ströher, Franciele de Souza Monteiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 218-238 1806-3993 10.20949/rhhj.v7i14 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289475022848 |