O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Raquel Veggi
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lirio, Larissa Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estação Científica (UNIFAP)
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2088
Resumo: O presente artigo teve objetivo principal traçar um perfil do aluno do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo”, no município de Muriaé-MG. Optou-se como procedimento metodológico a revisão de literatura de cunho exploratório, bem como, a coleta de dados, através da aplicação de questionário, e sua análise dos dados foi quantificada utilizando-se estatística simples, em amostra de 55 estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Observou-se que a maioria dos alunos é do sexo feminino, entre 41 e 62 anos, e compreendem este espaço como uma oportunidade de melhoria de vida.  A qualidade do ensino para esse público precisa passar pela boa gestão e qualificação dos docentes, além da motivação e atratividade para os discentes, com a finalidade de alcançar cada vez mais, melhores resultados no processo ensino-aprendizagem, além disso é preciso que os professores considerem a diversidade desses alunos.
id UNIFAP-2_487109dc39a36733afc242f59e480163
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2088
network_acronym_str UNIFAP-2
network_name_str Estação Científica (UNIFAP)
repository_id_str
spelling O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo”Profile of the PROEJA student at the Municipal School “Professor Odaléia Morais de Azevedo” in the city of Muriaé-MGO presente artigo teve objetivo principal traçar um perfil do aluno do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo”, no município de Muriaé-MG. Optou-se como procedimento metodológico a revisão de literatura de cunho exploratório, bem como, a coleta de dados, através da aplicação de questionário, e sua análise dos dados foi quantificada utilizando-se estatística simples, em amostra de 55 estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Observou-se que a maioria dos alunos é do sexo feminino, entre 41 e 62 anos, e compreendem este espaço como uma oportunidade de melhoria de vida.  A qualidade do ensino para esse público precisa passar pela boa gestão e qualificação dos docentes, além da motivação e atratividade para os discentes, com a finalidade de alcançar cada vez mais, melhores resultados no processo ensino-aprendizagem, além disso é preciso que os professores considerem a diversidade desses alunos.The current article has as main aims identify the student profile of the National Integration Program of Professional Education with Basic Education in the Adult and Youth Education mode (PROEJA) of the Municipal School "Professor Odaléia Azevedo de Morais" in the Muriaé-MG city. Was chosen as methodological procedure the literature review with exploratory focus, as well as data collection through of questionnaire application and the data analysis was quantified using simple statistics in a sample of 55 students from Adults and youths Education (EJA). It was observed that most of the students are female, between 41 and 62 years old and understand it as an life opportunity life. The quality of education for this audience needs to have good management and teachers qualified, as well as motivation and attractiveness to students, in order to achieve increasingly better results in the teaching-learning process, moreover, it is necessary that teachers consider the students diversity.Universidade Federal do AmapáMoreira, Raquel VeggiLirio, Larissa Mendonça2016-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/208810.18468/estcien.2016v6n2.p117-126Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 117-126Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 117-1262179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2088/raquelv6n2.pdfDireitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-27T20:02:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2088Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-12-27T20:02:37Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo”
Profile of the PROEJA student at the Municipal School “Professor Odaléia Morais de Azevedo” in the city of Muriaé-MG
title O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo”
spellingShingle O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo”
Moreira, Raquel Veggi
title_short O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo”
title_full O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo”
title_fullStr O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo”
title_full_unstemmed O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo”
title_sort O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo”
author Moreira, Raquel Veggi
author_facet Moreira, Raquel Veggi
Lirio, Larissa Mendonça
author_role author
author2 Lirio, Larissa Mendonça
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Raquel Veggi
Lirio, Larissa Mendonça
description O presente artigo teve objetivo principal traçar um perfil do aluno do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo”, no município de Muriaé-MG. Optou-se como procedimento metodológico a revisão de literatura de cunho exploratório, bem como, a coleta de dados, através da aplicação de questionário, e sua análise dos dados foi quantificada utilizando-se estatística simples, em amostra de 55 estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Observou-se que a maioria dos alunos é do sexo feminino, entre 41 e 62 anos, e compreendem este espaço como uma oportunidade de melhoria de vida.  A qualidade do ensino para esse público precisa passar pela boa gestão e qualificação dos docentes, além da motivação e atratividade para os discentes, com a finalidade de alcançar cada vez mais, melhores resultados no processo ensino-aprendizagem, além disso é preciso que os professores considerem a diversidade desses alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2088
10.18468/estcien.2016v6n2.p117-126
url https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2088
identifier_str_mv 10.18468/estcien.2016v6n2.p117-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2088/raquelv6n2.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 117-126
Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 117-126
2179-1902
reponame:Estação Científica (UNIFAP)
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str Estação Científica (UNIFAP)
collection Estação Científica (UNIFAP)
repository.name.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218201646170112