O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2088 |
Resumo: | O presente artigo teve objetivo principal traçar um perfil do aluno do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal âProfessora Odaléia Morais de Azevedoâ, no municÃpio de Muriaé-MG. Optou-se como procedimento metodológico a revisão de literatura de cunho exploratório, bem como, a coleta de dados, através da aplicação de questionário, e sua análise dos dados foi quantificada utilizando-se estatÃstica simples, em amostra de 55 estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Observou-se que a maioria dos alunos é do sexo feminino, entre 41 e 62 anos, e compreendem este espaço como uma oportunidade de melhoria de vida.  A qualidade do ensino para esse público precisa passar pela boa gestão e qualificação dos docentes, além da motivação e atratividade para os discentes, com a finalidade de alcançar cada vez mais, melhores resultados no processo ensino-aprendizagem, além disso é preciso que os professores considerem a diversidade desses alunos. |
id |
UNIFAP-2_487109dc39a36733afc242f59e480163 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2088 |
network_acronym_str |
UNIFAP-2 |
network_name_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo”Profile of the PROEJA student at the Municipal School “Professor Odaléia Morais de Azevedo” in the city of Muriaé-MGO presente artigo teve objetivo principal traçar um perfil do aluno do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal âProfessora Odaléia Morais de Azevedoâ, no municÃpio de Muriaé-MG. Optou-se como procedimento metodológico a revisão de literatura de cunho exploratório, bem como, a coleta de dados, através da aplicação de questionário, e sua análise dos dados foi quantificada utilizando-se estatÃstica simples, em amostra de 55 estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Observou-se que a maioria dos alunos é do sexo feminino, entre 41 e 62 anos, e compreendem este espaço como uma oportunidade de melhoria de vida.  A qualidade do ensino para esse público precisa passar pela boa gestão e qualificação dos docentes, além da motivação e atratividade para os discentes, com a finalidade de alcançar cada vez mais, melhores resultados no processo ensino-aprendizagem, além disso é preciso que os professores considerem a diversidade desses alunos.The current article has as main aims identify the student profile of the National Integration Program of Professional Education with Basic Education in the Adult and Youth Education mode (PROEJA) of the Municipal School "Professor Odaléia Azevedo de Morais" in the Muriaé-MG city. Was chosen as methodological procedure the literature review with exploratory focus, as well as data collection through of questionnaire application and the data analysis was quantified using simple statistics in a sample of 55 students from Adults and youths Education (EJA). It was observed that most of the students are female, between 41 and 62 years old and understand it as an life opportunity life. The quality of education for this audience needs to have good management and teachers qualified, as well as motivation and attractiveness to students, in order to achieve increasingly better results in the teaching-learning process, moreover, it is necessary that teachers consider the students diversity.Universidade Federal do AmapáMoreira, Raquel VeggiLirio, Larissa Mendonça2016-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/208810.18468/estcien.2016v6n2.p117-126Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 117-126Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 117-1262179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2088/raquelv6n2.pdfDireitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-27T20:02:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2088Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-12-27T20:02:37Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo” Profile of the PROEJA student at the Municipal School “Professor Odaléia Morais de Azevedo” in the city of Muriaé-MG |
title |
O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo” |
spellingShingle |
O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo” Moreira, Raquel Veggi |
title_short |
O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo” |
title_full |
O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo” |
title_fullStr |
O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo” |
title_full_unstemmed |
O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo” |
title_sort |
O aluno do PROEJA no município de Muriaé: Escola Municipal “Professora Odaléia Morais de Azevedo” |
author |
Moreira, Raquel Veggi |
author_facet |
Moreira, Raquel Veggi Lirio, Larissa Mendonça |
author_role |
author |
author2 |
Lirio, Larissa Mendonça |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Raquel Veggi Lirio, Larissa Mendonça |
description |
O presente artigo teve objetivo principal traçar um perfil do aluno do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal âProfessora Odaléia Morais de Azevedoâ, no municÃpio de Muriaé-MG. Optou-se como procedimento metodológico a revisão de literatura de cunho exploratório, bem como, a coleta de dados, através da aplicação de questionário, e sua análise dos dados foi quantificada utilizando-se estatÃstica simples, em amostra de 55 estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Observou-se que a maioria dos alunos é do sexo feminino, entre 41 e 62 anos, e compreendem este espaço como uma oportunidade de melhoria de vida.  A qualidade do ensino para esse público precisa passar pela boa gestão e qualificação dos docentes, além da motivação e atratividade para os discentes, com a finalidade de alcançar cada vez mais, melhores resultados no processo ensino-aprendizagem, além disso é preciso que os professores considerem a diversidade desses alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2088 10.18468/estcien.2016v6n2.p117-126 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2088 |
identifier_str_mv |
10.18468/estcien.2016v6n2.p117-126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2088/raquelv6n2.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 117-126 Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 117-126 2179-1902 reponame:Estação Científica (UNIFAP) instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
collection |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository.name.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218201646170112 |