Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diaz de Vivar y Soler, Rodrigo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estação Científica (UNIFAP)
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1855
Resumo: Este artigo procura apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto a estudantes de uma instituição superior de ensino localizada no interior do estado de Santa Catarina em que buscou-se observar através de entrevistas abertas e semiestruturadas como esse estudantes são afetadas pelo consumismo midiático, sobretudo a partir da noção de fetichismo inscrita dentro do pensamento do intelectual alemão Walter Benjamin. A partir da elaboração de sete categorias que envolviam a opinião dos entrevistados sobre as propagandas assistidas por eles, os seus produtos de consumo, a sua relação com a Internet, a representação da juventude nas grandes produções midiáticas, o seu conhecimento acerca do consumo sustentável e a opinião acerca das propagandas de cervejas e de bancos percebe-se que o fetichismo  é importante produtor de modos de subjetivação orquestrados em modos de governamentalidades responsáveis por fazer do consumo a única forma de existência possível na nossa sociedade.   
id UNIFAP-2_93033f7e3ae222cb73bb47d5fba56f4e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1855
network_acronym_str UNIFAP-2
network_name_str Estação Científica (UNIFAP)
repository_id_str
spelling Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneoFetishism’s of the flesh: media’s consumism in the contemporary capitalismEste artigo procura apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto a estudantes de uma instituição superior de ensino localizada no interior do estado de Santa Catarina em que buscou-se observar através de entrevistas abertas e semiestruturadas como esse estudantes são afetadas pelo consumismo midiático, sobretudo a partir da noção de fetichismo inscrita dentro do pensamento do intelectual alemão Walter Benjamin. A partir da elaboração de sete categorias que envolviam a opinião dos entrevistados sobre as propagandas assistidas por eles, os seus produtos de consumo, a sua relação com a Internet, a representação da juventude nas grandes produções midiáticas, o seu conhecimento acerca do consumo sustentável e a opinião acerca das propagandas de cervejas e de bancos percebe-se que o fetichismo  é importante produtor de modos de subjetivação orquestrados em modos de governamentalidades responsáveis por fazer do consumo a única forma de existência possível na nossa sociedade.   This article presents the results of a survey of students of a higher educational institution located in the state of Santa Catarina in which we sought to observe through open and semi structured interviews such students are affected by media consumption, especially from the notion of fetishism entered into the thinking of German intellectual Walter Benjamin. From the preparation of seven categories involving the opinion of respondents on advertisements assisted them, their consumer products, their relationship with the Internet, youth representation in major media productions, their knowledge about sustainable consumption and opinion about the advertising of beer and banks realize that fetishism is important producer of subjectivity modes orchestrated in governamentalidades modes responsible for making the only form of existence possible consumption in our society.Universidade Federal do AmapáDiaz de Vivar y Soler, Rodrigo2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/185510.18468/estcien.2016v6n2.p53-65Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 53-65Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 53-652179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1855/rodrigov6n2.pdfDireitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-27T20:00:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1855Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-12-27T20:00:07Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo
Fetishism’s of the flesh: media’s consumism in the contemporary capitalism
title Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo
spellingShingle Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo
Diaz de Vivar y Soler, Rodrigo
title_short Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo
title_full Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo
title_fullStr Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo
title_full_unstemmed Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo
title_sort Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo
author Diaz de Vivar y Soler, Rodrigo
author_facet Diaz de Vivar y Soler, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Diaz de Vivar y Soler, Rodrigo
description Este artigo procura apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto a estudantes de uma instituição superior de ensino localizada no interior do estado de Santa Catarina em que buscou-se observar através de entrevistas abertas e semiestruturadas como esse estudantes são afetadas pelo consumismo midiático, sobretudo a partir da noção de fetichismo inscrita dentro do pensamento do intelectual alemão Walter Benjamin. A partir da elaboração de sete categorias que envolviam a opinião dos entrevistados sobre as propagandas assistidas por eles, os seus produtos de consumo, a sua relação com a Internet, a representação da juventude nas grandes produções midiáticas, o seu conhecimento acerca do consumo sustentável e a opinião acerca das propagandas de cervejas e de bancos percebe-se que o fetichismo  é importante produtor de modos de subjetivação orquestrados em modos de governamentalidades responsáveis por fazer do consumo a única forma de existência possível na nossa sociedade.   
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1855
10.18468/estcien.2016v6n2.p53-65
url https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1855
identifier_str_mv 10.18468/estcien.2016v6n2.p53-65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1855/rodrigov6n2.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 53-65
Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 53-65
2179-1902
reponame:Estação Científica (UNIFAP)
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str Estação Científica (UNIFAP)
collection Estação Científica (UNIFAP)
repository.name.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218202043580416