Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1855 |
Resumo: | Este artigo procura apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto a estudantes de uma instituição superior de ensino localizada no interior do estado de Santa Catarina em que buscou-se observar através de entrevistas abertas e semiestruturadas como esse estudantes são afetadas pelo consumismo midiático, sobretudo a partir da noção de fetichismo inscrita dentro do pensamento do intelectual alemão Walter Benjamin. A partir da elaboração de sete categorias que envolviam a opinião dos entrevistados sobre as propagandas assistidas por eles, os seus produtos de consumo, a sua relação com a Internet, a representação da juventude nas grandes produções midiáticas, o seu conhecimento acerca do consumo sustentável e a opinião acerca das propagandas de cervejas e de bancos percebe-se que o fetichismo é importante produtor de modos de subjetivação orquestrados em modos de governamentalidades responsáveis por fazer do consumo a única forma de existência possível na nossa sociedade. |
id |
UNIFAP-2_93033f7e3ae222cb73bb47d5fba56f4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1855 |
network_acronym_str |
UNIFAP-2 |
network_name_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneoFetishism’s of the flesh: media’s consumism in the contemporary capitalismEste artigo procura apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto a estudantes de uma instituição superior de ensino localizada no interior do estado de Santa Catarina em que buscou-se observar através de entrevistas abertas e semiestruturadas como esse estudantes são afetadas pelo consumismo midiático, sobretudo a partir da noção de fetichismo inscrita dentro do pensamento do intelectual alemão Walter Benjamin. A partir da elaboração de sete categorias que envolviam a opinião dos entrevistados sobre as propagandas assistidas por eles, os seus produtos de consumo, a sua relação com a Internet, a representação da juventude nas grandes produções midiáticas, o seu conhecimento acerca do consumo sustentável e a opinião acerca das propagandas de cervejas e de bancos percebe-se que o fetichismo é importante produtor de modos de subjetivação orquestrados em modos de governamentalidades responsáveis por fazer do consumo a única forma de existência possível na nossa sociedade. This article presents the results of a survey of students of a higher educational institution located in the state of Santa Catarina in which we sought to observe through open and semi structured interviews such students are affected by media consumption, especially from the notion of fetishism entered into the thinking of German intellectual Walter Benjamin. From the preparation of seven categories involving the opinion of respondents on advertisements assisted them, their consumer products, their relationship with the Internet, youth representation in major media productions, their knowledge about sustainable consumption and opinion about the advertising of beer and banks realize that fetishism is important producer of subjectivity modes orchestrated in governamentalidades modes responsible for making the only form of existence possible consumption in our society.Universidade Federal do AmapáDiaz de Vivar y Soler, Rodrigo2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/185510.18468/estcien.2016v6n2.p53-65Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 53-65Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 53-652179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1855/rodrigov6n2.pdfDireitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-27T20:00:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1855Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-12-27T20:00:07Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo Fetishism’s of the flesh: media’s consumism in the contemporary capitalism |
title |
Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo |
spellingShingle |
Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo Diaz de Vivar y Soler, Rodrigo |
title_short |
Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo |
title_full |
Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo |
title_fullStr |
Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo |
title_sort |
Fetichismos da carne: consumismo midiático no capitalismo contemporâneo |
author |
Diaz de Vivar y Soler, Rodrigo |
author_facet |
Diaz de Vivar y Soler, Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diaz de Vivar y Soler, Rodrigo |
description |
Este artigo procura apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto a estudantes de uma instituição superior de ensino localizada no interior do estado de Santa Catarina em que buscou-se observar através de entrevistas abertas e semiestruturadas como esse estudantes são afetadas pelo consumismo midiático, sobretudo a partir da noção de fetichismo inscrita dentro do pensamento do intelectual alemão Walter Benjamin. A partir da elaboração de sete categorias que envolviam a opinião dos entrevistados sobre as propagandas assistidas por eles, os seus produtos de consumo, a sua relação com a Internet, a representação da juventude nas grandes produções midiáticas, o seu conhecimento acerca do consumo sustentável e a opinião acerca das propagandas de cervejas e de bancos percebe-se que o fetichismo é importante produtor de modos de subjetivação orquestrados em modos de governamentalidades responsáveis por fazer do consumo a única forma de existência possível na nossa sociedade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1855 10.18468/estcien.2016v6n2.p53-65 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1855 |
identifier_str_mv |
10.18468/estcien.2016v6n2.p53-65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1855/rodrigov6n2.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Estação Científica (UNIFAP) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 53-65 Estação Científica (UNIFAP); v. 6, n. 2 (2016); 53-65 2179-1902 reponame:Estação Científica (UNIFAP) instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
Estação Científica (UNIFAP) |
collection |
Estação Científica (UNIFAP) |
repository.name.fl_str_mv |
Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218202043580416 |