Aspectos sobre as desigualdades sócio-raciais no Brasil e no Amapá
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/181 |
Resumo: | Este trabalho constitui-se parte da pesquisa de mestrado intitulada Perspectivas dos alunos negros da escola pública sobre sua inserção no mundo do trabalho. Apresenta como problema as circunstâncias vividas pela população negra na sociedade brasileira e amapaense, analisando aspectos históricos, e o debate contemporâneo sobre as desigualdades sócio-raciais na sociedade brasileira e sua repercussão e (res) significação no estado do Amapá. Como resultados, verificou-se que há todo um processo exposto de subjugação sócio-racial no Brasil e no Amapá, reafirmado pelo antagonismo dos índices de desenvolvimento social quando analisados sob o critério racial. O aprofundamento desses índices recaíam de maneira mais intensa sobre a população negra, o que nos aponta, que a implementação de políticas afirmativas fincadas na perspectiva de ressarcimento social, ainda não representam efetivamente uma factual ruptura com o abismo social que separa negros e brancos no Brasil, e particularmente no Amapá.Palavras-chave: Desníveis Sociais. População Negra. Contexto educacional. |
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Aspectos sobre as desigualdades sócio-raciais no Brasil e no Amapá Este trabalho constitui-se parte da pesquisa de mestrado intitulada Perspectivas dos alunos negros da escola pública sobre sua inserção no mundo do trabalho. Apresenta como problema as circunstâncias vividas pela população negra na sociedade brasileira e amapaense, analisando aspectos históricos, e o debate contemporâneo sobre as desigualdades sócio-raciais na sociedade brasileira e sua repercussão e (res) significação no estado do Amapá. Como resultados, verificou-se que há todo um processo exposto de subjugação sócio-racial no Brasil e no Amapá, reafirmado pelo antagonismo dos índices de desenvolvimento social quando analisados sob o critério racial. O aprofundamento desses índices recaíam de maneira mais intensa sobre a população negra, o que nos aponta, que a implementação de políticas afirmativas fincadas na perspectiva de ressarcimento social, ainda não representam efetivamente uma factual ruptura com o abismo social que separa negros e brancos no Brasil, e particularmente no Amapá.Palavras-chave: Desníveis Sociais. População Negra. Contexto educacional. Universidade Federal do AmapáAlves, João Paulo da Conceição2011-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/181Estação Científica (UNIFAP); v. 1, n. 1 (2011); 57-73Estação Científica (UNIFAP); v. 1, n. 1 (2011); 57-732179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/181/v1n1Joao.pdfDireitos autorais 2011 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-03T14:21:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/181Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-02-03T14:21:16Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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