ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, João Paulo da Conceição
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Silva, Márcia Pereira, Araujo, Ronaldo Marcos de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371
Resumo: Analisa a proposta de Ensino Médio Integrado (EMI), a partir do Projeto Político-Pedagógico de uma escola de educação profissional na cidade de Belém/PA. Trata-se de analisar por meio do planejamento pedagógico dos professores, a relevância e profundidade da realização do ensino médio integrado na escola. Mediante uma abordagem qualitativa, a pesquisa nos revelou que o EMI avança em iniciativas isoladas dos docentes, porém é comprometido pela ausência de um planejamento coletivo e interdisciplinar, o que prejudica a realização da integração do ensino. Dessa forma, a desintegração do ensino de base propedêutica com os conhecimentos técnicos do trabalho constitui um ensino médio dual, o que compromete a formação acadêmica e política dos sujeitos da escola
id UNIFAP-1_4101228cd9c8cc8f6f0ed918d04d1c90
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1371
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PAAnalisa a proposta de Ensino Médio Integrado (EMI), a partir do Projeto Político-Pedagógico de uma escola de educação profissional na cidade de Belém/PA. Trata-se de analisar por meio do planejamento pedagógico dos professores, a relevância e profundidade da realização do ensino médio integrado na escola. Mediante uma abordagem qualitativa, a pesquisa nos revelou que o EMI avança em iniciativas isoladas dos docentes, porém é comprometido pela ausência de um planejamento coletivo e interdisciplinar, o que prejudica a realização da integração do ensino. Dessa forma, a desintegração do ensino de base propedêutica com os conhecimentos técnicos do trabalho constitui um ensino médio dual, o que compromete a formação acadêmica e política dos sujeitos da escolaUniversidade Federal do AmapáAlves, João Paulo da Conceiçãoda Silva, Márcia PereiraAraujo, Ronaldo Marcos de Lima2015-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 7, n. 2 (2014): TEMAS E DEBATES DAS HUMANIDADES CONTEMPORÂNEAS; 61-73PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 7, n. 2 (2014): TEMAS E DEBATES DAS HUMANIDADES CONTEMPORÂNEAS; 61-731984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371/joaov7n2.pdfDireitos autorais 2015 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-21T17:56:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1371Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2016-07-21T17:56PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA
title ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA
spellingShingle ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA
Alves, João Paulo da Conceição
title_short ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA
title_full ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA
title_fullStr ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA
title_full_unstemmed ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA
title_sort ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA
author Alves, João Paulo da Conceição
author_facet Alves, João Paulo da Conceição
da Silva, Márcia Pereira
Araujo, Ronaldo Marcos de Lima
author_role author
author2 da Silva, Márcia Pereira
Araujo, Ronaldo Marcos de Lima
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, João Paulo da Conceição
da Silva, Márcia Pereira
Araujo, Ronaldo Marcos de Lima
description Analisa a proposta de Ensino Médio Integrado (EMI), a partir do Projeto Político-Pedagógico de uma escola de educação profissional na cidade de Belém/PA. Trata-se de analisar por meio do planejamento pedagógico dos professores, a relevância e profundidade da realização do ensino médio integrado na escola. Mediante uma abordagem qualitativa, a pesquisa nos revelou que o EMI avança em iniciativas isoladas dos docentes, porém é comprometido pela ausência de um planejamento coletivo e interdisciplinar, o que prejudica a realização da integração do ensino. Dessa forma, a desintegração do ensino de base propedêutica com os conhecimentos técnicos do trabalho constitui um ensino médio dual, o que compromete a formação acadêmica e política dos sujeitos da escola
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371/joaov7n2.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 7, n. 2 (2014): TEMAS E DEBATES DAS HUMANIDADES CONTEMPORÂNEAS; 61-73
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 7, n. 2 (2014): TEMAS E DEBATES DAS HUMANIDADES CONTEMPORÂNEAS; 61-73
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218328534351872