As tecnologias de informação e comunicação como prática de inclusão na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva dos Santos, Fabio Junior
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estação Científica (UNIFAP)
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1510
Resumo: O presente artigo objetiva refletir sobre a possibilidade de as tecnologias da informação e comunicação tornarem-se instrumento de inclusão na Educação de Jovens e Adultos. Para fundamentar as abordagens foram realizadas pesquisas bibliográficas a partir da temática em foco, as quais subsidiaram a elaboração de uma proposta de ações pedagógicas no âmbito escolar, voltado para a utilização das tecnologias em sala de aula como recurso didático que maximiza a inclusão social, por via da inclusão digital. Didaticamente o trabalho apresenta-se, inicialmente com uma nota introdutória, na sequência faz uma abordagem histórica sobre a inserção da tecnologia na educação. Aborda, ainda, sobre as tecnologias de informação e comunicação e a educação, e apresenta a proposta de um trabalho prático envolvendo o uso da tecnologia como recurso educativo e prática de cidadania, visando, assim, contribuir com a inclusão de alunos matriculados na educação de jovens e adultos. Finaliza-se o artigo com algumas considerações sobre a realização do trabalho e o seu papel social e educacional
id UNIFAP-2_a979c6ac0aecad62953745e96d54b1a8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1510
network_acronym_str UNIFAP-2
network_name_str Estação Científica (UNIFAP)
repository_id_str
spelling As tecnologias de informação e comunicação como prática de inclusão na EJAO presente artigo objetiva refletir sobre a possibilidade de as tecnologias da informação e comunicação tornarem-se instrumento de inclusão na Educação de Jovens e Adultos. Para fundamentar as abordagens foram realizadas pesquisas bibliográficas a partir da temática em foco, as quais subsidiaram a elaboração de uma proposta de ações pedagógicas no âmbito escolar, voltado para a utilização das tecnologias em sala de aula como recurso didático que maximiza a inclusão social, por via da inclusão digital. Didaticamente o trabalho apresenta-se, inicialmente com uma nota introdutória, na sequência faz uma abordagem histórica sobre a inserção da tecnologia na educação. Aborda, ainda, sobre as tecnologias de informação e comunicação e a educação, e apresenta a proposta de um trabalho prático envolvendo o uso da tecnologia como recurso educativo e prática de cidadania, visando, assim, contribuir com a inclusão de alunos matriculados na educação de jovens e adultos. Finaliza-se o artigo com algumas considerações sobre a realização do trabalho e o seu papel social e educacionalUniversidade Federal do AmapáSilva dos Santos, Fabio Junior2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1510Estação Científica (UNIFAP); v. 3, n. 2 (2013); 31-40Estação Científica (UNIFAP); v. 3, n. 2 (2013); 31-402179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1510/fabiov3n2.pdfDireitos autorais 1969 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-03T14:33:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1510Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-02-03T14:33:24Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias de informação e comunicação como prática de inclusão na EJA
title As tecnologias de informação e comunicação como prática de inclusão na EJA
spellingShingle As tecnologias de informação e comunicação como prática de inclusão na EJA
Silva dos Santos, Fabio Junior
title_short As tecnologias de informação e comunicação como prática de inclusão na EJA
title_full As tecnologias de informação e comunicação como prática de inclusão na EJA
title_fullStr As tecnologias de informação e comunicação como prática de inclusão na EJA
title_full_unstemmed As tecnologias de informação e comunicação como prática de inclusão na EJA
title_sort As tecnologias de informação e comunicação como prática de inclusão na EJA
author Silva dos Santos, Fabio Junior
author_facet Silva dos Santos, Fabio Junior
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva dos Santos, Fabio Junior
description O presente artigo objetiva refletir sobre a possibilidade de as tecnologias da informação e comunicação tornarem-se instrumento de inclusão na Educação de Jovens e Adultos. Para fundamentar as abordagens foram realizadas pesquisas bibliográficas a partir da temática em foco, as quais subsidiaram a elaboração de uma proposta de ações pedagógicas no âmbito escolar, voltado para a utilização das tecnologias em sala de aula como recurso didático que maximiza a inclusão social, por via da inclusão digital. Didaticamente o trabalho apresenta-se, inicialmente com uma nota introdutória, na sequência faz uma abordagem histórica sobre a inserção da tecnologia na educação. Aborda, ainda, sobre as tecnologias de informação e comunicação e a educação, e apresenta a proposta de um trabalho prático envolvendo o uso da tecnologia como recurso educativo e prática de cidadania, visando, assim, contribuir com a inclusão de alunos matriculados na educação de jovens e adultos. Finaliza-se o artigo com algumas considerações sobre a realização do trabalho e o seu papel social e educacional
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1510
url https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1510/fabiov3n2.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 1969 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 1969 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP); v. 3, n. 2 (2013); 31-40
Estação Científica (UNIFAP); v. 3, n. 2 (2013); 31-40
2179-1902
reponame:Estação Científica (UNIFAP)
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str Estação Científica (UNIFAP)
collection Estação Científica (UNIFAP)
repository.name.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218201998491648