Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geografares (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3194 |
Resumo: | Os acontecimentos, os fatos, as coisas, os episódios, as catástrofes, as intervenções, as ações, acontecem em algum lugar em um determinado tempo. Há um espaço e um tempo onde o ser humano se dá conta de existir, de viver. No contexto desse texto, tempo-espaço-ação serão assim significados: O espaço é o da escola informatizada, com acesso à rede mundial de computadores, no tempo da sociedade da informação e da exclusão social e, forçadamente, da inclusão digital e educacional. O que se espera que aí aconteça? Ensino e aprendizagem do espaço geográfico e sua representação utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TICs) de forma inclusiva. Para discutir o entrelaçado destes temas são encadeados quatro tópicos. No primeiro são tecidas considerações sobre a sociedade no tempo que se vive. No segundo, sobre o espaço escolar e as TICs, depois, o professor frente às TICs e a inclusão educacional. Dedica-se um item para tratar da Cartografia Escolar, a internet e a inclusão. É utilizado o portal do LabTATE para exemplificar o planejamento de atividades neste contexto. De certo modo, nada de novo é apresentado, mas, abordado, quem sabe, de maneira diferente daquela que se encontra na literatura acadêmica. Passeia-se pela sociedade, entra-se na escola e busca-se o professor para chegar à questão da Cartografia Escolar e às TICs e a inclusão educacional.Palavras Chave: Internet; Cartografia Escolar; Inclusão educacional. DOI: 10.7147/GEO12.3194 |
id |
UFES-12_6e9f7c4b41cb9dac05c1ae5febf0019e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/3194 |
network_acronym_str |
UFES-12 |
network_name_str |
Geografares (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolarOs acontecimentos, os fatos, as coisas, os episódios, as catástrofes, as intervenções, as ações, acontecem em algum lugar em um determinado tempo. Há um espaço e um tempo onde o ser humano se dá conta de existir, de viver. No contexto desse texto, tempo-espaço-ação serão assim significados: O espaço é o da escola informatizada, com acesso à rede mundial de computadores, no tempo da sociedade da informação e da exclusão social e, forçadamente, da inclusão digital e educacional. O que se espera que aí aconteça? Ensino e aprendizagem do espaço geográfico e sua representação utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TICs) de forma inclusiva. Para discutir o entrelaçado destes temas são encadeados quatro tópicos. No primeiro são tecidas considerações sobre a sociedade no tempo que se vive. No segundo, sobre o espaço escolar e as TICs, depois, o professor frente às TICs e a inclusão educacional. Dedica-se um item para tratar da Cartografia Escolar, a internet e a inclusão. É utilizado o portal do LabTATE para exemplificar o planejamento de atividades neste contexto. De certo modo, nada de novo é apresentado, mas, abordado, quem sabe, de maneira diferente daquela que se encontra na literatura acadêmica. Passeia-se pela sociedade, entra-se na escola e busca-se o professor para chegar à questão da Cartografia Escolar e às TICs e a inclusão educacional.Palavras Chave: Internet; Cartografia Escolar; Inclusão educacional. DOI: 10.7147/GEO12.3194Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES2012-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/319410.7147/GEO12.3194Geografares; n. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 228-257Geografares; No. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 228-257Geografares; Núm. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 228-2572175-37091518-200210.47456/geo.v0i12reponame:Geografares (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3194/2404Copyright (c) 2014 Geografaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Ruth Emília2022-10-13T20:28:34Zoai:periodicos.ufes.br:article/3194Revistahttps://periodicos.ufes.br/geografares/PUBhttps://periodicos.ufes.br/geografares/oairevista.geografares@ufes.br2175-37091518-2002opendoar:2022-10-13T20:28:34Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar |
title |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar |
spellingShingle |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar Nogueira, Ruth Emília |
title_short |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar |
title_full |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar |
title_fullStr |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar |
title_full_unstemmed |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar |
title_sort |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar |
author |
Nogueira, Ruth Emília |
author_facet |
Nogueira, Ruth Emília |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Ruth Emília |
description |
Os acontecimentos, os fatos, as coisas, os episódios, as catástrofes, as intervenções, as ações, acontecem em algum lugar em um determinado tempo. Há um espaço e um tempo onde o ser humano se dá conta de existir, de viver. No contexto desse texto, tempo-espaço-ação serão assim significados: O espaço é o da escola informatizada, com acesso à rede mundial de computadores, no tempo da sociedade da informação e da exclusão social e, forçadamente, da inclusão digital e educacional. O que se espera que aí aconteça? Ensino e aprendizagem do espaço geográfico e sua representação utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TICs) de forma inclusiva. Para discutir o entrelaçado destes temas são encadeados quatro tópicos. No primeiro são tecidas considerações sobre a sociedade no tempo que se vive. No segundo, sobre o espaço escolar e as TICs, depois, o professor frente às TICs e a inclusão educacional. Dedica-se um item para tratar da Cartografia Escolar, a internet e a inclusão. É utilizado o portal do LabTATE para exemplificar o planejamento de atividades neste contexto. De certo modo, nada de novo é apresentado, mas, abordado, quem sabe, de maneira diferente daquela que se encontra na literatura acadêmica. Passeia-se pela sociedade, entra-se na escola e busca-se o professor para chegar à questão da Cartografia Escolar e às TICs e a inclusão educacional.Palavras Chave: Internet; Cartografia Escolar; Inclusão educacional. DOI: 10.7147/GEO12.3194 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3194 10.7147/GEO12.3194 |
url |
https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3194 |
identifier_str_mv |
10.7147/GEO12.3194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3194/2404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Geografares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Geografares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geografares; n. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 228-257 Geografares; No. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 228-257 Geografares; Núm. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 228-257 2175-3709 1518-2002 10.47456/geo.v0i12 reponame:Geografares (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Geografares (Online) |
collection |
Geografares (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.geografares@ufes.br |
_version_ |
1806111753700900864 |