Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Ruth Emília
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografares (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3194
Resumo: Os acontecimentos, os fatos, as coisas, os episódios, as catástrofes, as intervenções, as ações, acontecem em algum lugar em um determinado tempo. Há um espaço e um tempo onde o ser humano se dá conta de existir, de viver. No contexto desse texto, tempo-espaço-ação serão assim significados: O espaço é o da escola informatizada, com acesso à rede mundial de computadores, no tempo da sociedade da informação e da exclusão social e, forçadamente, da inclusão digital e educacional. O que se espera que aí aconteça? Ensino e aprendizagem do espaço geográfico e sua representação utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TICs) de forma inclusiva. Para discutir o entrelaçado destes temas são encadeados quatro tópicos. No primeiro são tecidas considerações sobre a sociedade no tempo que se vive. No segundo, sobre o espaço escolar e as TICs, depois, o professor frente às TICs e a inclusão educacional. Dedica-se um item para tratar da Cartografia Escolar, a internet e a inclusão. É utilizado o portal do LabTATE para exemplificar o planejamento de atividades neste contexto.  De certo modo, nada de novo é apresentado, mas, abordado, quem sabe, de maneira diferente daquela que se encontra na literatura acadêmica. Passeia-se pela sociedade, entra-se na escola e busca-se o professor para chegar à questão da Cartografia Escolar e às TICs e a inclusão educacional.Palavras Chave: Internet; Cartografia Escolar; Inclusão educacional. DOI: 10.7147/GEO12.3194
id UFES-12_6e9f7c4b41cb9dac05c1ae5febf0019e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/3194
network_acronym_str UFES-12
network_name_str Geografares (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolarOs acontecimentos, os fatos, as coisas, os episódios, as catástrofes, as intervenções, as ações, acontecem em algum lugar em um determinado tempo. Há um espaço e um tempo onde o ser humano se dá conta de existir, de viver. No contexto desse texto, tempo-espaço-ação serão assim significados: O espaço é o da escola informatizada, com acesso à rede mundial de computadores, no tempo da sociedade da informação e da exclusão social e, forçadamente, da inclusão digital e educacional. O que se espera que aí aconteça? Ensino e aprendizagem do espaço geográfico e sua representação utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TICs) de forma inclusiva. Para discutir o entrelaçado destes temas são encadeados quatro tópicos. No primeiro são tecidas considerações sobre a sociedade no tempo que se vive. No segundo, sobre o espaço escolar e as TICs, depois, o professor frente às TICs e a inclusão educacional. Dedica-se um item para tratar da Cartografia Escolar, a internet e a inclusão. É utilizado o portal do LabTATE para exemplificar o planejamento de atividades neste contexto.  De certo modo, nada de novo é apresentado, mas, abordado, quem sabe, de maneira diferente daquela que se encontra na literatura acadêmica. Passeia-se pela sociedade, entra-se na escola e busca-se o professor para chegar à questão da Cartografia Escolar e às TICs e a inclusão educacional.Palavras Chave: Internet; Cartografia Escolar; Inclusão educacional. DOI: 10.7147/GEO12.3194Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES2012-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/319410.7147/GEO12.3194Geografares; n. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 228-257Geografares; No. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 228-257Geografares; Núm. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 228-2572175-37091518-200210.47456/geo.v0i12reponame:Geografares (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3194/2404Copyright (c) 2014 Geografaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Ruth Emília2022-10-13T20:28:34Zoai:periodicos.ufes.br:article/3194Revistahttps://periodicos.ufes.br/geografares/PUBhttps://periodicos.ufes.br/geografares/oairevista.geografares@ufes.br2175-37091518-2002opendoar:2022-10-13T20:28:34Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar
title Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar
spellingShingle Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar
Nogueira, Ruth Emília
title_short Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar
title_full Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar
title_fullStr Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar
title_full_unstemmed Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar
title_sort Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar
author Nogueira, Ruth Emília
author_facet Nogueira, Ruth Emília
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Ruth Emília
description Os acontecimentos, os fatos, as coisas, os episódios, as catástrofes, as intervenções, as ações, acontecem em algum lugar em um determinado tempo. Há um espaço e um tempo onde o ser humano se dá conta de existir, de viver. No contexto desse texto, tempo-espaço-ação serão assim significados: O espaço é o da escola informatizada, com acesso à rede mundial de computadores, no tempo da sociedade da informação e da exclusão social e, forçadamente, da inclusão digital e educacional. O que se espera que aí aconteça? Ensino e aprendizagem do espaço geográfico e sua representação utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TICs) de forma inclusiva. Para discutir o entrelaçado destes temas são encadeados quatro tópicos. No primeiro são tecidas considerações sobre a sociedade no tempo que se vive. No segundo, sobre o espaço escolar e as TICs, depois, o professor frente às TICs e a inclusão educacional. Dedica-se um item para tratar da Cartografia Escolar, a internet e a inclusão. É utilizado o portal do LabTATE para exemplificar o planejamento de atividades neste contexto.  De certo modo, nada de novo é apresentado, mas, abordado, quem sabe, de maneira diferente daquela que se encontra na literatura acadêmica. Passeia-se pela sociedade, entra-se na escola e busca-se o professor para chegar à questão da Cartografia Escolar e às TICs e a inclusão educacional.Palavras Chave: Internet; Cartografia Escolar; Inclusão educacional. DOI: 10.7147/GEO12.3194
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3194
10.7147/GEO12.3194
url https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3194
identifier_str_mv 10.7147/GEO12.3194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3194/2404
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Geografares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Geografares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
publisher.none.fl_str_mv Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Geografares; n. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 228-257
Geografares; No. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 228-257
Geografares; Núm. 12 (2012): Geografares (Nº Especial ); 228-257
2175-3709
1518-2002
10.47456/geo.v0i12
reponame:Geografares (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Geografares (Online)
collection Geografares (Online)
repository.name.fl_str_mv Geografares (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografares@ufes.br
_version_ 1806111753700900864