O SABER BOTÂNICO ATRAVÉS DA SERINGUEIRA: COMO CONSERVAR O QUE NÃO CONHECEMOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo Silva, Bruna Ingrid
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro Mendes, Jone Clebson, Silva Martins, Marcos Benigno, Morais Neto, Pedro Gonçalves de, Cerqueira, Roberta Macedo, Macedo, Tahysa Mota, AGUIAR DIAS, ANA CRISTINA ANDRADE DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biota Amazônia
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/4439
Resumo: O estudo tem como objetivo investigar o conhecimento da população sobre aspectos botânicos básicos acerca da seringueira no município de Belém-PA, tendo em vista que é uma espécie nativa da Amazônia, de reconhecida importância histórica e econômica. Utilizou-se o método pesquisa-ação prática para o enriquecimento das análises e maior alcance da intencionalidade do estudo, com a aplicação de 85 questionários semiabertos, envolvendo homens e mulheres, sendo que 55% dos entrevistados eram estudantes. Observou-se que tais indivíduos pouco sabem sobre a espécie em questão e seus aspectos morfológicos básicos, demonstrando mais interesse por animais do que por plantas. Estas lacunas no conhecimento ocorrem, possivelmente, pela forma excessivamente teórica do ensino de botânica, o que pode causar certa aversão à disciplina. Uma das formas de minimizar a distância existente entre os indivíduos e as plantas é a implementação de novas estratégias de ensino, visando um melhor processo de ensino-aprendizado através da relação da botânica com a vivência de cada indivíduo, o que produzirá maior autonomia do conhecimento e maiores reflexões para a sociedade.Palavras chave: Euphorbiaceae, conservação da biodiversidade, ensino de botânica, processo ensino-aprendizagem, Amazônia.
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spelling O SABER BOTÂNICO ATRAVÉS DA SERINGUEIRA: COMO CONSERVAR O QUE NÃO CONHECEMOS?THE BOTANICAL KNOWLEDGE BY THE RUBBER TREE: HOW TO CONSERVE WHAT WE DO NOT KNOW?Autonomia; conservação; ensino de botânica; processo ensino-aprendizagem; vivência.O estudo tem como objetivo investigar o conhecimento da população sobre aspectos botânicos básicos acerca da seringueira no município de Belém-PA, tendo em vista que é uma espécie nativa da Amazônia, de reconhecida importância histórica e econômica. Utilizou-se o método pesquisa-ação prática para o enriquecimento das análises e maior alcance da intencionalidade do estudo, com a aplicação de 85 questionários semiabertos, envolvendo homens e mulheres, sendo que 55% dos entrevistados eram estudantes. Observou-se que tais indivíduos pouco sabem sobre a espécie em questão e seus aspectos morfológicos básicos, demonstrando mais interesse por animais do que por plantas. Estas lacunas no conhecimento ocorrem, possivelmente, pela forma excessivamente teórica do ensino de botânica, o que pode causar certa aversão à disciplina. Uma das formas de minimizar a distância existente entre os indivíduos e as plantas é a implementação de novas estratégias de ensino, visando um melhor processo de ensino-aprendizado através da relação da botânica com a vivência de cada indivíduo, o que produzirá maior autonomia do conhecimento e maiores reflexões para a sociedade.Palavras chave: Euphorbiaceae, conservação da biodiversidade, ensino de botânica, processo ensino-aprendizagem, Amazônia.The study aims to investigate the knowledge of population of Belém-PA on rubber trees, considering that it is a native Amazon species, of recognized historical and economic importance. The research-action practice method was used to increase the analysis and greater scope of the study’s intentionality, with an application of 85 semi-open questionnaires, involving men and women, with 55 % of the interviewed being students. It was observed that the population knows little about the rubber tree and its basic morphological aspects, showing more interest by animals than by plants. Likely, these gaps in knowledge occur because the overly theoretical way in which the teaching of botany is ministered, which may cause a certain aversion to discipline. One of the ways to minimize the distance between individuals and plants is the implementation of new teaching strategies focusing on a better teaching-learning process through the relation between botany and individual’s experience, which will produce greater autonomy of knowledge and reflections on society.Keywords: Euphorbiaceae; bio-diversity conservation; teaching botany; teaching-learning process; Amazon.Universidade Federal do AmapáCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAraujo Silva, Bruna IngridRibeiro Mendes, Jone ClebsonSilva Martins, Marcos BenignoMorais Neto, Pedro Gonçalves deCerqueira, Roberta MacedoMacedo, Tahysa MotaAGUIAR DIAS, ANA CRISTINA ANDRADE DE2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/443910.18561/2179-5746/biotaamazonia.v9n2p11-15Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota); v. 9, n. 2 (2019); 11-152179-5746reponame:Biota Amazôniainstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/4439/v9n2p11-15.pdfAmazoniaPesquisa-ação práticaDireitos autorais 2019 Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-10T12:34:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4439Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/biotaONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/biota/oai||juliosa@unifap.br2179-57462179-5746opendoar:2019-09-10T12:34:08Biota Amazônia - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
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