PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR EM JOINVILLESC: UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/51 |
Resumo: | A literatura sobre condições de trabalho dos professores é ampla e vem se desenvolvendo há bastante tempo. Todavia, os amplos estudos epidemiológicos nessa área, em nosso país, são escassos. Diante disso, verifica-se que o conhecimento a respeito das condições de trabalho de professores do ensino superior advém da acumulação de diversos estudos de caso. Assim, justifica-se a realização desses estudos nesse tema, pois cada caso descreve uma situação específica e contribui para o maior entendimento do tema, principalmente na área de ergonomia, que busca dados específicos para intervenção em casos particulares. Dessa forma, objetivou-se descrever as condições de trabalho dos professores de uma instituição particular de ensino superior de Joinville - SC. Por meio de um questionário via Internet foram coletadas informações de 24 professores dessa instituição. Entre as características negativas do trabalho docente, avaliadas pelo Job Content Questionnaire – JCQ, destacaram-se o tempo insuficiente para a realização das tarefas e o ritmo frenético de trabalho, além das solicitações conflitantes e desconfortos posturais. Entre as características positivas destacaram-se ser criativo e ter boas relações com as pessoas no trabalho. Os resultados apoiam a hipótese de que o desgaste dos professores é determinado, em boa parte, pelo tipo e pela forma de organização de seu trabalho. |
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PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR EM JOINVILLESC: UM ESTUDO DE CASOProfessores. Ensino Superior. Condições de Trabalho.A literatura sobre condições de trabalho dos professores é ampla e vem se desenvolvendo há bastante tempo. Todavia, os amplos estudos epidemiológicos nessa área, em nosso país, são escassos. Diante disso, verifica-se que o conhecimento a respeito das condições de trabalho de professores do ensino superior advém da acumulação de diversos estudos de caso. Assim, justifica-se a realização desses estudos nesse tema, pois cada caso descreve uma situação específica e contribui para o maior entendimento do tema, principalmente na área de ergonomia, que busca dados específicos para intervenção em casos particulares. Dessa forma, objetivou-se descrever as condições de trabalho dos professores de uma instituição particular de ensino superior de Joinville - SC. Por meio de um questionário via Internet foram coletadas informações de 24 professores dessa instituição. Entre as características negativas do trabalho docente, avaliadas pelo Job Content Questionnaire – JCQ, destacaram-se o tempo insuficiente para a realização das tarefas e o ritmo frenético de trabalho, além das solicitações conflitantes e desconfortos posturais. Entre as características positivas destacaram-se ser criativo e ter boas relações com as pessoas no trabalho. Os resultados apoiam a hipótese de que o desgaste dos professores é determinado, em boa parte, pelo tipo e pela forma de organização de seu trabalho.UNIFEBE2011-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/51Revista da UNIFEBE; v. 1: N. 09 - jul/dez (2011)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/51/42Santos, João Francisco Severoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:37:22Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/51Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:37:22Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
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