PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR EM JOINVILLESC: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Francisco Severo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/51
Resumo: A literatura sobre condições de trabalho dos professores é ampla e vem se desenvolvendo há bastante tempo. Todavia, os amplos estudos epidemiológicos nessa área, em nosso país, são escassos. Diante disso, verifica-se que o conhecimento a respeito das condições de trabalho de professores do ensino superior advém da acumulação de diversos estudos de caso. Assim, justifica-se a realização desses estudos nesse tema, pois cada caso descreve uma situação específica e contribui para o maior entendimento do tema, principalmente na área de ergonomia, que busca dados específicos para intervenção em casos particulares. Dessa forma, objetivou-se descrever as condições de trabalho dos professores de uma instituição particular de ensino superior de Joinville - SC. Por meio de um questionário via Internet foram coletadas informações de 24 professores dessa instituição. Entre as características negativas do trabalho docente, avaliadas pelo Job Content Questionnaire – JCQ, destacaram-se o tempo insuficiente para a realização das tarefas e o ritmo frenético de trabalho, além das solicitações conflitantes e desconfortos posturais. Entre as características positivas destacaram-se ser criativo e ter boas relações com as pessoas no trabalho. Os resultados apoiam a hipótese de que o desgaste dos professores é determinado, em boa parte, pelo tipo e pela forma de organização de seu trabalho.
id UNIFEBE-1_036452e8cd7e63fa26458a9ee0d6353e
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/51
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR EM JOINVILLESC: UM ESTUDO DE CASOProfessores. Ensino Superior. Condições de Trabalho.A literatura sobre condições de trabalho dos professores é ampla e vem se desenvolvendo há bastante tempo. Todavia, os amplos estudos epidemiológicos nessa área, em nosso país, são escassos. Diante disso, verifica-se que o conhecimento a respeito das condições de trabalho de professores do ensino superior advém da acumulação de diversos estudos de caso. Assim, justifica-se a realização desses estudos nesse tema, pois cada caso descreve uma situação específica e contribui para o maior entendimento do tema, principalmente na área de ergonomia, que busca dados específicos para intervenção em casos particulares. Dessa forma, objetivou-se descrever as condições de trabalho dos professores de uma instituição particular de ensino superior de Joinville - SC. Por meio de um questionário via Internet foram coletadas informações de 24 professores dessa instituição. Entre as características negativas do trabalho docente, avaliadas pelo Job Content Questionnaire – JCQ, destacaram-se o tempo insuficiente para a realização das tarefas e o ritmo frenético de trabalho, além das solicitações conflitantes e desconfortos posturais. Entre as características positivas destacaram-se ser criativo e ter boas relações com as pessoas no trabalho. Os resultados apoiam a hipótese de que o desgaste dos professores é determinado, em boa parte, pelo tipo e pela forma de organização de seu trabalho.UNIFEBE2011-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/51Revista da UNIFEBE; v. 1: N. 09 - jul/dez (2011)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/51/42Santos, João Francisco Severoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:37:22Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/51Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:37:22Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR EM JOINVILLESC: UM ESTUDO DE CASO
title PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR EM JOINVILLESC: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR EM JOINVILLESC: UM ESTUDO DE CASO
Santos, João Francisco Severo
Professores. Ensino Superior. Condições de Trabalho.
title_short PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR EM JOINVILLESC: UM ESTUDO DE CASO
title_full PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR EM JOINVILLESC: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR EM JOINVILLESC: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR EM JOINVILLESC: UM ESTUDO DE CASO
title_sort PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR EM JOINVILLESC: UM ESTUDO DE CASO
author Santos, João Francisco Severo
author_facet Santos, João Francisco Severo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Francisco Severo
dc.subject.por.fl_str_mv Professores. Ensino Superior. Condições de Trabalho.
topic Professores. Ensino Superior. Condições de Trabalho.
description A literatura sobre condições de trabalho dos professores é ampla e vem se desenvolvendo há bastante tempo. Todavia, os amplos estudos epidemiológicos nessa área, em nosso país, são escassos. Diante disso, verifica-se que o conhecimento a respeito das condições de trabalho de professores do ensino superior advém da acumulação de diversos estudos de caso. Assim, justifica-se a realização desses estudos nesse tema, pois cada caso descreve uma situação específica e contribui para o maior entendimento do tema, principalmente na área de ergonomia, que busca dados específicos para intervenção em casos particulares. Dessa forma, objetivou-se descrever as condições de trabalho dos professores de uma instituição particular de ensino superior de Joinville - SC. Por meio de um questionário via Internet foram coletadas informações de 24 professores dessa instituição. Entre as características negativas do trabalho docente, avaliadas pelo Job Content Questionnaire – JCQ, destacaram-se o tempo insuficiente para a realização das tarefas e o ritmo frenético de trabalho, além das solicitações conflitantes e desconfortos posturais. Entre as características positivas destacaram-se ser criativo e ter boas relações com as pessoas no trabalho. Os resultados apoiam a hipótese de que o desgaste dos professores é determinado, em boa parte, pelo tipo e pela forma de organização de seu trabalho.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/51
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/51
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/51/42
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1: N. 09 - jul/dez (2011)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891197620224