ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E A CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE NOVA IORQUE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Garbe, Douglas de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/3
Resumo: O estudo buscou apresentar os avanços ocorridos na legislação referente aos deficientes físicos, principalmente no que diz  respeito à Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007. De forma  introdutória, para facilitar a leitura e melhor compreensão da obra, se fez necessário o trânsito em ramos variados do saber, quais sejam: Direitos Humanos, Direito Internacional e  Cidadania tornando assim, o trabalho interdisciplinar e  monolítico. Adentrando no tema, salienta-se que nos dias atuais, até mesmo por influência da mídia, as pessoas cada vez mais buscam a beleza e juventude eterna, com um culto exagerado ao corpo e a perfeição física, dessa forma, aqueles que apresentam qualquer tipo de mutilação ou deficiência física são postos a marginalidade, sofrendo duplamente, seja por meio de obstáculos públicos que impedem sua locomoção; seja por serem considerados eternos doentes. Por fim, o trabalho tem como intuito ressaltar a importância da  legislação, no sentido de apoiar e proteger os deficientes  físicos tanto no que diz respeito à honra e a dignidade, quanto a fim de facilitar e melhorar o acesso daqueles que tem a  mobilidade reduzida.
id UNIFEBE-1_122ba3310eb6bc536e6055679d21bed8
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/3
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E A CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE NOVA IORQUEMobilidade. Igualdade. AcessoO estudo buscou apresentar os avanços ocorridos na legislação referente aos deficientes físicos, principalmente no que diz  respeito à Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007. De forma  introdutória, para facilitar a leitura e melhor compreensão da obra, se fez necessário o trânsito em ramos variados do saber, quais sejam: Direitos Humanos, Direito Internacional e  Cidadania tornando assim, o trabalho interdisciplinar e  monolítico. Adentrando no tema, salienta-se que nos dias atuais, até mesmo por influência da mídia, as pessoas cada vez mais buscam a beleza e juventude eterna, com um culto exagerado ao corpo e a perfeição física, dessa forma, aqueles que apresentam qualquer tipo de mutilação ou deficiência física são postos a marginalidade, sofrendo duplamente, seja por meio de obstáculos públicos que impedem sua locomoção; seja por serem considerados eternos doentes. Por fim, o trabalho tem como intuito ressaltar a importância da  legislação, no sentido de apoiar e proteger os deficientes  físicos tanto no que diz respeito à honra e a dignidade, quanto a fim de facilitar e melhorar o acesso daqueles que tem a  mobilidade reduzida.UNIFEBE2012-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/3Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 10 Jan/Jul (2012)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/3/2Souza Garbe, Douglas deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:19:19Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/3Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:19:19Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E A CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE NOVA IORQUE
title ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E A CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE NOVA IORQUE
spellingShingle ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E A CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE NOVA IORQUE
Souza Garbe, Douglas de
Mobilidade. Igualdade. Acesso
title_short ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E A CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE NOVA IORQUE
title_full ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E A CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE NOVA IORQUE
title_fullStr ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E A CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE NOVA IORQUE
title_full_unstemmed ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E A CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE NOVA IORQUE
title_sort ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E A CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE NOVA IORQUE
author Souza Garbe, Douglas de
author_facet Souza Garbe, Douglas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Garbe, Douglas de
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade. Igualdade. Acesso
topic Mobilidade. Igualdade. Acesso
description O estudo buscou apresentar os avanços ocorridos na legislação referente aos deficientes físicos, principalmente no que diz  respeito à Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007. De forma  introdutória, para facilitar a leitura e melhor compreensão da obra, se fez necessário o trânsito em ramos variados do saber, quais sejam: Direitos Humanos, Direito Internacional e  Cidadania tornando assim, o trabalho interdisciplinar e  monolítico. Adentrando no tema, salienta-se que nos dias atuais, até mesmo por influência da mídia, as pessoas cada vez mais buscam a beleza e juventude eterna, com um culto exagerado ao corpo e a perfeição física, dessa forma, aqueles que apresentam qualquer tipo de mutilação ou deficiência física são postos a marginalidade, sofrendo duplamente, seja por meio de obstáculos públicos que impedem sua locomoção; seja por serem considerados eternos doentes. Por fim, o trabalho tem como intuito ressaltar a importância da  legislação, no sentido de apoiar e proteger os deficientes  físicos tanto no que diz respeito à honra e a dignidade, quanto a fim de facilitar e melhorar o acesso daqueles que tem a  mobilidade reduzida.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/3
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/3/2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 10 Jan/Jul (2012)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891139948544