Análise discriminante das formas de evasão de uma Instituição de Ensino Superior

Bibliographic Details
Main Author: Fávero, Jéferson Deleon
Publication Date: 2017
Other Authors: Parisotto, Iara Regina dos Santos, de Carvalho, Luciano Castro
Format: Article
Language: por
Source: Revista da Unifebe
Download full: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/407
Summary:  Este estudo tem o objetivo de analisar as dimensões que discriminam a evasão no ensino superior de uma IES – Instituição de Ensino Superior privada do município de Blumenau. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa descritiva transversal, por meio de levantamento de dados primários, com questionário de perguntas fechadas a alunos já evadidos. Os dados foram coletados de 125 alunos evadidos, entre o período de 21 de julho a 24 de setembro de 2014, sendo estes, mensurados por meio da escala Likert de 1 a 5. Com esta pesquisa procurou-se analisar descritivamente a percepção dos alunos evadidos com relação às dimensões que ocasionam a evasão; identificar as dimensões que caracterizam as diferentes formas de evasão; e discriminar a intensidade com a qual cada dimensão afeta as formas de evasão. Como principais resultados, destacam-se a vida pessoal e a disponibilidade de tempo para estudo, como as dimensões que a princípio, possuem poder de classificação das diferentes formas de evasão. No entanto, quando estas são analisadas isoladamente, identificou-se apenas poder discriminante pela dimensão vida pessoal. Sugere-se para ampliação da pesquisa o desmembramento das dimensões Qualidade do curso e a Colocação profissional e identificação com o curso, a fim de que se possa verificar sua adequação em outros cenários e, consequentemente, oportunizando melhorias.
id UNIFEBE-1_1ce3581ca51db42750204dfeb3ef8450
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/407
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling Análise discriminante das formas de evasão de uma Instituição de Ensino SuperiorFormas de evasão. Dimensões de evasão. Instituições de ensino superior (IES). Evasão de IES. Análise discriminante.Gestão Ensino Superior Este estudo tem o objetivo de analisar as dimensões que discriminam a evasão no ensino superior de uma IES – Instituição de Ensino Superior privada do município de Blumenau. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa descritiva transversal, por meio de levantamento de dados primários, com questionário de perguntas fechadas a alunos já evadidos. Os dados foram coletados de 125 alunos evadidos, entre o período de 21 de julho a 24 de setembro de 2014, sendo estes, mensurados por meio da escala Likert de 1 a 5. Com esta pesquisa procurou-se analisar descritivamente a percepção dos alunos evadidos com relação às dimensões que ocasionam a evasão; identificar as dimensões que caracterizam as diferentes formas de evasão; e discriminar a intensidade com a qual cada dimensão afeta as formas de evasão. Como principais resultados, destacam-se a vida pessoal e a disponibilidade de tempo para estudo, como as dimensões que a princípio, possuem poder de classificação das diferentes formas de evasão. No entanto, quando estas são analisadas isoladamente, identificou-se apenas poder discriminante pela dimensão vida pessoal. Sugere-se para ampliação da pesquisa o desmembramento das dimensões Qualidade do curso e a Colocação profissional e identificação com o curso, a fim de que se possa verificar sua adequação em outros cenários e, consequentemente, oportunizando melhorias.UNIFEBE2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/407Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 19 (2016); 17-322177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/407/369Copyright (c) 2017 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Jéferson DeleonParisotto, Iara Regina dos Santosde Carvalho, Luciano Castro2017-02-13T21:08:52Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/407Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebehttp://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/index/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2017-02-13T21:08:52Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise discriminante das formas de evasão de uma Instituição de Ensino Superior
title Análise discriminante das formas de evasão de uma Instituição de Ensino Superior
spellingShingle Análise discriminante das formas de evasão de uma Instituição de Ensino Superior
Fávero, Jéferson Deleon
Formas de evasão. Dimensões de evasão. Instituições de ensino superior (IES). Evasão de IES. Análise discriminante.
Gestão Ensino Superior
title_short Análise discriminante das formas de evasão de uma Instituição de Ensino Superior
title_full Análise discriminante das formas de evasão de uma Instituição de Ensino Superior
title_fullStr Análise discriminante das formas de evasão de uma Instituição de Ensino Superior
title_full_unstemmed Análise discriminante das formas de evasão de uma Instituição de Ensino Superior
title_sort Análise discriminante das formas de evasão de uma Instituição de Ensino Superior
author Fávero, Jéferson Deleon
author_facet Fávero, Jéferson Deleon
Parisotto, Iara Regina dos Santos
de Carvalho, Luciano Castro
author_role author
author2 Parisotto, Iara Regina dos Santos
de Carvalho, Luciano Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fávero, Jéferson Deleon
Parisotto, Iara Regina dos Santos
de Carvalho, Luciano Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Formas de evasão. Dimensões de evasão. Instituições de ensino superior (IES). Evasão de IES. Análise discriminante.
Gestão Ensino Superior
topic Formas de evasão. Dimensões de evasão. Instituições de ensino superior (IES). Evasão de IES. Análise discriminante.
Gestão Ensino Superior
description  Este estudo tem o objetivo de analisar as dimensões que discriminam a evasão no ensino superior de uma IES – Instituição de Ensino Superior privada do município de Blumenau. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa descritiva transversal, por meio de levantamento de dados primários, com questionário de perguntas fechadas a alunos já evadidos. Os dados foram coletados de 125 alunos evadidos, entre o período de 21 de julho a 24 de setembro de 2014, sendo estes, mensurados por meio da escala Likert de 1 a 5. Com esta pesquisa procurou-se analisar descritivamente a percepção dos alunos evadidos com relação às dimensões que ocasionam a evasão; identificar as dimensões que caracterizam as diferentes formas de evasão; e discriminar a intensidade com a qual cada dimensão afeta as formas de evasão. Como principais resultados, destacam-se a vida pessoal e a disponibilidade de tempo para estudo, como as dimensões que a princípio, possuem poder de classificação das diferentes formas de evasão. No entanto, quando estas são analisadas isoladamente, identificou-se apenas poder discriminante pela dimensão vida pessoal. Sugere-se para ampliação da pesquisa o desmembramento das dimensões Qualidade do curso e a Colocação profissional e identificação com o curso, a fim de que se possa verificar sua adequação em outros cenários e, consequentemente, oportunizando melhorias.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/407
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/407/369
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da UNIFEBE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da UNIFEBE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 19 (2016); 17-32
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1800218348248629248