Análise discriminante das formas de evasão de uma Instituição de Ensino Superior
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/407 |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de analisar as dimensões que discriminam a evasão no ensino superior de uma IES – Instituição de Ensino Superior privada do município de Blumenau. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa descritiva transversal, por meio de levantamento de dados primários, com questionário de perguntas fechadas a alunos já evadidos. Os dados foram coletados de 125 alunos evadidos, entre o período de 21 de julho a 24 de setembro de 2014, sendo estes, mensurados por meio da escala Likert de 1 a 5. Com esta pesquisa procurou-se analisar descritivamente a percepção dos alunos evadidos com relação às dimensões que ocasionam a evasão; identificar as dimensões que caracterizam as diferentes formas de evasão; e discriminar a intensidade com a qual cada dimensão afeta as formas de evasão. Como principais resultados, destacam-se a vida pessoal e a disponibilidade de tempo para estudo, como as dimensões que a princípio, possuem poder de classificação das diferentes formas de evasão. No entanto, quando estas são analisadas isoladamente, identificou-se apenas poder discriminante pela dimensão vida pessoal. Sugere-se para ampliação da pesquisa o desmembramento das dimensões Qualidade do curso e a Colocação profissional e identificação com o curso, a fim de que se possa verificar sua adequação em outros cenários e, consequentemente, oportunizando melhorias. |
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Análise discriminante das formas de evasão de uma Instituição de Ensino SuperiorFormas de evasão. Dimensões de evasão. Instituições de ensino superior (IES). Evasão de IES. Análise discriminante.Gestão Ensino Superior Este estudo tem o objetivo de analisar as dimensões que discriminam a evasão no ensino superior de uma IES – Instituição de Ensino Superior privada do município de Blumenau. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa descritiva transversal, por meio de levantamento de dados primários, com questionário de perguntas fechadas a alunos já evadidos. Os dados foram coletados de 125 alunos evadidos, entre o período de 21 de julho a 24 de setembro de 2014, sendo estes, mensurados por meio da escala Likert de 1 a 5. Com esta pesquisa procurou-se analisar descritivamente a percepção dos alunos evadidos com relação às dimensões que ocasionam a evasão; identificar as dimensões que caracterizam as diferentes formas de evasão; e discriminar a intensidade com a qual cada dimensão afeta as formas de evasão. Como principais resultados, destacam-se a vida pessoal e a disponibilidade de tempo para estudo, como as dimensões que a princípio, possuem poder de classificação das diferentes formas de evasão. No entanto, quando estas são analisadas isoladamente, identificou-se apenas poder discriminante pela dimensão vida pessoal. Sugere-se para ampliação da pesquisa o desmembramento das dimensões Qualidade do curso e a Colocação profissional e identificação com o curso, a fim de que se possa verificar sua adequação em outros cenários e, consequentemente, oportunizando melhorias.UNIFEBE2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/407Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 19 (2016); 17-322177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/407/369Copyright (c) 2017 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Jéferson DeleonParisotto, Iara Regina dos Santosde Carvalho, Luciano Castro2017-02-13T21:08:52Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/407Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2017-02-13T21:08:52Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
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